Projeto de restauração de pavimento da rodovia SP-068 através dos métodos PRO 011/79 e PRO 269/94
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200174 |
Resumo: | A infraestrutura rodoviária possui fator significativo no desenvolvimento econômico do Brasil. Apesar de ser o principal modal de transporte, em comparação a outros países, o Brasil carece de expansão e manutenção. Apesar de existir diversos métodos e procedimentos para dimensi-onamento de reforços de pavimentos asfálticos, não existe consenso sobre qual é a mais ade-quada para uso. Nestas considerações, o método PRO-11/79 e o PRO-269/94 são os mais utili-zados. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho na aplicação dos métodos no projeto de restauração da rodovia SP-068, utilizando as metodologias anteriormente citadas, limitado em 8,7 km de pavimento. Para atingir o objetivo foi utilizado a análise de dados, obtida junto a empresa projetista que constituem: a sondagem de campo, ensaios de la-boratório, contagem de tráfego e deflexões de pavimento através do equipamento Falling Weight Deflectometer; e, pesquisa bibliográfica utilizando autores conceituados da área. Com isto, foi possível determinar os valores das deflexões de projeto, primeiramente, corrigindo-as em função da temperatura do pavimento no instante da medição, em seguida, realizando uma correlação com as deflexões obtidas por viga Benkelman, e por fim, definindo os segmentos homogêneos. A partir disto, calculou-se as deflexões características e os raios de curvatura para cada segmento, para então dimensionar as espessuras de reforço. Além disso foi elaborado o orçamento de projeto a partir dos quantitativos dos materiais utilizados. Os resultados do orça-mento mostraram um custo menor para o método PRO 011/79., o método exigiu espessuras de reforço menores que o PRO 269/94. Foram adotadas duas alternativas para o projeto de reforço: espessuras menores que 3 cm com tratamento superficial duplo com polímero e maiores que 3 cm com concreto betuminoso usinado quente. Apesar da simplicidade, o método é aceitável. Já o PRO 269/94 apresentou-se com grau maior de verificação das condições existentes da rodo-via, os valores das espessuras foram relativamente baixos se comparados aos valores das defle-xões de projeto. Esta disparidade está vinculada ao baixo volume de tráfego, por esta razão alguns segmentos não precisariam de uma camada de reforço. |
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