"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27381 |
Resumo: | A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975. |
id |
UFRGS-2_f781924086ba8fdde55cf7453ac9f980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27381 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rosane Azevedo Neves daPires, Mariana LorentzScisleski, Andrea Cristina CoelhoHartmann, Sara2011-01-12T05:59:36Z20101414-3283http://hdl.handle.net/10183/27381000747612A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.From analysis on material resulting from a child biopsychology course given by psychiatrists at São Pedro Psychiatric Hospital in 1940, which was aimed at public schools teachers in the city of Porto Alegre, Brazil, we aimed to show the spread of psychiatric knowledge beyond the hospital walls. The organization of the subjects in this course, along with its public, denote the strategies through which the psychiatric paradigm in Rio Grande do Sul in the middle of the last century was disseminated to other institutional spaces. The course shows an early instance of bringing the fields of psychiatry and education together, with the aim of providing teachers with the means to recognize problematic pupils. This contributed towards creating mechanisms for controlling and preventing deviant behavior. The theoretical and methodological reference points are based on Michel Foucault’s genealogical perspective, especially the courses given at Collège de France in 1974 and 1975.A partir del análisis del material obtenido de un curso de Bio-psicología Infantil ministrado en 1940 por psiquiatras del Hospital Psiquiátrico São Pedro destinado a profesores de escuelas públicas de la ciudad brasileña de Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul, buscamos mostrar la pulverización del saber psiquiátrico más allá de los muros del hospital. La organización de los contenido del curso, así como sus destinatarios, denotan las estrategias por las cuales el paradigma psiquiátrico en Rio Grande do Sul a mediados del siglo pasado fue diseminado hacia otros espacios institucionales. El curso explicita una primera aproximación entre los campos de la psiquiatría y de la educación con la intención de instrumentalizar a los profesores en la identificación de alumnos-problema, contribuyendo así para la creación de dispositivos de control y prevención de desvíos del comportamiento. El referencial teórico y metodológico se fundamenta en la perspectiva genealógica de Michel Foucault, especialmente en los cursos proferidos en el Collège de France en 1974 y 1975.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 14, n. 33 (abr./jun. 2010), p. 401-410.Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.Saúde mentalPsiquiatria infantilEscolaPsychiatric knowledgeAbnormalityEducationChildhoodDisabled personsSaber psiquiátricoAnormalidadEducaciónInfanciaPersonas con descapacidad"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos"Anormales escolares": la psiquiatría más allá de los hospitales psiquiátricos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000747612.pdf000747612.pdfTexto completoapplication/pdf76197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/1/000747612.pdfa1ebf2ae96831e14f2fb2c56fdb874bbMD51TEXT000747612.pdf.txt000747612.pdf.txtExtracted Texttext/plain40039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/2/000747612.pdf.txt729cc9e454a902c9439ff23dcfa4e050MD52THUMBNAIL000747612.pdf.jpg000747612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/3/000747612.pdf.jpg3c0c3fa954a9dc1cc48d0e9b83631d5dMD5310183/273812018-10-11 09:23:44.366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:23:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
"Anormales escolares": la psiquiatría más allá de los hospitales psiquiátricos |
title |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
spellingShingle |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos Silva, Rosane Azevedo Neves da Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Saúde mental Psiquiatria infantil Escola Psychiatric knowledge Abnormality Education Childhood Disabled persons Saber psiquiátrico Anormalidad Educación Infancia Personas con descapacidad |
title_short |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_full |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_fullStr |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_full_unstemmed |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_sort |
"Anormais escolares" : a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
author |
Silva, Rosane Azevedo Neves da |
author_facet |
Silva, Rosane Azevedo Neves da Pires, Mariana Lorentz Scisleski, Andrea Cristina Coelho Hartmann, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Mariana Lorentz Scisleski, Andrea Cristina Coelho Hartmann, Sara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosane Azevedo Neves da Pires, Mariana Lorentz Scisleski, Andrea Cristina Coelho Hartmann, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Saúde mental Psiquiatria infantil Escola |
topic |
Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Saúde mental Psiquiatria infantil Escola Psychiatric knowledge Abnormality Education Childhood Disabled persons Saber psiquiátrico Anormalidad Educación Infancia Personas con descapacidad |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychiatric knowledge Abnormality Education Childhood Disabled persons |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Saber psiquiátrico Anormalidad Educación Infancia Personas con descapacidad |
description |
A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27381 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000747612 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000747612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 14, n. 33 (abr./jun. 2010), p. 401-410. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/1/000747612.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/2/000747612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27381/3/000747612.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1ebf2ae96831e14f2fb2c56fdb874bb 729cc9e454a902c9439ff23dcfa4e050 3c0c3fa954a9dc1cc48d0e9b83631d5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447421469065216 |