Um olhar para o efeito-texto : a mudança da posição-sujeito da escrita à reescrita de textos na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juchem, Aline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182098
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a mudança de posição-sujeito no processo de escrita e reescrita de textos no contexto acadêmico. A partir da perspectiva da Análise do Discurso de base pecheutiana, cuja unidade de análise é o texto, busca-se lançar um olhar para o efeito da relação entre sujeito-língua-história, visto que o ponto de vista do analista do discurso não visa a desvendar o que o texto quer dizer, mas como o texto significa. Desse modo, considera-se que o sentido do texto é efeito de um processo de significação, que, neste trabalho, se instaura entre a escrita e a reescrita de textos na universidade, a partir do qual se tecem os sentidos do discurso emergidos pelo efeito-texto. Da escrita à reescrita, o aluno (re)inscreve-se na inter-relação entre sujeito-língua-história, que se manifesta no texto, e revela uma mudança de “tomada de posição” – pela qual o sujeito se contrapõe aos saberes organizados no interior de determinada formação discursiva –, desconstruindo-os e reconstruindo-os no processo de subjetivação da reescrita. Nesse espaço de ressignificação discursiva, os sentidos se repetem e se deslocam para outros sentidos, para novas posições na linguagem, e esse olhar significa o estudo do texto em sala de aula.
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