A aula, o cinema : exercício e invenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218670 |
Resumo: | Neste ensaio, discutimos possibilidades de encontros e integrações entre o cinema e a educação. Dispomo-nos a pensar, por meio de nossas experiências fílmicas e docentes, a respeito dos modos pelos quais o cinema pode se imbricar com a vida, com nossos corpos no mundo, com o mundo no qual vivemos, ao qual criamos e do qual participamos. E, com isso, imaginamos modos pelos quais propor uma aula, e organizar os gestos de uma aula, com cinema. Sem pretender esgotar o assunto, as discussões encaminham-se filosoficamente para a defesa de um trabalho de invenções com cinema e educação, em que a experiência educativa e a experiência do cinema já não apresentem divisas tão claras, mas se fazem e se afirmam como um composto (e desde um componente) de imersão (nos filmes, na aula), e de uma disposição a abrir os olhos e os ouvidos, desde a potência da infância aos exercícios, às lições, às aprendizagens, aos conhecimentos aí em jogo, sem deixar de acolher o não saber, o silêncio, as lacunas com que se constituem. |
id |
UFRGS-2_f8b85b860abb6e396a3fefdf0224f4dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Rosana AparecidaAlmansa, Sandra Espinosa2021-03-12T04:19:58Z20202525-2089http://hdl.handle.net/10183/218670001122877Neste ensaio, discutimos possibilidades de encontros e integrações entre o cinema e a educação. Dispomo-nos a pensar, por meio de nossas experiências fílmicas e docentes, a respeito dos modos pelos quais o cinema pode se imbricar com a vida, com nossos corpos no mundo, com o mundo no qual vivemos, ao qual criamos e do qual participamos. E, com isso, imaginamos modos pelos quais propor uma aula, e organizar os gestos de uma aula, com cinema. Sem pretender esgotar o assunto, as discussões encaminham-se filosoficamente para a defesa de um trabalho de invenções com cinema e educação, em que a experiência educativa e a experiência do cinema já não apresentem divisas tão claras, mas se fazem e se afirmam como um composto (e desde um componente) de imersão (nos filmes, na aula), e de uma disposição a abrir os olhos e os ouvidos, desde a potência da infância aos exercícios, às lições, às aprendizagens, aos conhecimentos aí em jogo, sem deixar de acolher o não saber, o silêncio, as lacunas com que se constituem.In this essay, we discuss possibilities of encounters and integrations between cinema and education. We are willing to think, through our film and teaching experiences, about the ways in which cinema can be interlaced with life, with our bodies in the world, with the world we live in, which we create and we participate in. And with this we imagine ways in which to propose a class, and organize the gestures of a class, with cinema. Without trying to exhaust the subject, the discussions are philosophically directed towards the defense of a work of inventions with cinema and education, in which the educational experience and the experience of the cinema no longer present such clear boundaries, but are made and affirmed themselves as a compound (and a component) of immersion (in films, in class), and a willingness to open our eyes and ears, from the power of childhood, to exercises, to lessons, to learning, to the knowledge at stake, without ceasing to welcome the not knowing, the silence, the gaps with which they are constituted.En este ensayo discutimos posibilidades de encuentro e integraciones entre el cine y la educación. Nos disponemos a pensar, por medio de nuestras experiencias cinematográficas y docentes, acerca de los modos por los que el cine puede imbricarse con la vida, con nuestros cuerpos en el mundo, con el mundo en el que vivimos, al que creamos y del que participamos. Y con eso imaginamos modos por los cuales proponer una clase, y organizar los gestos de una clase, con cine. Sin pretender agotar el assunto, las discusiones avanzan filosóficamente hacia la defensa de un trabajo de invenciones con cine y educación, en el que la experiencia educativa y la experiencia del cine ya no presenten divisas tan claras, pero se hacen y se afirman como un compuesto (y desde un componente) de inmersión (en las películas, en la clase), y de una disposición a abrir los ojos y los oídos, desde la potencia de la infancia a los ejercicios, a las lecciones, a los aprendizajes, a los conocimientos en juego, sin dejar de acoger el no saber, el silencio, ni los vacíos con que se constituyen.application/pdfporSaberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación. Mendoza, Argentina. Vol. 5, n. 2 (2020), 12 p.Cinema educativoFilosofiaCinemaEducationPhilosophyInventionCineEducaciónFilosofíaInvenciónA aula, o cinema : exercício e invençãoLa clase, el cine : ejercicio e invenciónThe class, the cinema : exercise and inventionEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122877.pdf.txt001122877.pdf.txtExtracted Texttext/plain38791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/2/001122877.pdf.txt481fbb2333a70f4ef4bde47383416756MD52ORIGINAL001122877.pdfTexto completoapplication/pdf417953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/1/001122877.pdf8e72a28f3565693bf6c3d237ea0db734MD5110183/2186702021-08-18 04:38:38.570408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La clase, el cine : ejercicio e invención |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The class, the cinema : exercise and invention |
title |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
spellingShingle |
A aula, o cinema : exercício e invenção Fernandes, Rosana Aparecida Cinema educativo Filosofia Cinema Education Philosophy Invention Cine Educación Filosofía Invención |
title_short |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
title_full |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
title_fullStr |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
title_full_unstemmed |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
title_sort |
A aula, o cinema : exercício e invenção |
author |
Fernandes, Rosana Aparecida |
author_facet |
Fernandes, Rosana Aparecida Almansa, Sandra Espinosa |
author_role |
author |
author2 |
Almansa, Sandra Espinosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rosana Aparecida Almansa, Sandra Espinosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema educativo Filosofia |
topic |
Cinema educativo Filosofia Cinema Education Philosophy Invention Cine Educación Filosofía Invención |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema Education Philosophy Invention |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Cine Educación Filosofía Invención |
description |
Neste ensaio, discutimos possibilidades de encontros e integrações entre o cinema e a educação. Dispomo-nos a pensar, por meio de nossas experiências fílmicas e docentes, a respeito dos modos pelos quais o cinema pode se imbricar com a vida, com nossos corpos no mundo, com o mundo no qual vivemos, ao qual criamos e do qual participamos. E, com isso, imaginamos modos pelos quais propor uma aula, e organizar os gestos de uma aula, com cinema. Sem pretender esgotar o assunto, as discussões encaminham-se filosoficamente para a defesa de um trabalho de invenções com cinema e educação, em que a experiência educativa e a experiência do cinema já não apresentem divisas tão claras, mas se fazem e se afirmam como um composto (e desde um componente) de imersão (nos filmes, na aula), e de uma disposição a abrir os olhos e os ouvidos, desde a potência da infância aos exercícios, às lições, às aprendizagens, aos conhecimentos aí em jogo, sem deixar de acolher o não saber, o silêncio, as lacunas com que se constituem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-12T04:19:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218670 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-2089 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122877 |
identifier_str_mv |
2525-2089 001122877 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación. Mendoza, Argentina. Vol. 5, n. 2 (2020), 12 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/2/001122877.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218670/1/001122877.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
481fbb2333a70f4ef4bde47383416756 8e72a28f3565693bf6c3d237ea0db734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225010107383808 |