A aula, o cinema : exercício e invenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosana Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almansa, Sandra Espinosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218670
Resumo: Neste ensaio, discutimos possibilidades de encontros e integrações entre o cinema e a educação. Dispomo-nos a pensar, por meio de nossas experiências fílmicas e docentes, a respeito dos modos pelos quais o cinema pode se imbricar com a vida, com nossos corpos no mundo, com o mundo no qual vivemos, ao qual criamos e do qual participamos. E, com isso, imaginamos modos pelos quais propor uma aula, e organizar os gestos de uma aula, com cinema. Sem pretender esgotar o assunto, as discussões encaminham-se filosoficamente para a defesa de um trabalho de invenções com cinema e educação, em que a experiência educativa e a experiência do cinema já não apresentem divisas tão claras, mas se fazem e se afirmam como um composto (e desde um componente) de imersão (nos filmes, na aula), e de uma disposição a abrir os olhos e os ouvidos, desde a potência da infância aos exercícios, às lições, às aprendizagens, aos conhecimentos aí em jogo, sem deixar de acolher o não saber, o silêncio, as lacunas com que se constituem.
id UFRGS-2_f8b85b860abb6e396a3fefdf0224f4dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Rosana AparecidaAlmansa, Sandra Espinosa2021-03-12T04:19:58Z20202525-2089http://hdl.handle.net/10183/218670001122877Neste ensaio, discutimos possibilidades de encontros e integrações entre o cinema e a educação. Dispomo-nos a pensar, por meio de nossas experiências fílmicas e docentes, a respeito dos modos pelos quais o cinema pode se imbricar com a vida, com nossos corpos no mundo, com o mundo no qual vivemos, ao qual criamos e do qual participamos. E, com isso, imaginamos modos pelos quais propor uma aula, e organizar os gestos de uma aula, com cinema. Sem pretender esgotar o assunto, as discussões encaminham-se filosoficamente para a defesa de um trabalho de invenções com cinema e educação, em que a experiência educativa e a experiência do cinema já não apresentem divisas tão claras, mas se fazem e se afirmam como um composto (e desde um componente) de imersão (nos filmes, na aula), e de uma disposição a abrir os olhos e os ouvidos, desde a potência da infância aos exercícios, às lições, às aprendizagens, aos conhecimentos aí em jogo, sem deixar de acolher o não saber, o silêncio, as lacunas com que se constituem.In this essay, we discuss possibilities of encounters and integrations between cinema and education. We are willing to think, through our film and teaching experiences, about the ways in which cinema can be interlaced with life, with our bodies in the world, with the world we live in, which we create and we participate in. And with this we imagine ways in which to propose a class, and organize the gestures of a class, with cinema. Without trying to exhaust the subject, the discussions are philosophically directed towards the defense of a work of inventions with cinema and education, in which the educational experience and the experience of the cinema no longer present such clear boundaries, but are made and affirmed themselves as a compound (and a component) of immersion (in films, in class), and a willingness to open our eyes and ears, from the power of childhood, to exercises, to lessons, to learning, to the knowledge at stake, without ceasing to welcome the not knowing, the silence, the gaps with which they are constituted.En este ensayo discutimos posibilidades de encuentro e integraciones entre el cine y la educación. Nos disponemos a pensar, por medio de nuestras experiencias cinematográficas y docentes, acerca de los modos por los que el cine puede imbricarse con la vida, con nuestros cuerpos en el mundo, con el mundo en el que vivimos, al que creamos y del que participamos. Y con eso imaginamos modos por los cuales proponer una clase, y organizar los gestos de una clase, con cine. Sin pretender agotar el assunto, las discusiones avanzan filosóficamente hacia la defensa de un trabajo de invenciones con cine y educación, en el que la experiencia educativa y la experiencia del cine ya no presenten divisas tan claras, pero se hacen y se afirman como un compuesto (y desde un componente) de inmersión (en las películas, en la clase), y de una disposición a abrir los ojos y los oídos, desde la potencia de la infancia a los ejercicios, a las lecciones, a los aprendizajes, a los conocimientos en juego, sin dejar de acoger el no saber, el silencio, ni los vacíos con que se constituyen.application/pdfporSaberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación. Mendoza, Argentina. Vol. 5, n. 2 (2020), 12 p.Cinema educativoFilosofiaCinemaEducationPhilosophyInventionCineEducaciónFilosofíaInvenciónA aula, o cinema : exercício e invençãoLa clase, el cine : ejercicio e invenciónThe class, the cinema : exercise and inventionEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122877.pdf.txt001122877.pdf.txtExtracted Texttext/plain38791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/2/001122877.pdf.txt481fbb2333a70f4ef4bde47383416756MD52ORIGINAL001122877.pdfTexto completoapplication/pdf417953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/1/001122877.pdf8e72a28f3565693bf6c3d237ea0db734MD5110183/2186702021-08-18 04:38:38.570408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aula, o cinema : exercício e invenção
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La clase, el cine : ejercicio e invención
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The class, the cinema : exercise and invention
title A aula, o cinema : exercício e invenção
spellingShingle A aula, o cinema : exercício e invenção
Fernandes, Rosana Aparecida
Cinema educativo
Filosofia
Cinema
Education
Philosophy
Invention
Cine
Educación
Filosofía
Invención
title_short A aula, o cinema : exercício e invenção
title_full A aula, o cinema : exercício e invenção
title_fullStr A aula, o cinema : exercício e invenção
title_full_unstemmed A aula, o cinema : exercício e invenção
title_sort A aula, o cinema : exercício e invenção
author Fernandes, Rosana Aparecida
author_facet Fernandes, Rosana Aparecida
Almansa, Sandra Espinosa
author_role author
author2 Almansa, Sandra Espinosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rosana Aparecida
Almansa, Sandra Espinosa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema educativo
Filosofia
topic Cinema educativo
Filosofia
Cinema
Education
Philosophy
Invention
Cine
Educación
Filosofía
Invención
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinema
Education
Philosophy
Invention
dc.subject.spa.fl_str_mv Cine
Educación
Filosofía
Invención
description Neste ensaio, discutimos possibilidades de encontros e integrações entre o cinema e a educação. Dispomo-nos a pensar, por meio de nossas experiências fílmicas e docentes, a respeito dos modos pelos quais o cinema pode se imbricar com a vida, com nossos corpos no mundo, com o mundo no qual vivemos, ao qual criamos e do qual participamos. E, com isso, imaginamos modos pelos quais propor uma aula, e organizar os gestos de uma aula, com cinema. Sem pretender esgotar o assunto, as discussões encaminham-se filosoficamente para a defesa de um trabalho de invenções com cinema e educação, em que a experiência educativa e a experiência do cinema já não apresentem divisas tão claras, mas se fazem e se afirmam como um composto (e desde um componente) de imersão (nos filmes, na aula), e de uma disposição a abrir os olhos e os ouvidos, desde a potência da infância aos exercícios, às lições, às aprendizagens, aos conhecimentos aí em jogo, sem deixar de acolher o não saber, o silêncio, as lacunas com que se constituem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-12T04:19:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218670
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-2089
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122877
identifier_str_mv 2525-2089
001122877
url http://hdl.handle.net/10183/218670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación. Mendoza, Argentina. Vol. 5, n. 2 (2020), 12 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/2/001122877.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/1/001122877.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 481fbb2333a70f4ef4bde47383416756
8e72a28f3565693bf6c3d237ea0db734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010107383808