Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scharlau, Simone Laranjeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49031
Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância das vivências e o papel da família nesse processo. Pondo em pauta a postura do professor diante desse assunto e o respaldo da escola nesses aspectos. Pensando no fato da família estar cada vez mais ausente na vida de nossas crianças, onde muito dessa omissão se revela nas atitudes do educando, acredito que a instituição escolar precisa criar caminhos para chegar até elas. Mostrando o quanto são importantes na vida de seus filhos. Propondo um trabalho coletivo, onde a família se faz presente em todos os momentos da vida escolar de seus filhos. Tendo experiências muito significativas, onde a interação da comunidade escolar represente muito mais que aspectos legais vigentes nesse contexto, mas sim, uma mudança de atitude. Investiga através do estágio supervisionado estas questões dentro do contexto escolar e fora dele embasado principalmente em estudos de grandes teóricos como Piaget, Freire, Becker, Decroly, Montessori, e outros, que de uma forma ou de outra, se fizeram presentes nesse trabalho. Retratando uma nova forma de se pensar em educação, onde através das vivências e da interação da família possamos realmente atender as necessidades peculiares dos alunos. A construção do conhecimento sendo fundamentada na interação que a criança faz com o meio, a reconstrução feita pela visão que tem, através de vivências significativas. Partindo de assuntos do interesse dos alunos, onde a idéias da aprendizagem se dá somente quando o professor a transmite é totalmente equivocada, principalmente quando acreditamos que ela só é possível na imobilidade, criança é movimento, e é através dele que se revela. Minha proposta pedagógica foi um trabalho onde a família se faria presente em vários momentos. No início do ano letivo apresentei para os pais. Como sei que precisam trabalhar, que seria difícil sua presença em todos os momentos combinei que poderia ser qualquer pessoa que tivesse uma ligação afetiva com a criança: madrinha, tia, avós, irmãos maiores de doze anos, Para alcançar o maior número, combinei com eles que as Saídas de Campo, seriam feitas nos sábados. Fizemos muitos encontros, onde criamos laços afetivos muito importantes. Famílias que tinham contato apenas nos momentos que levavam ou buscavam seus filhos, hoje são amigos. A turma apresentou um teatro para a família, a escola ficou impressionada com o grande número de púbico que vieram prestigiar. As roupas foram confeccionadas por uma mãe, não precisou da intervenção do professor, elas mesmas entre si combinaram os trajes. Tenho um orgulho imenso dessas pessoas que não medem esforços em prol de seus filhos e olha que precisaram apenas de um empurrãozinho no início do ano. Estamos organizando um piquenique para fechar o ano letivo com muita harmonia. Em todos os momentos procuro salientar a importância da presença deles para as crianças, que eles precisam continuar, caminhando juntos na vida escolar de seus filhos. A interação da família com a escola reflete positivamente na vida escolar das crianças e futuramente teremos um saldo muito bom nas novas gerações, pois esses que são filhos hoje, amanhã serão pais. Tenho certeza que terão a mesma postura com seus filhos.
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