O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Andrei dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179823
Resumo: Tradicionalmente, a ideia de que a caneta se identifica com o masculino tem seu contraponto histórico na recorrência da imagem da página em branco associada ao feminino. Gubar (1981), ao analisar um conto de Karen Blixen ([1957] 1991), propõe que a criatividade feminina está associada a uma “ansiedade da autoria”. A autoria feminina é um fenômeno verificável na maneira como escritoras e tradutoras retomam os textos de mulheres que vieram antes delas, como se a trama da palavra engendrasse uma comunidade de textos, a qual, por sua vez, é comparatista e internacional, pois inclui autoras de diferentes épocas e culturas. Em O Livro de Cabeceira, filme de Peter Greenaway, de 1996, que é uma adaptação de O Livro de Travesseiro, de Sei Shônagon (séculos X–XI), reencontramos as metáforas do texto-têxtil e do corpo-página, presentes tanto como um eco do texto japonês antigo, como de questões teóricas da pós-modernidade, que o diretor encenou em muitos de seus filmes. O filme O Livro de Cabeceira pode ser lido como uma expansão das reflexões de Susan Gubar sobre a página em branco.
id UFRGS-2_f831c6b87da883ad0c91186fea9b0063
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179823
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Andrei dos Santos2018-06-27T02:35:20Z20172179-2194http://hdl.handle.net/10183/179823001070157Tradicionalmente, a ideia de que a caneta se identifica com o masculino tem seu contraponto histórico na recorrência da imagem da página em branco associada ao feminino. Gubar (1981), ao analisar um conto de Karen Blixen ([1957] 1991), propõe que a criatividade feminina está associada a uma “ansiedade da autoria”. A autoria feminina é um fenômeno verificável na maneira como escritoras e tradutoras retomam os textos de mulheres que vieram antes delas, como se a trama da palavra engendrasse uma comunidade de textos, a qual, por sua vez, é comparatista e internacional, pois inclui autoras de diferentes épocas e culturas. Em O Livro de Cabeceira, filme de Peter Greenaway, de 1996, que é uma adaptação de O Livro de Travesseiro, de Sei Shônagon (séculos X–XI), reencontramos as metáforas do texto-têxtil e do corpo-página, presentes tanto como um eco do texto japonês antigo, como de questões teóricas da pós-modernidade, que o diretor encenou em muitos de seus filmes. O filme O Livro de Cabeceira pode ser lido como uma expansão das reflexões de Susan Gubar sobre a página em branco.Traditionally, the association of the pen with the masculine has had its historical counterpoint in the recurrence of image of the blank page associated with the feminine. Gubar (1981), when analyzing a short story by Karen Blixen ([1957] 1991), proposes that feminine creativity comes with an “anxiety of authorship”. Female authorship is a verifiable phenomenon in the way female writers and translators reread the texts of women who came before them, as if words, when woven together, could create a community of texts. This community is comparativist and international, as it includes authors from different eras and cultures. In The Pillow Book, Peter Greenaway’s 1996 film, which is an adaptation of Sei Shônagon’s The Pillow Book (X–XI centuries), we find the metaphors of text-textile and body-page both as a tribute to the old Japanese text, and as a meditation upon postmodern theoretical issues, which the filmmaker has staged in many of his films. The film The Pillow Book can be read as an expansion of Susan Gubar’s reflections upon the metaphor of the blank page.application/pdfporFragmentum. Santa Maria, RS. N. 49 (jan./jun. 2017), p. 103-122Literatura femininaAutoriaFemale literary authorshipBlank pageComparativismO exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria femininaThe example of other women : some thoughts on comparative literature and female authorshipinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070157.pdf001070157.pdfTexto completoapplication/pdf800766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179823/1/001070157.pdfa3c7602324bbdab829d91095eec8f9b9MD51TEXT001070157.pdf.txt001070157.pdf.txtExtracted Texttext/plain50721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179823/2/001070157.pdf.txt331e7cbd652c73e7a159be7ffa483cbaMD5210183/1798232023-09-24 03:38:20.214007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:38:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The example of other women : some thoughts on comparative literature and female authorship
title O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
spellingShingle O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
Cunha, Andrei dos Santos
Literatura feminina
Autoria
Female literary authorship
Blank page
Comparativism
title_short O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
title_full O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
title_fullStr O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
title_full_unstemmed O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
title_sort O exemplo daquelas mulheres : reflexões comparatistas sobre a literatura de autoria feminina
author Cunha, Andrei dos Santos
author_facet Cunha, Andrei dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Andrei dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura feminina
Autoria
topic Literatura feminina
Autoria
Female literary authorship
Blank page
Comparativism
dc.subject.eng.fl_str_mv Female literary authorship
Blank page
Comparativism
description Tradicionalmente, a ideia de que a caneta se identifica com o masculino tem seu contraponto histórico na recorrência da imagem da página em branco associada ao feminino. Gubar (1981), ao analisar um conto de Karen Blixen ([1957] 1991), propõe que a criatividade feminina está associada a uma “ansiedade da autoria”. A autoria feminina é um fenômeno verificável na maneira como escritoras e tradutoras retomam os textos de mulheres que vieram antes delas, como se a trama da palavra engendrasse uma comunidade de textos, a qual, por sua vez, é comparatista e internacional, pois inclui autoras de diferentes épocas e culturas. Em O Livro de Cabeceira, filme de Peter Greenaway, de 1996, que é uma adaptação de O Livro de Travesseiro, de Sei Shônagon (séculos X–XI), reencontramos as metáforas do texto-têxtil e do corpo-página, presentes tanto como um eco do texto japonês antigo, como de questões teóricas da pós-modernidade, que o diretor encenou em muitos de seus filmes. O filme O Livro de Cabeceira pode ser lido como uma expansão das reflexões de Susan Gubar sobre a página em branco.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-27T02:35:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179823
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-2194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001070157
identifier_str_mv 2179-2194
001070157
url http://hdl.handle.net/10183/179823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Fragmentum. Santa Maria, RS. N. 49 (jan./jun. 2017), p. 103-122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179823/1/001070157.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179823/2/001070157.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a3c7602324bbdab829d91095eec8f9b9
331e7cbd652c73e7a159be7ffa483cba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946235473920