Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18210 |
Resumo: | Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos. |
id |
UFRGS-2_f738bb4243774c818dddc889f437ca54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18210 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Pedro Moiano Escobar dosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:37Z2009http://hdl.handle.net/10183/18210000727991Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos.Nowadays, knowledge in the computer science area is extremely important. Moreover, the new accessible technologies are each time to the population and increase the possibilities of its use in the educational environment. In this direction, this research wants to work basic slight knowledge of software Adobe Flash with pupils of Secondary School, more specifically pupils of 5ª and 6ª series, and saw its constructions to work mathematics concepts. To guide the work, a workshop of qualification in software was developed, with activities that explore mathematics concepts. The research is divided in description and justification of the subject, theoretical recital, application of the elaborated workshop, analysis of the works developed for the pupils for the validation of the work proposal. For the theoretical recital we will use as base, the studies of Saymour Papert. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of significant form for the understanding and visualization of mathematical concepts.application/pdfporSoftware educacionalEnsino da matematicaInformática na educaçãoMathematicInformaticsPapertWorkshopProjectConstrução de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727991.pdf000727991.pdfTexto completoapplication/pdf1257044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/1/000727991.pdf785e4317fc3eeb09c660080685636f5aMD51TEXT000727991.pdf.txt000727991.pdf.txtExtracted Texttext/plain81079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/2/000727991.pdf.txtfcaebd5a76acc0215f6bb023625321bcMD52THUMBNAIL000727991.pdf.jpg000727991.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/3/000727991.pdf.jpg9175789e7ee22e9f3f23d0708fa12d1bMD5310183/182102018-10-10 08:20:01.606oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:20:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
title |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
spellingShingle |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática Santos, Pedro Moiano Escobar dos Software educacional Ensino da matematica Informática na educação Mathematic Informatics Papert Workshop Project |
title_short |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
title_full |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
title_fullStr |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
title_full_unstemmed |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
title_sort |
Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática |
author |
Santos, Pedro Moiano Escobar dos |
author_facet |
Santos, Pedro Moiano Escobar dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Moiano Escobar dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Ensino da matematica Informática na educação |
topic |
Software educacional Ensino da matematica Informática na educação Mathematic Informatics Papert Workshop Project |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematic Informatics Papert Workshop Project |
description |
Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18210 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000727991 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18210 |
identifier_str_mv |
000727991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/1/000727991.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/2/000727991.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18210/3/000727991.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
785e4317fc3eeb09c660080685636f5a fcaebd5a76acc0215f6bb023625321bc 9175789e7ee22e9f3f23d0708fa12d1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224389381849088 |