Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27374 |
Resumo: | Essa monografia propõe uma reflexão sobre a necessidade da matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo esse que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo, propondo uma nove forma de trabalhar, q ual explora as potencialidades das mídias da Informática. A fundamentação teórica desse trabalho está pautada na teoria de Paulo Freire e, entre outras, será usado o sintema de autoria Toolbook como ferramenta para o desenvolvimento de atividades que sirvam de suporte ao aprendizado de matemática. |
id |
UFRGS-2_af7d800ff966ba2bec77a190c5d4db74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27374 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalabona, Jurema de SouzaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2011-01-12T05:59:32Z2005http://hdl.handle.net/10183/27374000486988Essa monografia propõe uma reflexão sobre a necessidade da matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo esse que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo, propondo uma nove forma de trabalhar, q ual explora as potencialidades das mídias da Informática. A fundamentação teórica desse trabalho está pautada na teoria de Paulo Freire e, entre outras, será usado o sintema de autoria Toolbook como ferramenta para o desenvolvimento de atividades que sirvam de suporte ao aprendizado de matemática.In this monograph, the author take us into a deep reflection upon our need to adapt mathematics to the constant daily changes experienced worldwide. A new proposal knowledge development that involves a continuous and permanent methodology is explored. The potentiality of midia advertisement is also discussed. The teory behind this learning process is based on Paulo Freire's well known published work in this area. Toolbook authoring process will be used in order to provide support for different learning activities and mathematics learning itself.application/pdfporSoftware educacionalMatemáticaEnsinoTecnologia digitalInformática na educaçãoComputador na educaçãoInformatics in educationMathematicsPyramidDigital materialsUma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000486988.pdf000486988.pdfTexto completoapplication/pdf1001789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27374/1/000486988.pdf4d8fcb0f63d5e773327ed1c2d6c68079MD51TEXT000486988.pdf.txt000486988.pdf.txtExtracted Texttext/plain13581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27374/2/000486988.pdf.txt34cf19f7d2f69d97726b9a479e090b56MD52THUMBNAIL000486988.pdf.jpg000486988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27374/3/000486988.pdf.jpgdda97e18543d8c3318acf241fcf403c7MD5310183/273742018-10-11 09:14:28.699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:14:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
title |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática Dalabona, Jurema de Souza Software educacional Matemática Ensino Tecnologia digital Informática na educação Computador na educação Informatics in education Mathematics Pyramid Digital materials |
title_short |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
title_full |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
title_sort |
Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática |
author |
Dalabona, Jurema de Souza |
author_facet |
Dalabona, Jurema de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalabona, Jurema de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Matemática Ensino Tecnologia digital Informática na educação Computador na educação |
topic |
Software educacional Matemática Ensino Tecnologia digital Informática na educação Computador na educação Informatics in education Mathematics Pyramid Digital materials |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Informatics in education Mathematics Pyramid Digital materials |
description |
Essa monografia propõe uma reflexão sobre a necessidade da matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo esse que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo, propondo uma nove forma de trabalhar, q ual explora as potencialidades das mídias da Informática. A fundamentação teórica desse trabalho está pautada na teoria de Paulo Freire e, entre outras, será usado o sintema de autoria Toolbook como ferramenta para o desenvolvimento de atividades que sirvam de suporte ao aprendizado de matemática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27374 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000486988 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27374 |
identifier_str_mv |
000486988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27374/1/000486988.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27374/2/000486988.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27374/3/000486988.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d8fcb0f63d5e773327ed1c2d6c68079 34cf19f7d2f69d97726b9a479e090b56 dda97e18543d8c3318acf241fcf403c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403834372096 |