“Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Pozza Bertinetti dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67661
Resumo: O surgimento e rápido avanço das novas tecnologias ao longo dos últimos anos foi o responsável por diversas mudanças tanto para o cenário dos meios de comunicação quanto para o comportamento de consumo midiático dos jovens. A partir deste panorama, o presente trabalho toma como objeto a Kzuka, empresa de comunicação multimidiática do Grupo RBS voltada para o segmento jovem. O objetivo principal é desvendar se o público-alvo conhece e consome os veículos da empresa; os motivos para consumir; quais suas percepções acerca dos conteúdos; e se a Kzuka é conectada aos jovens, conforme se apresenta. Para responder a estes questionamentos a pesquisa foi estruturada em duas etapas. Primeiramente realizou-se um estudo piloto no qual se visou identificar as motivações para o consumo da revista Kzuka, carro-chefe da empresa. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa na qual se elaborou um questionário fechado e aplicou-se com os alunos das escolas onde esta publicação era distribuída. Desta maneira, pode-se testar o instrumento e a inserção da pesquisadora no campo. A segunda etapa visou identificar o consumo de todos os espaços midiáticos da marca Kzuka e foi realizada a partir da elaboração de um novo questionário, no qual se preferiu o modelo misto, com perguntas abertas e fechadas. A aplicação deste ocorreu novamente com os alunos do mesmo segmento do público-alvo, conforme o estudo piloto. Desta maneira pode-se descobrir o grau de conhecimento e consumo dos jovens para com cada um dos veículos da empresa, além de desvendar suas impressões acerca da marca, dos meios e dos conteúdos, bem como avaliar se as técnicas mercadológicas da empresa estão de acordo com o público-alvo.
id UFRGS-2_f82399c4a78acbb8998359862f2ffce9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67661
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Camila Pozza Bertinetti dosJacks, Nilda Aparecida2013-03-14T01:39:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/67661000871421O surgimento e rápido avanço das novas tecnologias ao longo dos últimos anos foi o responsável por diversas mudanças tanto para o cenário dos meios de comunicação quanto para o comportamento de consumo midiático dos jovens. A partir deste panorama, o presente trabalho toma como objeto a Kzuka, empresa de comunicação multimidiática do Grupo RBS voltada para o segmento jovem. O objetivo principal é desvendar se o público-alvo conhece e consome os veículos da empresa; os motivos para consumir; quais suas percepções acerca dos conteúdos; e se a Kzuka é conectada aos jovens, conforme se apresenta. Para responder a estes questionamentos a pesquisa foi estruturada em duas etapas. Primeiramente realizou-se um estudo piloto no qual se visou identificar as motivações para o consumo da revista Kzuka, carro-chefe da empresa. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa na qual se elaborou um questionário fechado e aplicou-se com os alunos das escolas onde esta publicação era distribuída. Desta maneira, pode-se testar o instrumento e a inserção da pesquisadora no campo. A segunda etapa visou identificar o consumo de todos os espaços midiáticos da marca Kzuka e foi realizada a partir da elaboração de um novo questionário, no qual se preferiu o modelo misto, com perguntas abertas e fechadas. A aplicação deste ocorreu novamente com os alunos do mesmo segmento do público-alvo, conforme o estudo piloto. Desta maneira pode-se descobrir o grau de conhecimento e consumo dos jovens para com cada um dos veículos da empresa, além de desvendar suas impressões acerca da marca, dos meios e dos conteúdos, bem como avaliar se as técnicas mercadológicas da empresa estão de acordo com o público-alvo.The emergence and rapid advance of new technologies throughout the last years have been responsible for several changes, both to the media scenery and media consumption behavior of the youth. Based on this panorama, this study is centered on Kzuka, a Grupo RBS’s multimedia communication company that focuses on young people. The main goals are to discover if its targeted audience knows and consumes its products, which perceptions they have about the content and if Kzuka is connected to the young people as it says it is. To answer these questions, this research was structured in two phases. First of all, a pilot study was put into practice where it aimed to identify the motivations for the consumption of the Kzuka magazine. To do so, a quantitative approach was chosen in which a closed survey was created and applied to the students of the schools in which the magazine was distributed. This way, the instrument could be tested. The second phase aimed to identify the consumption of all of Kzuka’s media and it was executed with the elaboration of a new survey which, this time, was composed of closed and opened questions. Again, it was applied to students that were members of the targeted audience, as the pilot study did. This way, the awareness and consumption level of each and every company’s vehicle were able to be discovered. Their impression about the brand, its media and subjects were unveiled. It was also possible to verify if the enterprise market techniques are suitable to the targeted audience.application/pdfporConsumoJovensKzuka (Marca)Media consumptionYouthKzuka“Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000871421.pdf.txt000871421.pdf.txtExtracted Texttext/plain155151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67661/2/000871421.pdf.txte9af2f0e8617ea3c1280bc79fdf506c6MD52ORIGINAL000871421.pdf000871421.pdfTexto completoapplication/pdf3532298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67661/1/000871421.pdf62148bb394649954c198e8b937f45491MD51THUMBNAIL000871421.pdf.jpg000871421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67661/3/000871421.pdf.jpg1abea73b243c95472d097dde28ae7bb3MD5310183/676612018-10-18 07:42:54.556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:42:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
title “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
spellingShingle “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
Santos, Camila Pozza Bertinetti dos
Consumo
Jovens
Kzuka (Marca)
Media consumption
Youth
Kzuka
title_short “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
title_full “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
title_fullStr “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
title_full_unstemmed “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
title_sort “Feito de jovens para jovens": um estudo sobre o consumo dos veículos Kzuka por estudantes de Ensino Médio de Porto Alegre / RS
author Santos, Camila Pozza Bertinetti dos
author_facet Santos, Camila Pozza Bertinetti dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Pozza Bertinetti dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Jovens
Kzuka (Marca)
topic Consumo
Jovens
Kzuka (Marca)
Media consumption
Youth
Kzuka
dc.subject.eng.fl_str_mv Media consumption
Youth
Kzuka
description O surgimento e rápido avanço das novas tecnologias ao longo dos últimos anos foi o responsável por diversas mudanças tanto para o cenário dos meios de comunicação quanto para o comportamento de consumo midiático dos jovens. A partir deste panorama, o presente trabalho toma como objeto a Kzuka, empresa de comunicação multimidiática do Grupo RBS voltada para o segmento jovem. O objetivo principal é desvendar se o público-alvo conhece e consome os veículos da empresa; os motivos para consumir; quais suas percepções acerca dos conteúdos; e se a Kzuka é conectada aos jovens, conforme se apresenta. Para responder a estes questionamentos a pesquisa foi estruturada em duas etapas. Primeiramente realizou-se um estudo piloto no qual se visou identificar as motivações para o consumo da revista Kzuka, carro-chefe da empresa. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa na qual se elaborou um questionário fechado e aplicou-se com os alunos das escolas onde esta publicação era distribuída. Desta maneira, pode-se testar o instrumento e a inserção da pesquisadora no campo. A segunda etapa visou identificar o consumo de todos os espaços midiáticos da marca Kzuka e foi realizada a partir da elaboração de um novo questionário, no qual se preferiu o modelo misto, com perguntas abertas e fechadas. A aplicação deste ocorreu novamente com os alunos do mesmo segmento do público-alvo, conforme o estudo piloto. Desta maneira pode-se descobrir o grau de conhecimento e consumo dos jovens para com cada um dos veículos da empresa, além de desvendar suas impressões acerca da marca, dos meios e dos conteúdos, bem como avaliar se as técnicas mercadológicas da empresa estão de acordo com o público-alvo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-14T01:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67661
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871421
url http://hdl.handle.net/10183/67661
identifier_str_mv 000871421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67661/2/000871421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67661/1/000871421.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67661/3/000871421.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9af2f0e8617ea3c1280bc79fdf506c6
62148bb394649954c198e8b937f45491
1abea73b243c95472d097dde28ae7bb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224440665604096