"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosane Azevedo Neves da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pires, Mariana Lorentz, Scisleski, Andrea Cristina Coelho, Hartmann, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27381
Resumo: A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.
id UFRGS-2_f781924086ba8fdde55cf7453ac9f980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27381
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rosane Azevedo Neves daPires, Mariana LorentzScisleski, Andrea Cristina CoelhoHartmann, Sara2011-01-12T05:59:36Z20101414-3283http://hdl.handle.net/10183/27381000747612A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.From analysis on material resulting from a child biopsychology course given by psychiatrists at São Pedro Psychiatric Hospital in 1940, which was aimed at public schools teachers in the city of Porto Alegre, Brazil, we aimed to show the spread of psychiatric knowledge beyond the hospital walls. The organization of the subjects in this course, along with its public, denote the strategies through which the psychiatric paradigm in Rio Grande do Sul in the middle of the last century was disseminated to other institutional spaces. The course shows an early instance of bringing the fields of psychiatry and education together, with the aim of providing teachers with the means to recognize problematic pupils. This contributed towards creating mechanisms for controlling and preventing deviant behavior. The theoretical and methodological reference points are based on Michel Foucault’s genealogical perspective, especially the courses given at Collège de France in 1974 and 1975.A partir del análisis del material obtenido de un curso de Bio-psicología Infantil ministrado en 1940 por psiquiatras del Hospital Psiquiátrico São Pedro destinado a profesores de escuelas públicas de la ciudad brasileña de Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul, buscamos mostrar la pulverización del saber psiquiátrico más allá de los muros del hospital. La organización de los contenido del curso, así como sus destinatarios, denotan las estrategias por las cuales el paradigma psiquiátrico en Rio Grande do Sul a mediados del siglo pasado fue diseminado hacia otros espacios institucionales. El curso explicita una primera aproximación entre los campos de la psiquiatría y de la educación con la intención de instrumentalizar a los profesores en la identificación de alumnos-problema, contribuyendo así para la creación de dispositivos de control y prevención de desvíos del comportamiento. El referencial teórico y metodológico se fundamenta en la perspectiva genealógica de Michel Foucault, especialmente en los cursos proferidos en el Collège de France en 1974 y 1975.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 14, n. 33 (abr./jun. 2010), p. 401-410.Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.Saúde mentalPsiquiatria infantilEscolaPsychiatric knowledgeAbnormalityEducationChildhoodDisabled personsSaber psiquiátricoAnormalidadEducaciónInfanciaPersonas con descapacidad"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos"Anormales escolares": la psiquiatría más allá de los hospitales psiquiátricos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000747612.pdf000747612.pdfTexto completoapplication/pdf76197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/1/000747612.pdfa1ebf2ae96831e14f2fb2c56fdb874bbMD51TEXT000747612.pdf.txt000747612.pdf.txtExtracted Texttext/plain40039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/2/000747612.pdf.txt729cc9e454a902c9439ff23dcfa4e050MD52THUMBNAIL000747612.pdf.jpg000747612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/3/000747612.pdf.jpg3c0c3fa954a9dc1cc48d0e9b83631d5dMD5310183/273812018-10-11 09:23:44.366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:23:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
dc.title.alternative.es.fl_str_mv "Anormales escolares": la psiquiatría más allá de los hospitales psiquiátricos
title "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
spellingShingle "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
Silva, Rosane Azevedo Neves da
Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.
Saúde mental
Psiquiatria infantil
Escola
Psychiatric knowledge
Abnormality
Education
Childhood
Disabled persons
Saber psiquiátrico
Anormalidad
Educación
Infancia
Personas con descapacidad
title_short "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_full "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_fullStr "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_full_unstemmed "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_sort "Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
author Silva, Rosane Azevedo Neves da
author_facet Silva, Rosane Azevedo Neves da
Pires, Mariana Lorentz
Scisleski, Andrea Cristina Coelho
Hartmann, Sara
author_role author
author2 Pires, Mariana Lorentz
Scisleski, Andrea Cristina Coelho
Hartmann, Sara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosane Azevedo Neves da
Pires, Mariana Lorentz
Scisleski, Andrea Cristina Coelho
Hartmann, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.
Saúde mental
Psiquiatria infantil
Escola
topic Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.
Saúde mental
Psiquiatria infantil
Escola
Psychiatric knowledge
Abnormality
Education
Childhood
Disabled persons
Saber psiquiátrico
Anormalidad
Educación
Infancia
Personas con descapacidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychiatric knowledge
Abnormality
Education
Childhood
Disabled persons
dc.subject.spa.fl_str_mv Saber psiquiátrico
Anormalidad
Educación
Infancia
Personas con descapacidad
description A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27381
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000747612
identifier_str_mv 1414-3283
000747612
url http://hdl.handle.net/10183/27381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 14, n. 33 (abr./jun. 2010), p. 401-410.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/1/000747612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/2/000747612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/3/000747612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1ebf2ae96831e14f2fb2c56fdb874bb
729cc9e454a902c9439ff23dcfa4e050
3c0c3fa954a9dc1cc48d0e9b83631d5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447421469065216