Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferla, Alcindo Antônio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dall’Alba, Rafael, Andres, Barbara, Leal, Mariana Bertol, Barnart, Fabiano, Assimos, Richard, Montenegro, Cristiane, Flores, Renata Trepte, Denardin, Natássia, Alberti, Gabriela Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RECIIS (Online)
DOI: 10.3395/reciis.v7i4.510
Texto Completo: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510
Resumo: As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
id FIOCRUZ-6_3432ac2fb9d50d11b196f0438076d0b0
oai_identifier_str oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510
network_acronym_str FIOCRUZ-6
network_name_str RECIIS (Online)
spelling Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educaçãoVivências e estágiosEducação permanente em saúdeEnsino dasAs Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/51010.3395/reciis.v7i4.510Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúdeRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157Ferla, Alcindo AntônioDall’Alba, RafaelAndres, BarbaraLeal, Mariana BertolBarnart, FabianoAssimos, RichardMontenegro, CristianeFlores, Renata TrepteDenardin, NatássiaAlberti, Gabriela Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-18T16:43:46Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/510Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciisPRIhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2016-05-18T16:43:46RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
spellingShingle Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Ferla, Alcindo Antônio
Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
Ferla, Alcindo Antônio
Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
title_short Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_full Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_fullStr Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_full_unstemmed Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
title_sort Vivências e Estágios na Realidade do SUS: educação
author Ferla, Alcindo Antônio
author_facet Ferla, Alcindo Antônio
Ferla, Alcindo Antônio
Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
author_role author
author2 Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferla, Alcindo Antônio
Dall’Alba, Rafael
Andres, Barbara
Leal, Mariana Bertol
Barnart, Fabiano
Assimos, Richard
Montenegro, Cristiane
Flores, Renata Trepte
Denardin, Natássia
Alberti, Gabriela Fávero
dc.subject.por.fl_str_mv Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
topic Vivências e estágios
Educação permanente em saúde
Ensino das
description As Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) constituem importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e desenvolver protagonismo na sua própria formação. Pretende estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção e, dessa forma, estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. O projeto é composto por uma experiência de imersão na realidade do SUS em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde. O foco das vivências são as redes de atenção à saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes na perspectiva que esse futuro trabalhador do SUS poderá identificar o cenário de aprendizagem como o seu futuro cenário de prática profissional. Neste trabalho apresentaremos um breve histórico e algumas construções que compões a atual organicidade do projeto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510
10.3395/reciis.v7i4.510
url https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510
identifier_str_mv 10.3395/reciis.v7i4.510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/510/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 7 No. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 7 Núm. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 7 No 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 7 n. 4 (2013): Temático | Educação permanente em saúde
1981-6278
reponame:RECIIS (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str RECIIS (Online)
collection RECIIS (Online)
repository.name.fl_str_mv RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv reciis@icict.fiocruz.br
_version_ 1822181139778895872
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.3395/reciis.v7i4.510