Sistematização de um inventário de emissões de gases de efeito estuda para mobilidade urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arioli, Magdala Satt
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211262
Resumo: Esta tese aborda o processo de elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para mobilidade urbana. Diante da contribuição das emissões de transportes nas cidades brasileiras e a da importância da realização de um inventário como ferramenta para elaboração de políticas climáticas, esta tese propõem uma sistematização de um inventário bottom-up de emissões de GEE para mobilidade urbana nas cidades brasileiras, tendo como estudo de caso Belo Horizonte. O processo de construção da sistematização é realizado através de três artigos. No primeiro artigo, por meio de uma revisão sistemática, avalia-se a evolução das metodologias de inventários de GEE a nível local, e identifica como as cidades têm estimado as emissões de transportes – abordagem top down ou bottom-up. No segundo artigo, o processo de elaboração de inventário de emissões de GEE em Belo Horizonte é analisado, assim como o impacto dessa prática no desenvolvimento de políticas climáticas. A sistematização de um inventário bottom-up é apresentada no terceiro artigo. O processo da sistematização identifica pontos críticos que comprometem a qualidade do inventário: abrangência das emissões no limite da cidade, déficit de dados para o modo de transporte motorizado individual e determinação do market share do consumo de etanol. O trabalho conclui que ações de melhorias para coleta de dados como inspeção veicular associada ao uso de novas tecnologias como Big Data apresentam potencial para auxiliar na qualidade do inventário. Por fim, a sistematização proposta nesta tese, além de caracterizar o perfil das emissões de GEE da mobilidade urbana, fornece uma base de dados com nível de detalhamento que pode auxiliar as cidades na tomada de decisão e direcionar apropriadamente medidas mitigatórias de GEE.
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spelling Arioli, Magdala SattCybis, Helena Beatriz BettellaD'Agosto, Márcio de Almeida2020-07-02T03:36:22Z2020http://hdl.handle.net/10183/211262001115545Esta tese aborda o processo de elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para mobilidade urbana. Diante da contribuição das emissões de transportes nas cidades brasileiras e a da importância da realização de um inventário como ferramenta para elaboração de políticas climáticas, esta tese propõem uma sistematização de um inventário bottom-up de emissões de GEE para mobilidade urbana nas cidades brasileiras, tendo como estudo de caso Belo Horizonte. O processo de construção da sistematização é realizado através de três artigos. No primeiro artigo, por meio de uma revisão sistemática, avalia-se a evolução das metodologias de inventários de GEE a nível local, e identifica como as cidades têm estimado as emissões de transportes – abordagem top down ou bottom-up. No segundo artigo, o processo de elaboração de inventário de emissões de GEE em Belo Horizonte é analisado, assim como o impacto dessa prática no desenvolvimento de políticas climáticas. A sistematização de um inventário bottom-up é apresentada no terceiro artigo. O processo da sistematização identifica pontos críticos que comprometem a qualidade do inventário: abrangência das emissões no limite da cidade, déficit de dados para o modo de transporte motorizado individual e determinação do market share do consumo de etanol. O trabalho conclui que ações de melhorias para coleta de dados como inspeção veicular associada ao uso de novas tecnologias como Big Data apresentam potencial para auxiliar na qualidade do inventário. Por fim, a sistematização proposta nesta tese, além de caracterizar o perfil das emissões de GEE da mobilidade urbana, fornece uma base de dados com nível de detalhamento que pode auxiliar as cidades na tomada de decisão e direcionar apropriadamente medidas mitigatórias de GEE.This thesis addresses the elaboration process of greenhouse gas (GHG) emissions inventory for urban mobility. In light of the contribution of transport emissions in Brazilian cities and the importance of compiling GHG inventory as a tool to guide climate policies, this study proposes a systematization of a bottom-up GHG inventory for urban mobility, using Belo Horizonte, Brazil, as a case study. The construction of the systematization is conducted in three articles. In the first article, through a systematic review, the evolution of city-scale GHG inventory methodologies is assessed, and it identifies how cities are estimating transport emissions - top down or bottom-up approach. In the second article, the elaboration process of a GHG inventory in Belo Horizonte is analyzed, as well as the impact of this practice on the development of climate policies. The systematization of a bottom-up inventory is presented in the third article. The systematization process identifies critical points that compromise the quality of the inventory: the allocation of emission according to the system boundary, deficit of data for the private motorized modes and determination of the market share of ethanol consumption. The thesis concludes that measures to improve data collection such as vehicular inspection associated with the use of new technologies such as Big Data have the potential to assist in the quality of the inventory. Finally, the systematization proposed in this thesis provides the profile of GHG emissions from urban mobility and in addition offers a database with detail level that can assist cities authorities to guide appropriately GHG mitigation measures.application/pdfporMudanças climáticasTransporte rodoviárioMobilidade urbanaEfeito estufaEmissões atmosféricasClimate changeUrban road transportGHG inventoryGHG inventory methodsTransport GHG accountingSistematização de um inventário de emissões de gases de efeito estuda para mobilidade urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115545.pdf.txt001115545.pdf.txtExtracted Texttext/plain45462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211262/2/001115545.pdf.txt22057feba85c73914892c5d11045bcfcMD52ORIGINAL001115545.pdfTexto parcialapplication/pdf257505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211262/1/001115545.pdf8c9c1dd56d8c624bd2488ab89f4ccfb0MD5110183/2112622020-07-03 03:41:19.959936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-03T06:41:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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