Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151083 |
Resumo: | Este artigo se originou da experiência de participação em um Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos Intercambistas do Programa Mais Médicos, no Brasil. Tem como objetivo apresentar e discutir aspectos relativos aos conteúdos e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, para, em um sentido mais amplo, fomentar as discussões acerca da formação médica brasileira, seja com profissionais brasileiros ou não. Ao final do processo de formação, percebeu-se um descompasso entre as ações pedagógicas realizadas nesse módulo e o que é preconizado pelas políticas públicas brasileiras no campo da formação profissional em saúde. |
id |
UFRGS-2_f89497b43d3d47088ca38294050a680a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151083 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Mateus Aparecido dePaula, Douglas Marcos Pereira deRocha, Cristianne Maria Famer2017-01-20T02:33:16Z20160100-5502http://hdl.handle.net/10183/151083001010133Este artigo se originou da experiência de participação em um Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos Intercambistas do Programa Mais Médicos, no Brasil. Tem como objetivo apresentar e discutir aspectos relativos aos conteúdos e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, para, em um sentido mais amplo, fomentar as discussões acerca da formação médica brasileira, seja com profissionais brasileiros ou não. Ao final do processo de formação, percebeu-se um descompasso entre as ações pedagógicas realizadas nesse módulo e o que é preconizado pelas políticas públicas brasileiras no campo da formação profissional em saúde.This article is based on the authors’ participation in the organization of the Foreign Doctors’ Welcome and Evaluation Module as part of the Programa Mais Médicos [More Doctors Program] in Brazil. The aim is to present and discuss several aspects of contents and pedagogical practices used in the classroom in order to foster wider debate on Brazilian medical education (whether with Brazilian professionals or not). At the end of the degree process, a discrepancy was noted between the pedagogical initiatives undertaken as part of the module and that which is recommended by Brazilian public policies for professional healthcare training.application/pdfporRevista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n.3 (2016), p. 332-343Programa Mais MédicosEducação médicaEducação permanenteMédicos graduados estrangeirosSaúde coletiva : BrasilEducation, medicalEducation, continuingForeign medical graduatesPublic healthApontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais MédicosNotes on the welcome and evaluation module of the Mais Médicos Program info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001010133.pdf001010133.pdfTexto completoapplication/pdf540845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151083/1/001010133.pdf41954744a6bbf0650d3a9d97d57976ccMD51TEXT001010133.pdf.txt001010133.pdf.txtExtracted Texttext/plain21687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151083/2/001010133.pdf.txta8c8a60f0cffd02474db49182ba1dfaaMD52THUMBNAIL001010133.pdf.jpg001010133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151083/3/001010133.pdf.jpgc1bc602ac4df86a88e1addab1b40ec13MD5310183/1510832018-10-30 08:30:51.991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Notes on the welcome and evaluation module of the Mais Médicos Program |
title |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
spellingShingle |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos Faria, Mateus Aparecido de Programa Mais Médicos Educação médica Educação permanente Médicos graduados estrangeiros Saúde coletiva : Brasil Education, medical Education, continuing Foreign medical graduates Public health |
title_short |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
title_full |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
title_fullStr |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
title_full_unstemmed |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
title_sort |
Apontamentos sobre o módulo de acolhimento e avaliação do Programa Mais Médicos |
author |
Faria, Mateus Aparecido de |
author_facet |
Faria, Mateus Aparecido de Paula, Douglas Marcos Pereira de Rocha, Cristianne Maria Famer |
author_role |
author |
author2 |
Paula, Douglas Marcos Pereira de Rocha, Cristianne Maria Famer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Mateus Aparecido de Paula, Douglas Marcos Pereira de Rocha, Cristianne Maria Famer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Mais Médicos Educação médica Educação permanente Médicos graduados estrangeiros Saúde coletiva : Brasil |
topic |
Programa Mais Médicos Educação médica Educação permanente Médicos graduados estrangeiros Saúde coletiva : Brasil Education, medical Education, continuing Foreign medical graduates Public health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, medical Education, continuing Foreign medical graduates Public health |
description |
Este artigo se originou da experiência de participação em um Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos Intercambistas do Programa Mais Médicos, no Brasil. Tem como objetivo apresentar e discutir aspectos relativos aos conteúdos e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, para, em um sentido mais amplo, fomentar as discussões acerca da formação médica brasileira, seja com profissionais brasileiros ou não. Ao final do processo de formação, percebeu-se um descompasso entre as ações pedagógicas realizadas nesse módulo e o que é preconizado pelas políticas públicas brasileiras no campo da formação profissional em saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-20T02:33:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151083 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-5502 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001010133 |
identifier_str_mv |
0100-5502 001010133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n.3 (2016), p. 332-343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151083/1/001010133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151083/2/001010133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151083/3/001010133.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41954744a6bbf0650d3a9d97d57976cc a8c8a60f0cffd02474db49182ba1dfaa c1bc602ac4df86a88e1addab1b40ec13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224912693624832 |