Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107403 |
Resumo: | As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto. |
id |
UFRGS-2_f81e2e1ccff5e913d997b920383cbb4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107403 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferla, Alcindo AntônioDall'Alba, RafaelAndress, BarbaraLeal, Mariana BertolBarnart, FabianoAssimos, RichardMontenegro, CristianeFlores, Renata TrepteDenardin, NatássiaAlberti, Gabriela Fávero2014-11-25T02:20:46Z20131981-6278http://hdl.handle.net/10183/107403000912020As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.application/pdfporRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 7, n.4 (dez. 2013), 11 p.Educação permanenteEducação em saúdeAssistência integral à saúdeEstágiosVivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912020.pdf000912020.pdfTexto completoapplication/pdf115514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107403/1/000912020.pdf6e8a1200dc13f3344a0ca3cbed8c168bMD51TEXT000912020.pdf.txt000912020.pdf.txtExtracted Texttext/plain37825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107403/2/000912020.pdf.txte3cf01bd1a7e312d5fff179d2aa735bbMD52THUMBNAIL000912020.pdf.jpg000912020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107403/3/000912020.pdf.jpg4c4808ae5dec241412e3fed07d70d99dMD5310183/1074032018-10-22 08:14:19.418oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107403Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:14:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
title |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
spellingShingle |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas Ferla, Alcindo Antônio Educação permanente Educação em saúde Assistência integral à saúde Estágios |
title_short |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
title_full |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
title_fullStr |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
title_full_unstemmed |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
title_sort |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS : educação permanente em saúde e aprendizagem de uma saúde que requer integralidade e trabalho em redes colaborativas |
author |
Ferla, Alcindo Antônio |
author_facet |
Ferla, Alcindo Antônio Dall'Alba, Rafael Andress, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
author_role |
author |
author2 |
Dall'Alba, Rafael Andress, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferla, Alcindo Antônio Dall'Alba, Rafael Andress, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente Educação em saúde Assistência integral à saúde Estágios |
topic |
Educação permanente Educação em saúde Assistência integral à saúde Estágios |
description |
As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-25T02:20:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107403 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-6278 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912020 |
identifier_str_mv |
1981-6278 000912020 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 7, n.4 (dez. 2013), 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107403/1/000912020.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107403/2/000912020.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107403/3/000912020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e8a1200dc13f3344a0ca3cbed8c168b e3cf01bd1a7e312d5fff179d2aa735bb 4c4808ae5dec241412e3fed07d70d99d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224857898188800 |