Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265775 |
Resumo: | O presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_f740e1bc67336885daa7ae0012a60da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265775 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cabreira, Milena EfigênioAlencar, Edvonete Souza deSilva, Thaise da2023-10-07T03:44:38Z20232447-8733http://hdl.handle.net/10183/265775001177695O presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem.This article is about a proposal for an Undergraduate Work, with the aim of carrying out an overview of investigations that have been researching on Children’s Literature for the teaching of Mathematics. For this, studies were carried out by the authors Smole, Zacarias and Moro, Oliveira and Alencar and Alencar and Cunha for the theoretical framework, for the bibliographical methodology, the work of Koche was studied. and to support the art history typology, the study by Romanowski and Ens was taken into account. Then, a data survey was carried out in the Capes Catalog, with the keywords Children’s Literature and Mathematics, which resulted in 1094675 searches between 1987 and 2018. After using the Concentration Area filter, select the item Mathematics Education, verifying the results and performing a second more in-depth analysis, reached a total of five dissertations, these were analyzed in more detail and emphasize the relevance of interdisciplinarity for student learning, the indispensability of breaking away from the methods traditional, which encourage mechanical practices and the importance of investing in the training and preparation of teachers in order to seek new methods and ways of learningapplication/pdfporRevista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 1 (2023), p. 79-84Literatura infantilMatemáticaEducationBibliographical reviewBooksPanorama de investigações sobre a literatura infantil e matemáticaOverview of research on children and mathematics literature a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177695.pdf.txt001177695.pdf.txtExtracted Texttext/plain30452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/2/001177695.pdf.txtf18953e2b8fd90e897aed0c066e0072aMD52ORIGINAL001177695.pdfTexto completoapplication/pdf634457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/1/001177695.pdf6646c8d571f4ad341a8c60f2562bd3b2MD5110183/2657752023-10-08 03:34:10.817787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265775Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Overview of research on children and mathematics literature a systematic literature review |
title |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
spellingShingle |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática Cabreira, Milena Efigênio Literatura infantil Matemática Education Bibliographical review Books |
title_short |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
title_full |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
title_fullStr |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
title_full_unstemmed |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
title_sort |
Panorama de investigações sobre a literatura infantil e matemática |
author |
Cabreira, Milena Efigênio |
author_facet |
Cabreira, Milena Efigênio Alencar, Edvonete Souza de Silva, Thaise da |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Edvonete Souza de Silva, Thaise da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabreira, Milena Efigênio Alencar, Edvonete Souza de Silva, Thaise da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Matemática |
topic |
Literatura infantil Matemática Education Bibliographical review Books |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Bibliographical review Books |
description |
O presente artigo é uma pesquisa desenvolvida como trabalho final do curso de graduação e realizou um panorama de investigações sobre a Literatura Infantil para o ensino da Matemática, tendo sido utilizados como referencial teórico autores específicos da literatura infantil para o ensino de matemática. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica, fundamentada por autores específicos da área metodológica. Os procedimentos realizados foram o levantamento de dados no Catálogo da Capes, com as palavras-chave: Literatura Infantil e Matemática, que resultou em 1.094.675 pesquisas entre o ano de 1987 ao ano de 2018. Após ser utilizado o filtro Área de Concentração, selecionar o item Educação Matemática, verificar os resultados e realizar uma segunda análise mais aprofundada foram identificadas ao total cinco dissertações, estas foram analisadas de forma mais detalhada e enfatizam a relevância da interdisciplinaridade para o aprendizado dos discentes, a imprescindibilidade de romper com os métodos tradicionais, que estimulam as práticas mecânicas e a importância de investir na formação e preparação de professores com o intuito de buscar novos métodos e formas de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-07T03:44:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265775 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-8733 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177695 |
identifier_str_mv |
2447-8733 001177695 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, PR. Vol. 24, n. 1 (2023), p. 79-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/2/001177695.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265775/1/001177695.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f18953e2b8fd90e897aed0c066e0072a 6646c8d571f4ad341a8c60f2562bd3b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225101022068736 |