Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Moiano Escobar dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18210
Resumo: Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos.
id UFRGS-2_f738bb4243774c818dddc889f437ca54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18210
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Pedro Moiano Escobar dosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:37Z2009http://hdl.handle.net/10183/18210000727991Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos.Nowadays, knowledge in the computer science area is extremely important. Moreover, the new accessible technologies are each time to the population and increase the possibilities of its use in the educational environment. In this direction, this research wants to work basic slight knowledge of software Adobe Flash with pupils of Secondary School, more specifically pupils of 5ª and 6ª series, and saw its constructions to work mathematics concepts. To guide the work, a workshop of qualification in software was developed, with activities that explore mathematics concepts. The research is divided in description and justification of the subject, theoretical recital, application of the elaborated workshop, analysis of the works developed for the pupils for the validation of the work proposal. For the theoretical recital we will use as base, the studies of Saymour Papert. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of significant form for the understanding and visualization of mathematical concepts.application/pdfporSoftware educacionalEnsino da matematicaInformática na educaçãoMathematicInformaticsPapertWorkshopProjectConstrução de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727991.pdf000727991.pdfTexto completoapplication/pdf1257044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/1/000727991.pdf785e4317fc3eeb09c660080685636f5aMD51TEXT000727991.pdf.txt000727991.pdf.txtExtracted Texttext/plain81079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/2/000727991.pdf.txtfcaebd5a76acc0215f6bb023625321bcMD52THUMBNAIL000727991.pdf.jpg000727991.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/3/000727991.pdf.jpg9175789e7ee22e9f3f23d0708fa12d1bMD5310183/182102018-10-10 08:20:01.606oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:20:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
title Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
spellingShingle Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
Santos, Pedro Moiano Escobar dos
Software educacional
Ensino da matematica
Informática na educação
Mathematic
Informatics
Papert
Workshop
Project
title_short Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
title_full Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
title_fullStr Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
title_full_unstemmed Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
title_sort Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
author Santos, Pedro Moiano Escobar dos
author_facet Santos, Pedro Moiano Escobar dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Moiano Escobar dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Ensino da matematica
Informática na educação
topic Software educacional
Ensino da matematica
Informática na educação
Mathematic
Informatics
Papert
Workshop
Project
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematic
Informatics
Papert
Workshop
Project
description Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18210
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000727991
url http://hdl.handle.net/10183/18210
identifier_str_mv 000727991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/1/000727991.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/2/000727991.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/3/000727991.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 785e4317fc3eeb09c660080685636f5a
fcaebd5a76acc0215f6bb023625321bc
9175789e7ee22e9f3f23d0708fa12d1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389381849088