O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Filho, Eduardo Techera
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158729
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a estratégia de ensino Modelagem Matemática pode ser uma opção importante no aprendizado de matemática para alunos do Ensino Médio. Além disso, dentro da perspectiva sociocrítica desta proposta pedagógica de ensino, oferecer condições para que o aluno perceba o papel importante que a matemática tem no dia a dia das pessoas. Para isso realizamos um estudo teórico, tendo como referências os trabalhos de Jonei C. Barbosa, Ole Skovsmose, Paulo Freire e os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio. Aplicamos uma atividade em um ambiente de Modelagem Matemática com um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola da rede pública estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Usamos como tema base para a realização das atividades “o uso da bicicleta”, por acreditarmos ser um tema contemporâneo que envolveria os adolescentes. A metodologia de pesquisa empregada foi o estudo de caso. Observando o comportamento dos alunos nas atividades propostas, bem como as respostas dos questionários de avaliação dos encontros, constatamos que os educandos perceberam e aceitaram esta alternativa para trabalhar conteúdos matemáticos. Eles também identificaram fatores importantes que o uso da bicicleta pode influenciar tanto na economia familiar, como na mobilidade urbana e na saúde pessoal.
id UFRGS-2_f75e8cf9ee85b67c83169944afb55e37
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158729
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello Filho, Eduardo TecheraSant'Ana, Alvino Alves2017-05-30T02:37:11Z2016http://hdl.handle.net/10183/158729001022548Este trabalho tem como objetivo analisar como a estratégia de ensino Modelagem Matemática pode ser uma opção importante no aprendizado de matemática para alunos do Ensino Médio. Além disso, dentro da perspectiva sociocrítica desta proposta pedagógica de ensino, oferecer condições para que o aluno perceba o papel importante que a matemática tem no dia a dia das pessoas. Para isso realizamos um estudo teórico, tendo como referências os trabalhos de Jonei C. Barbosa, Ole Skovsmose, Paulo Freire e os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio. Aplicamos uma atividade em um ambiente de Modelagem Matemática com um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola da rede pública estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Usamos como tema base para a realização das atividades “o uso da bicicleta”, por acreditarmos ser um tema contemporâneo que envolveria os adolescentes. A metodologia de pesquisa empregada foi o estudo de caso. Observando o comportamento dos alunos nas atividades propostas, bem como as respostas dos questionários de avaliação dos encontros, constatamos que os educandos perceberam e aceitaram esta alternativa para trabalhar conteúdos matemáticos. Eles também identificaram fatores importantes que o uso da bicicleta pode influenciar tanto na economia familiar, como na mobilidade urbana e na saúde pessoal.This work analises how the strategy of Mathematical Modelling teaching may be an important option in mathematic learning for High School students. Furthermore, we want to offer conditions for the student to realize the important role which math has on people’s everyday life, inside of the sociocritical perspective of this pedagogical proposal. To accomplish that, we did a theoretical study using as references the work of Jonei C. Barbosa, Ole Skovsmose, Paulo Freire and the “PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio” (High School National Curricular Parameters). We applied an activity in a Mathematical Modelling environment with a group of students from the second year of High School in a public state school from Porto Alegre/RS. As base theme for the activities, we applied “the use of the bicycles”, because we believe it is a contemporary theme in which the teenagers would be interested. We used study of case as the research methodology. Observing the student’s behavior on the activities and the meeting evaluation questionnaires, we found that the learners understood and accepted this alternative to develop mathematical content. They also identified important factors that the use of bicycles can influence in the household economy, in urban mobility and in personal health.application/pdfporModelagem matemáticaEnsino-aprendizagemMathematical modelingSociocritical perspectiveThe use of bicycleO uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022548.pdf001022548.pdfTexto completoapplication/pdf7232361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158729/1/001022548.pdf0b7f6beccdaf13e43ec02214f2bd5021MD51TEXT001022548.pdf.txt001022548.pdf.txtExtracted Texttext/plain94688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158729/2/001022548.pdf.txte02e4f267d6d96f0a9c60c57052e40b2MD5210183/1587292017-10-11 04:21:42.642897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-10-11T07:21:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
title O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
spellingShingle O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
Mello Filho, Eduardo Techera
Modelagem matemática
Ensino-aprendizagem
Mathematical modeling
Sociocritical perspective
The use of bicycle
title_short O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
title_full O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
title_fullStr O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
title_sort O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio
author Mello Filho, Eduardo Techera
author_facet Mello Filho, Eduardo Techera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello Filho, Eduardo Techera
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Ensino-aprendizagem
topic Modelagem matemática
Ensino-aprendizagem
Mathematical modeling
Sociocritical perspective
The use of bicycle
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Sociocritical perspective
The use of bicycle
description Este trabalho tem como objetivo analisar como a estratégia de ensino Modelagem Matemática pode ser uma opção importante no aprendizado de matemática para alunos do Ensino Médio. Além disso, dentro da perspectiva sociocrítica desta proposta pedagógica de ensino, oferecer condições para que o aluno perceba o papel importante que a matemática tem no dia a dia das pessoas. Para isso realizamos um estudo teórico, tendo como referências os trabalhos de Jonei C. Barbosa, Ole Skovsmose, Paulo Freire e os PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio. Aplicamos uma atividade em um ambiente de Modelagem Matemática com um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola da rede pública estadual de ensino de Porto Alegre/RS. Usamos como tema base para a realização das atividades “o uso da bicicleta”, por acreditarmos ser um tema contemporâneo que envolveria os adolescentes. A metodologia de pesquisa empregada foi o estudo de caso. Observando o comportamento dos alunos nas atividades propostas, bem como as respostas dos questionários de avaliação dos encontros, constatamos que os educandos perceberam e aceitaram esta alternativa para trabalhar conteúdos matemáticos. Eles também identificaram fatores importantes que o uso da bicicleta pode influenciar tanto na economia familiar, como na mobilidade urbana e na saúde pessoal.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-30T02:37:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158729
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022548
url http://hdl.handle.net/10183/158729
identifier_str_mv 001022548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158729/1/001022548.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158729/2/001022548.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b7f6beccdaf13e43ec02214f2bd5021
e02e4f267d6d96f0a9c60c57052e40b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224532551270400