Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scharlau, Simone Laranjeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49031
Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância das vivências e o papel da família nesse processo. Pondo em pauta a postura do professor diante desse assunto e o respaldo da escola nesses aspectos. Pensando no fato da família estar cada vez mais ausente na vida de nossas crianças, onde muito dessa omissão se revela nas atitudes do educando, acredito que a instituição escolar precisa criar caminhos para chegar até elas. Mostrando o quanto são importantes na vida de seus filhos. Propondo um trabalho coletivo, onde a família se faz presente em todos os momentos da vida escolar de seus filhos. Tendo experiências muito significativas, onde a interação da comunidade escolar represente muito mais que aspectos legais vigentes nesse contexto, mas sim, uma mudança de atitude. Investiga através do estágio supervisionado estas questões dentro do contexto escolar e fora dele embasado principalmente em estudos de grandes teóricos como Piaget, Freire, Becker, Decroly, Montessori, e outros, que de uma forma ou de outra, se fizeram presentes nesse trabalho. Retratando uma nova forma de se pensar em educação, onde através das vivências e da interação da família possamos realmente atender as necessidades peculiares dos alunos. A construção do conhecimento sendo fundamentada na interação que a criança faz com o meio, a reconstrução feita pela visão que tem, através de vivências significativas. Partindo de assuntos do interesse dos alunos, onde a idéias da aprendizagem se dá somente quando o professor a transmite é totalmente equivocada, principalmente quando acreditamos que ela só é possível na imobilidade, criança é movimento, e é através dele que se revela. Minha proposta pedagógica foi um trabalho onde a família se faria presente em vários momentos. No início do ano letivo apresentei para os pais. Como sei que precisam trabalhar, que seria difícil sua presença em todos os momentos combinei que poderia ser qualquer pessoa que tivesse uma ligação afetiva com a criança: madrinha, tia, avós, irmãos maiores de doze anos, Para alcançar o maior número, combinei com eles que as Saídas de Campo, seriam feitas nos sábados. Fizemos muitos encontros, onde criamos laços afetivos muito importantes. Famílias que tinham contato apenas nos momentos que levavam ou buscavam seus filhos, hoje são amigos. A turma apresentou um teatro para a família, a escola ficou impressionada com o grande número de púbico que vieram prestigiar. As roupas foram confeccionadas por uma mãe, não precisou da intervenção do professor, elas mesmas entre si combinaram os trajes. Tenho um orgulho imenso dessas pessoas que não medem esforços em prol de seus filhos e olha que precisaram apenas de um empurrãozinho no início do ano. Estamos organizando um piquenique para fechar o ano letivo com muita harmonia. Em todos os momentos procuro salientar a importância da presença deles para as crianças, que eles precisam continuar, caminhando juntos na vida escolar de seus filhos. A interação da família com a escola reflete positivamente na vida escolar das crianças e futuramente teremos um saldo muito bom nas novas gerações, pois esses que são filhos hoje, amanhã serão pais. Tenho certeza que terão a mesma postura com seus filhos.
id UFRGS-2_f7f4d533a9ea689247c575f5d3e0ecf3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49031
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scharlau, Simone LaranjeiraPetersen, Ana Maria de Barros2012-05-18T09:20:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/49031000827018O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância das vivências e o papel da família nesse processo. Pondo em pauta a postura do professor diante desse assunto e o respaldo da escola nesses aspectos. Pensando no fato da família estar cada vez mais ausente na vida de nossas crianças, onde muito dessa omissão se revela nas atitudes do educando, acredito que a instituição escolar precisa criar caminhos para chegar até elas. Mostrando o quanto são importantes na vida de seus filhos. Propondo um trabalho coletivo, onde a família se faz presente em todos os momentos da vida escolar de seus filhos. Tendo experiências muito significativas, onde a interação da comunidade escolar represente muito mais que aspectos legais vigentes nesse contexto, mas sim, uma mudança de atitude. Investiga através do estágio supervisionado estas questões dentro do contexto escolar e fora dele embasado principalmente em estudos de grandes teóricos como Piaget, Freire, Becker, Decroly, Montessori, e outros, que de uma forma ou de outra, se fizeram presentes nesse trabalho. Retratando uma nova forma de se pensar em educação, onde através das vivências e da interação da família possamos realmente atender as necessidades peculiares dos alunos. A construção do conhecimento sendo fundamentada na interação que a criança faz com o meio, a reconstrução feita pela visão que tem, através de vivências significativas. Partindo de assuntos do interesse dos alunos, onde a idéias da aprendizagem se dá somente quando o professor a transmite é totalmente equivocada, principalmente quando acreditamos que ela só é possível na imobilidade, criança é movimento, e é através dele que se revela. Minha proposta pedagógica foi um trabalho onde a família se faria presente em vários momentos. No início do ano letivo apresentei para os pais. Como sei que precisam trabalhar, que seria difícil sua presença em todos os momentos combinei que poderia ser qualquer pessoa que tivesse uma ligação afetiva com a criança: madrinha, tia, avós, irmãos maiores de doze anos, Para alcançar o maior número, combinei com eles que as Saídas de Campo, seriam feitas nos sábados. Fizemos muitos encontros, onde criamos laços afetivos muito importantes. Famílias que tinham contato apenas nos momentos que levavam ou buscavam seus filhos, hoje são amigos. A turma apresentou um teatro para a família, a escola ficou impressionada com o grande número de púbico que vieram prestigiar. As roupas foram confeccionadas por uma mãe, não precisou da intervenção do professor, elas mesmas entre si combinaram os trajes. Tenho um orgulho imenso dessas pessoas que não medem esforços em prol de seus filhos e olha que precisaram apenas de um empurrãozinho no início do ano. Estamos organizando um piquenique para fechar o ano letivo com muita harmonia. Em todos os momentos procuro salientar a importância da presença deles para as crianças, que eles precisam continuar, caminhando juntos na vida escolar de seus filhos. A interação da família com a escola reflete positivamente na vida escolar das crianças e futuramente teremos um saldo muito bom nas novas gerações, pois esses que são filhos hoje, amanhã serão pais. Tenho certeza que terão a mesma postura com seus filhos.application/pdfporPrática pedagógicaRelação escola-famíliaVivênciaComo as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827018.pdf000827018.pdfTexto completoapplication/pdf977951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49031/1/000827018.pdf54f3121dbf41e391bd7615709f2b6133MD51TEXT000827018.pdf.txt000827018.pdf.txtExtracted Texttext/plain62933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49031/2/000827018.pdf.txt0ec14e4f8de1a072ae2606de34b5739fMD52THUMBNAIL000827018.pdf.jpg000827018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49031/3/000827018.pdf.jpgf0194769c9f2cf76da4fb61b67073e56MD5310183/490312018-10-11 09:26:40.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:26:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
title Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
spellingShingle Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
Scharlau, Simone Laranjeira
Prática pedagógica
Relação escola-família
Vivência
title_short Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
title_full Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
title_fullStr Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
title_full_unstemmed Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
title_sort Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno
author Scharlau, Simone Laranjeira
author_facet Scharlau, Simone Laranjeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scharlau, Simone Laranjeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Relação escola-família
Vivência
topic Prática pedagógica
Relação escola-família
Vivência
description O presente trabalho faz uma reflexão sobre a importância das vivências e o papel da família nesse processo. Pondo em pauta a postura do professor diante desse assunto e o respaldo da escola nesses aspectos. Pensando no fato da família estar cada vez mais ausente na vida de nossas crianças, onde muito dessa omissão se revela nas atitudes do educando, acredito que a instituição escolar precisa criar caminhos para chegar até elas. Mostrando o quanto são importantes na vida de seus filhos. Propondo um trabalho coletivo, onde a família se faz presente em todos os momentos da vida escolar de seus filhos. Tendo experiências muito significativas, onde a interação da comunidade escolar represente muito mais que aspectos legais vigentes nesse contexto, mas sim, uma mudança de atitude. Investiga através do estágio supervisionado estas questões dentro do contexto escolar e fora dele embasado principalmente em estudos de grandes teóricos como Piaget, Freire, Becker, Decroly, Montessori, e outros, que de uma forma ou de outra, se fizeram presentes nesse trabalho. Retratando uma nova forma de se pensar em educação, onde através das vivências e da interação da família possamos realmente atender as necessidades peculiares dos alunos. A construção do conhecimento sendo fundamentada na interação que a criança faz com o meio, a reconstrução feita pela visão que tem, através de vivências significativas. Partindo de assuntos do interesse dos alunos, onde a idéias da aprendizagem se dá somente quando o professor a transmite é totalmente equivocada, principalmente quando acreditamos que ela só é possível na imobilidade, criança é movimento, e é através dele que se revela. Minha proposta pedagógica foi um trabalho onde a família se faria presente em vários momentos. No início do ano letivo apresentei para os pais. Como sei que precisam trabalhar, que seria difícil sua presença em todos os momentos combinei que poderia ser qualquer pessoa que tivesse uma ligação afetiva com a criança: madrinha, tia, avós, irmãos maiores de doze anos, Para alcançar o maior número, combinei com eles que as Saídas de Campo, seriam feitas nos sábados. Fizemos muitos encontros, onde criamos laços afetivos muito importantes. Famílias que tinham contato apenas nos momentos que levavam ou buscavam seus filhos, hoje são amigos. A turma apresentou um teatro para a família, a escola ficou impressionada com o grande número de púbico que vieram prestigiar. As roupas foram confeccionadas por uma mãe, não precisou da intervenção do professor, elas mesmas entre si combinaram os trajes. Tenho um orgulho imenso dessas pessoas que não medem esforços em prol de seus filhos e olha que precisaram apenas de um empurrãozinho no início do ano. Estamos organizando um piquenique para fechar o ano letivo com muita harmonia. Em todos os momentos procuro salientar a importância da presença deles para as crianças, que eles precisam continuar, caminhando juntos na vida escolar de seus filhos. A interação da família com a escola reflete positivamente na vida escolar das crianças e futuramente teremos um saldo muito bom nas novas gerações, pois esses que são filhos hoje, amanhã serão pais. Tenho certeza que terão a mesma postura com seus filhos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-18T09:20:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827018
url http://hdl.handle.net/10183/49031
identifier_str_mv 000827018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49031/1/000827018.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49031/2/000827018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49031/3/000827018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54f3121dbf41e391bd7615709f2b6133
0ec14e4f8de1a072ae2606de34b5739f
f0194769c9f2cf76da4fb61b67073e56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447087568912384