Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31584
Resumo: Este trabalho tratou do ensino de Estatística abordando o tema Lixo e Reciclagem e esteve voltado para alunos da 7ª série do ensino fundamental. Seu objetivo foi sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente. O conteúdo de Estatística foi escolhido para abordar o tema devido à importância desse conteúdo nos dias atuais, pois a Estatística está presente no cotidiano da sociedade. Podemos dizer que atualmente a estatística faz parte da linguagem universal matemática e sua compreensão é requisito básico para a leitura de informações e análise de dados. Assim, buscou-se elaborar uma proposta de ensino que viesse ao encontro essas necessidades e oportunizasse aos alunos situações que desenvolvessem a capacidade de coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados, obtendo conclusões que colaborassem com sua formação como cidadãos críticos, tornando-os capazes de fazer diversas leituras de seu mundo, e dando-lhes oportunidades de compreender e transformar sua realidade. Para a elaboração do presente estudo inicialmente foi analisada a dissertação intitulada: “A Construção do Pensamento Estatístico: Organização, Representação e Interpretação de Dados por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental”, da PUC–SP de autoria de Medici (2007), também foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental (PCN-EF), além de vários pensadores. Em seguida, analisamos duas coleções de livros didáticos, o que nos permitiu identificar como a Estatística é abordada atualmente nos livros do ensino fundamental. Para investigar o conhecimento dos alunos referentes ao conteúdo foram aplicadas algumas atividades de análise e interpretação de gráficos abordando o tema Copa do Mundo de 201, que serviram para identificar as reais dificuldades dos alunos. Após foram realizadas várias atividades envolvendo análise, interpretação e construção de gráficos, onde a metodologia utilizada para a aplicação do conteúdo de Estatística proporcionou ao educando um conhecimento amplo sobre o assunto. O contato com diferentes tipos de variáveis, o trabalho em grupo, a troca de ideias e os diferentes modos como os integrantes de cada grupo encontraram para recolher, organizar e representar informações promoveu nos alunos um entendimento e compreensão da linguagem, conceitos e métodos estatísticos muito maior do que a simples memorização, o que permite dizer que o resultado foi satisfatório.
id UFRGS-2_f7f63457e60a069b3f07784d90a6083b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31584
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler doNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:02:03Z2011http://hdl.handle.net/10183/31584000782599Este trabalho tratou do ensino de Estatística abordando o tema Lixo e Reciclagem e esteve voltado para alunos da 7ª série do ensino fundamental. Seu objetivo foi sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente. O conteúdo de Estatística foi escolhido para abordar o tema devido à importância desse conteúdo nos dias atuais, pois a Estatística está presente no cotidiano da sociedade. Podemos dizer que atualmente a estatística faz parte da linguagem universal matemática e sua compreensão é requisito básico para a leitura de informações e análise de dados. Assim, buscou-se elaborar uma proposta de ensino que viesse ao encontro essas necessidades e oportunizasse aos alunos situações que desenvolvessem a capacidade de coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados, obtendo conclusões que colaborassem com sua formação como cidadãos críticos, tornando-os capazes de fazer diversas leituras de seu mundo, e dando-lhes oportunidades de compreender e transformar sua realidade. Para a elaboração do presente estudo inicialmente foi analisada a dissertação intitulada: “A Construção do Pensamento Estatístico: Organização, Representação e Interpretação de Dados por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental”, da PUC–SP de autoria de Medici (2007), também foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental (PCN-EF), além de vários pensadores. Em seguida, analisamos duas coleções de livros didáticos, o que nos permitiu identificar como a Estatística é abordada atualmente nos livros do ensino fundamental. Para investigar o conhecimento dos alunos referentes ao conteúdo foram aplicadas algumas atividades de análise e interpretação de gráficos abordando o tema Copa do Mundo de 201, que serviram para identificar as reais dificuldades dos alunos. Após foram realizadas várias atividades envolvendo análise, interpretação e construção de gráficos, onde a metodologia utilizada para a aplicação do conteúdo de Estatística proporcionou ao educando um conhecimento amplo sobre o assunto. O contato com diferentes tipos de variáveis, o trabalho em grupo, a troca de ideias e os diferentes modos como os integrantes de cada grupo encontraram para recolher, organizar e representar informações promoveu nos alunos um entendimento e compreensão da linguagem, conceitos e métodos estatísticos muito maior do que a simples memorização, o que permite dizer que o resultado foi satisfatório.This study dealt with the teaching of statistics about the theme and Recycling, and was directed to students of 7th grade. Its objective was to sensitize students to environmental issues, making people aware of their role in society and the preservation of the environment. The content of Statistics was chosen to address the issue because of the importance of the content today because the statistics is present in everyday society. We can now say that the statistic is part of the universal language of mathematics and their understanding is a basic requirement for reading information and data analysis. Thus, we sought to develop a proposal for education to come to meet these needs and opportunities to the situations that students develop the ability to collect, organize, read, interpret and compare data, resulting conclusions, they collaborated with their training as critical citizens, making them able to take multiple readings of his world, and giving them opportunities to understand and transform their reality. For the preparation of this study was initially examined the thesis entitled "The Making of Statistical Thinking: Organization, Representation and Interpretation of Data for students from 5th grade on," which is a research in mathematics education Pelda PUC-SP porder developed authoring Medici (2007), were also consulted the National Curriculum for Basic Education (CPN-CS) in addition to various thinkers. We then analyzed two collections of textbooks, which allowed us to identify how the statistics is currently addressed in the books of elementary school. To investigate the students' knowledge concerning the contents were applied to some activities of analysis and interpretation of charts covering the theme of 2011 World Cup, which served to identify the real difficulties of the students. After several activities were carried out involving analysis, interpretation and construction of graphs, where the methodology for applying the content of statistics provided to the student a broad knowledge on the subject. The contact with different types of variables, group work, exchange ideas and different ways in which members of each group met to get data, organize and present information promoted in students an understanding and comprehension of language, concepts and methods very greater than simple memorization, lets say that the result was satisfactory.application/pdfporEstatística aplicada : Ensino : Escola : PesquisaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaReciclagem : LixoBasic educationMathematicsStatisticsLixo e reciclagem : abordagens estatísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782599.pdf000782599.pdfTexto completoapplication/pdf2511215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31584/1/000782599.pdfe59510adda8a8b05a905c6f8675b996bMD51TEXT000782599.pdf.txt000782599.pdf.txtExtracted Texttext/plain102658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31584/2/000782599.pdf.txt1844160baae46240df0a51aabb64d114MD52THUMBNAIL000782599.pdf.jpg000782599.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31584/3/000782599.pdf.jpga3b411ec1229b37ef9127a14d2f0bd11MD5310183/315842018-10-22 09:15:03.659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
title Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
spellingShingle Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler do
Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Reciclagem : Lixo
Basic education
Mathematics
Statistics
title_short Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
title_full Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
title_fullStr Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
title_full_unstemmed Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
title_sort Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas
author Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler do
author_facet Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Reciclagem : Lixo
topic Estatística aplicada : Ensino : Escola : Pesquisa
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Reciclagem : Lixo
Basic education
Mathematics
Statistics
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic education
Mathematics
Statistics
description Este trabalho tratou do ensino de Estatística abordando o tema Lixo e Reciclagem e esteve voltado para alunos da 7ª série do ensino fundamental. Seu objetivo foi sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente. O conteúdo de Estatística foi escolhido para abordar o tema devido à importância desse conteúdo nos dias atuais, pois a Estatística está presente no cotidiano da sociedade. Podemos dizer que atualmente a estatística faz parte da linguagem universal matemática e sua compreensão é requisito básico para a leitura de informações e análise de dados. Assim, buscou-se elaborar uma proposta de ensino que viesse ao encontro essas necessidades e oportunizasse aos alunos situações que desenvolvessem a capacidade de coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados, obtendo conclusões que colaborassem com sua formação como cidadãos críticos, tornando-os capazes de fazer diversas leituras de seu mundo, e dando-lhes oportunidades de compreender e transformar sua realidade. Para a elaboração do presente estudo inicialmente foi analisada a dissertação intitulada: “A Construção do Pensamento Estatístico: Organização, Representação e Interpretação de Dados por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental”, da PUC–SP de autoria de Medici (2007), também foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental (PCN-EF), além de vários pensadores. Em seguida, analisamos duas coleções de livros didáticos, o que nos permitiu identificar como a Estatística é abordada atualmente nos livros do ensino fundamental. Para investigar o conhecimento dos alunos referentes ao conteúdo foram aplicadas algumas atividades de análise e interpretação de gráficos abordando o tema Copa do Mundo de 201, que serviram para identificar as reais dificuldades dos alunos. Após foram realizadas várias atividades envolvendo análise, interpretação e construção de gráficos, onde a metodologia utilizada para a aplicação do conteúdo de Estatística proporcionou ao educando um conhecimento amplo sobre o assunto. O contato com diferentes tipos de variáveis, o trabalho em grupo, a troca de ideias e os diferentes modos como os integrantes de cada grupo encontraram para recolher, organizar e representar informações promoveu nos alunos um entendimento e compreensão da linguagem, conceitos e métodos estatísticos muito maior do que a simples memorização, o que permite dizer que o resultado foi satisfatório.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31584
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782599
url http://hdl.handle.net/10183/31584
identifier_str_mv 000782599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31584/1/000782599.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31584/2/000782599.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31584/3/000782599.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e59510adda8a8b05a905c6f8675b996b
1844160baae46240df0a51aabb64d114
a3b411ec1229b37ef9127a14d2f0bd11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412982149120