"Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Rosane Neves da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pires,Mariana Lorentz, Scisleski,Andrea Cristina Coelho, Hartmann,Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013
Resumo: A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.
id UNESP-8_c7cac54404fb62a553870d170a0df255
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832010000200013
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricosSaber psiquiátricoAnormalidadeEducaçãoInfânciaPessoas com deficiênciaA partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.UNESP2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000200013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Rosane Neves daPires,Mariana LorentzScisleski,Andrea Cristina CoelhoHartmann,Sarapor2012-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000200013Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
spellingShingle "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
Silva,Rosane Neves da
Saber psiquiátrico
Anormalidade
Educação
Infância
Pessoas com deficiência
title_short "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_full "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_fullStr "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_full_unstemmed "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
title_sort "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos
author Silva,Rosane Neves da
author_facet Silva,Rosane Neves da
Pires,Mariana Lorentz
Scisleski,Andrea Cristina Coelho
Hartmann,Sara
author_role author
author2 Pires,Mariana Lorentz
Scisleski,Andrea Cristina Coelho
Hartmann,Sara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Rosane Neves da
Pires,Mariana Lorentz
Scisleski,Andrea Cristina Coelho
Hartmann,Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Saber psiquiátrico
Anormalidade
Educação
Infância
Pessoas com deficiência
topic Saber psiquiátrico
Anormalidade
Educação
Infância
Pessoas com deficiência
description A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.33 2010
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518495412224