Mecanismo de desenvolvimento limpo: análise da viabilidade do uso de ônibus híbridos no transporte público urbano brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32259 |
Resumo: | O setor de transporte é um dos principais emissores dos gases do efeito estufa (GEE) do planeta. Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade do desenvolvimento de um projeto de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) no setor de transporte a partir do uso de ônibus de tecnologia híbrido-diesel em frota de transporte público. Para tanto, aplicou-se uma metodologia aprovada de MDL em uma frota veicular de uma empresa de transporte público urbano e verificou-se a viabilidade do projeto quanto ao aspecto financeiro e quanto ao desenvolvimento de um MDL conforme os requisitos exigidos pelo Conselho Executivo. O projeto mostrou-se viável em ambos aspectos analisados: desenvolvimento de MDL no setor de transportes e financeiramente. |
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Arioli, Magdala SattLindau, Luis AntonioNodari, Christine Tessele2011-09-29T01:18:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/32259000785549O setor de transporte é um dos principais emissores dos gases do efeito estufa (GEE) do planeta. Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade do desenvolvimento de um projeto de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) no setor de transporte a partir do uso de ônibus de tecnologia híbrido-diesel em frota de transporte público. Para tanto, aplicou-se uma metodologia aprovada de MDL em uma frota veicular de uma empresa de transporte público urbano e verificou-se a viabilidade do projeto quanto ao aspecto financeiro e quanto ao desenvolvimento de um MDL conforme os requisitos exigidos pelo Conselho Executivo. O projeto mostrou-se viável em ambos aspectos analisados: desenvolvimento de MDL no setor de transportes e financeiramente.The transportation sector is one of the major emitters of greenhouse gases. This study aimed to examine the feasibility of developing a clean development mechanism (CDM) project in the transport sector through the use of hybrid bus in a public transportation fleet. Therefore, it was applied an approved CDM methodology on a bus fleet of a public urban transportation company and it was verified the project viability according to the financial aspect and to the requirements made by the Executive Board of the UNFCCC. The project shows to be feasible in both aspects analyzed: development of CDM in the transportation sector and financially.application/pdfporEngenharia de produçãoMecanismo de desenvolvimento limpo: análise da viabilidade do uso de ônibus híbridos no transporte público urbano brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785549.pdf.txt000785549.pdf.txtExtracted Texttext/plain43752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32259/2/000785549.pdf.txt5059fece2c08376212b59eda1b766c9cMD52ORIGINAL000785549.pdf000785549.pdfTexto completoapplication/pdf324620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32259/1/000785549.pdfb3f881b573255201c4a3eb9475fc7c0dMD51THUMBNAIL000785549.pdf.jpg000785549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32259/3/000785549.pdf.jpgeaacc222e9a3200b0e0ea97d4c61c432MD5310183/322592018-10-10 07:52:57.805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:52:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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