Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferla, Alcindo Antônio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dall’Alba, Rafael, Andres, Barbara, Leal, Mariana Bertol, Barnart, Fabiano, Assimos, Richard, Montenegro, Cristiane, Flores, Renata Trepte, Denardin, Natássia, Alberti, Gabriela Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RECIIS (Online)
Texto Completo: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510
Resumo: As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
id FIOCRUZ-6_3432ac2fb9d50d11b196f0438076d0b0
oai_identifier_str oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510
network_acronym_str FIOCRUZ-6
network_name_str RECIIS (Online)
repository_id_str
spelling Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educaçãoVivências e estágiosEducação permanente em saúdeEnsino dasAs Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/51010.3395/reciis.v7i4.510Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157Ferla, Alcindo AntônioDall’Alba, RafaelAndres, BarbaraLeal, Mariana BertolBarnart, FabianoAssimos, RichardMontenegro, CristianeFlores, Renata TrepteDenardin, NatássiaAlberti, Gabriela Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-18T16:43:46Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2016-05-18T16:43:46RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
spellingShingle Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Ferla, Alcindo Antônio
Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
title_short Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_full Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_fullStr Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_full_unstemmed Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_sort Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
author Ferla, Alcindo Antônio
author_facet Ferla, Alcindo Antônio
Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
author_role author
author2 Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferla, Alcindo Antônio
Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
dc.subject.por.fl_str_mv Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
topic Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
description As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510
10.3395/reciis.v7i4.510
url https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510
identifier_str_mv 10.3395/reciis.v7i4.510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
1981-6278
reponame:RECIIS (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str RECIIS (Online)
collection RECIIS (Online)
repository.name.fl_str_mv RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv reciis@icict.fiocruz.br
_version_ 1798942461674913792