Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kveller, Uriel Boianovsky
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180362
Resumo: O desenvolvimento econômico pode ser compreendido como a passagem de uma economia baseada em ativos primários, de baixo valor agregado e explorados por trabalhadores não especializados, para uma economia de ativos baseados no conhecimento e explorados por mão de obra especializada. O Brasil é um país cuja produção industrial e de serviços complexos, de maior agregação de valor, vem regredindo, enquanto sua pauta exportadora é composta em grande parte por produtos primários ou semi-industrializados. Além disso, enfrenta uma série de desafios que impõem dificuldades à qualificação dos trabalhadores. As instituições de ensino superior (IES) podem contribuir para fomentar o processo de desenvolvimento, pois produzem conhecimento científico e formam quadros profissionais especializados. Tendo em vista uma mensuração dessas contribuições, sobretudo para a formação de trabalhadores em nível superior, o total de matrículas pode ser um indicador útil, inclusive um indicador mais aprofundado que mostre o total de alunos matriculados por áreas de conhecimento. Assumindo-se a existência de relações significativas entre a educação superior e o desenvolvimento econômico, considerando os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), e observando o comportamento do sistema de ensino superior nesses períodos, o trabalho procura avaliar se esses governos, por meio de suas políticas de educação superior e seus resultados consolidados, propiciaram e em que grau o fomento ao desenvolvimento econômico.
id UFRGS-2_f84a704a8677e7d7125c7ccf446c6de1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180362
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kveller, Uriel BoianovskyHerrlein Junior, Ronaldo2018-07-11T02:31:46Z2017http://hdl.handle.net/10183/180362001066550O desenvolvimento econômico pode ser compreendido como a passagem de uma economia baseada em ativos primários, de baixo valor agregado e explorados por trabalhadores não especializados, para uma economia de ativos baseados no conhecimento e explorados por mão de obra especializada. O Brasil é um país cuja produção industrial e de serviços complexos, de maior agregação de valor, vem regredindo, enquanto sua pauta exportadora é composta em grande parte por produtos primários ou semi-industrializados. Além disso, enfrenta uma série de desafios que impõem dificuldades à qualificação dos trabalhadores. As instituições de ensino superior (IES) podem contribuir para fomentar o processo de desenvolvimento, pois produzem conhecimento científico e formam quadros profissionais especializados. Tendo em vista uma mensuração dessas contribuições, sobretudo para a formação de trabalhadores em nível superior, o total de matrículas pode ser um indicador útil, inclusive um indicador mais aprofundado que mostre o total de alunos matriculados por áreas de conhecimento. Assumindo-se a existência de relações significativas entre a educação superior e o desenvolvimento econômico, considerando os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), e observando o comportamento do sistema de ensino superior nesses períodos, o trabalho procura avaliar se esses governos, por meio de suas políticas de educação superior e seus resultados consolidados, propiciaram e em que grau o fomento ao desenvolvimento econômico.Economic development can be understood as the transition from an economy based on primary assets, low value-added and exploited by unskilled workers, to an economy of knowledge-based assets and exploited by skilled labor. Brazil is a country whose industrial production and complex services, of greater aggregation of value, has been regressing, while its export agenda is composed mainly of primary or semi-industrialized products. In addition, it faces a number of challenges that pose difficulties to the qualification of workers. Higher education institutions (HEIs) can contribute to fostering the economic development process, as they produce scientific knowledge and form specialized professional staff. In order to measure these contributions, especially for the training of higher education workers, total enrollment can be a useful indicator, even a more detailed indicator that shows the total number of students enrolled by areas of knowledge. Assuming the existence of significant relations between higher education and economic development, considering the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), and observing the behavior of the higher education system in those periods, the work seeks to assess whether these governments, through their higher education policies and their consolidated results, have provided and to what degree the promotion of economic development.application/pdfporGoverno Fernando Henrique Cardoso : 1995-2002Governo Luiz Inácio Lula da Silva : 2003-2010Ensino superiorDesenvolvimento econômicoEconomic developmentHigher educationKnowledgeInnovationLocal capabilitiesEducação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066550.pdf001066550.pdfTexto completoapplication/pdf972626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180362/1/001066550.pdf48fb98ffc465d14615b31f39a84e9c14MD51TEXT001066550.pdf.txt001066550.pdf.txtExtracted Texttext/plain148558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180362/2/001066550.pdf.txt9ce28ab8523b918bb183c1099b9482e3MD5210183/1803622018-07-12 02:26:19.606604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180362Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-12T05:26:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
title Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
spellingShingle Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
Kveller, Uriel Boianovsky
Governo Fernando Henrique Cardoso : 1995-2002
Governo Luiz Inácio Lula da Silva : 2003-2010
Ensino superior
Desenvolvimento econômico
Economic development
Higher education
Knowledge
Innovation
Local capabilities
title_short Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
title_full Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
title_fullStr Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
title_full_unstemmed Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
title_sort Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
author Kveller, Uriel Boianovsky
author_facet Kveller, Uriel Boianovsky
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kveller, Uriel Boianovsky
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herrlein Junior, Ronaldo
contributor_str_mv Herrlein Junior, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Governo Fernando Henrique Cardoso : 1995-2002
Governo Luiz Inácio Lula da Silva : 2003-2010
Ensino superior
Desenvolvimento econômico
topic Governo Fernando Henrique Cardoso : 1995-2002
Governo Luiz Inácio Lula da Silva : 2003-2010
Ensino superior
Desenvolvimento econômico
Economic development
Higher education
Knowledge
Innovation
Local capabilities
dc.subject.eng.fl_str_mv Economic development
Higher education
Knowledge
Innovation
Local capabilities
description O desenvolvimento econômico pode ser compreendido como a passagem de uma economia baseada em ativos primários, de baixo valor agregado e explorados por trabalhadores não especializados, para uma economia de ativos baseados no conhecimento e explorados por mão de obra especializada. O Brasil é um país cuja produção industrial e de serviços complexos, de maior agregação de valor, vem regredindo, enquanto sua pauta exportadora é composta em grande parte por produtos primários ou semi-industrializados. Além disso, enfrenta uma série de desafios que impõem dificuldades à qualificação dos trabalhadores. As instituições de ensino superior (IES) podem contribuir para fomentar o processo de desenvolvimento, pois produzem conhecimento científico e formam quadros profissionais especializados. Tendo em vista uma mensuração dessas contribuições, sobretudo para a formação de trabalhadores em nível superior, o total de matrículas pode ser um indicador útil, inclusive um indicador mais aprofundado que mostre o total de alunos matriculados por áreas de conhecimento. Assumindo-se a existência de relações significativas entre a educação superior e o desenvolvimento econômico, considerando os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), e observando o comportamento do sistema de ensino superior nesses períodos, o trabalho procura avaliar se esses governos, por meio de suas políticas de educação superior e seus resultados consolidados, propiciaram e em que grau o fomento ao desenvolvimento econômico.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-11T02:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180362
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066550
url http://hdl.handle.net/10183/180362
identifier_str_mv 001066550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180362/1/001066550.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180362/2/001066550.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 48fb98ffc465d14615b31f39a84e9c14
9ce28ab8523b918bb183c1099b9482e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447221155397632