"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013 |
Resumo: | A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975. |
id |
UNESP-8_c7cac54404fb62a553870d170a0df255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832010000200013 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricosSaber psiquiátricoAnormalidadeEducaçãoInfânciaPessoas com deficiênciaA partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.UNESP2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000200013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Rosane Neves daPires,Mariana LorentzScisleski,Andrea Cristina CoelhoHartmann,Sarapor2012-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000200013Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
spellingShingle |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos Silva,Rosane Neves da Saber psiquiátrico Anormalidade Educação Infância Pessoas com deficiência |
title_short |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_full |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_fullStr |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_full_unstemmed |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
title_sort |
"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos |
author |
Silva,Rosane Neves da |
author_facet |
Silva,Rosane Neves da Pires,Mariana Lorentz Scisleski,Andrea Cristina Coelho Hartmann,Sara |
author_role |
author |
author2 |
Pires,Mariana Lorentz Scisleski,Andrea Cristina Coelho Hartmann,Sara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Rosane Neves da Pires,Mariana Lorentz Scisleski,Andrea Cristina Coelho Hartmann,Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber psiquiátrico Anormalidade Educação Infância Pessoas com deficiência |
topic |
Saber psiquiátrico Anormalidade Educação Infância Pessoas com deficiência |
description |
A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832010000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518495412224 |