Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabreira, Milena Efigênio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alencar, Edvonete Souza de, Silva, Thaise da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265775
Resumo: O presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem.
id UFRGS-2_f740e1bc67336885daa7ae0012a60da5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265775
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cabreira, Milena EfigênioAlencar, Edvonete Souza deSilva, Thaise da2023-10-07T03:44:38Z20232447-8733http://hdl.handle.net/10183/265775001177695O presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem.This article is about a proposal for an Undergraduate Work, with the aim of carrying out an overview of investigations that have been researching on Children’s Literature for the teaching of Mathematics. For this, studies were carried out by the authors Smole, Zacarias and Moro, Oliveira and Alencar and Alencar and Cunha for the theoretical framework, for the bibliographical methodology, the work of Koche was studied. and to support the art history typology, the study by Romanowski and Ens was taken into account. Then, a data survey was carried out in the Capes Catalog, with the keywords Children’s Literature and Mathematics, which resulted in 1094675 searches between 1987 and 2018. After using the Concentration Area filter, select the item Mathematics Education, verifying the results and performing a second more in-depth analysis, reached a total of five dissertations, these were analyzed in more detail and emphasize the relevance of interdisciplinarity for student learning, the indispensability of breaking away from the methods traditional, which encourage mechanical practices and the importance of investing in the training and preparation of teachers in order to seek new methods and ways of learningapplication/pdfporRevista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 1 (2023), p. 79-84Literatura infantilMatemáticaEducationBibliographical reviewBooksPanorama de investigações sobre a literatura infantil e matemáticaOverview of research on children and mathematics literature a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177695.pdf.txt001177695.pdf.txtExtracted Texttext/plain30452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/2/001177695.pdf.txtf18953e2b8fd90e897aed0c066e0072aMD52ORIGINAL001177695.pdfTexto completoapplication/pdf634457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/1/001177695.pdf6646c8d571f4ad341a8c60f2562bd3b2MD5110183/2657752023-10-08 03:34:10.817787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Overview of research on children and mathematics literature a systematic literature review
title Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
spellingShingle Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
Cabreira, Milena Efigênio
Literatura infantil
Matemática
Education
Bibliographical review
Books
title_short Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
title_full Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
title_fullStr Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
title_full_unstemmed Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
title_sort Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
author Cabreira, Milena Efigênio
author_facet Cabreira, Milena Efigênio
Alencar, Edvonete Souza de
Silva, Thaise da
author_role author
author2 Alencar, Edvonete Souza de
Silva, Thaise da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabreira, Milena Efigênio
Alencar, Edvonete Souza de
Silva, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Matemática
topic Literatura infantil
Matemática
Education
Bibliographical review
Books
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Bibliographical review
Books
description O presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-07T03:44:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265775
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-8733
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177695
identifier_str_mv 2447-8733
001177695
url http://hdl.handle.net/10183/265775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 1 (2023), p. 79-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/2/001177695.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/1/001177695.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f18953e2b8fd90e897aed0c066e0072a
6646c8d571f4ad341a8c60f2562bd3b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225101022068736