Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RECIIS (Online) |
DOI: | 10.3395/reciis.v7i4.510 |
Texto Completo: | https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510 |
Resumo: | As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto. |
id |
FIOCRUZ-6_3432ac2fb9d50d11b196f0438076d0b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-6 |
network_name_str |
RECIIS (Online) |
spelling |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educaçãoVivências e estágiosEducação permanente em saúdeEnsino dasAs Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/51010.3395/reciis.v7i4.510Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157Ferla, Alcindo AntônioDall’Alba, RafaelAndres, BarbaraLeal, Mariana BertolBarnart, FabianoAssimos, RichardMontenegro, CristianeFlores, Renata TrepteDenardin, NatássiaAlberti, Gabriela Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-18T16:43:46Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciisPRIhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2016-05-18T16:43:46RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
spellingShingle |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação Ferla, Alcindo Antônio Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das Ferla, Alcindo Antônio Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das |
title_short |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_full |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_fullStr |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_full_unstemmed |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
title_sort |
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação |
author |
Ferla, Alcindo Antônio |
author_facet |
Ferla, Alcindo Antônio Ferla, Alcindo Antônio Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
author_role |
author |
author2 |
Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferla, Alcindo Antônio Dall’Alba, Rafael Andres, Barbara Leal, Mariana Bertol Barnart, Fabiano Assimos, Richard Montenegro, Cristiane Flores, Renata Trepte Denardin, Natássia Alberti, Gabriela Fávero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das |
topic |
Vivências e estágios Educação permanente em saúde Ensino das |
description |
As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510 10.3395/reciis.v7i4.510 |
url |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510 |
identifier_str_mv |
10.3395/reciis.v7i4.510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde 1981-6278 reponame:RECIIS (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
RECIIS (Online) |
collection |
RECIIS (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
reciis@icict.fiocruz.br |
_version_ |
1822181139778895872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3395/reciis.v7i4.510 |