Contribuição da pós-graduação na formação do enfermeiro na atenção ao idoso no contexto australiano e mundial : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fengler, Fernanda Lais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129064
Resumo: Introdução: Universalmente, o envelhecimento populacional cresce à medida que as pessoas vivem por mais tempo, sendo importante formar enfermeiros para atuar na saúde do idoso. A presente revisão integrativa faz parte de uma investigação maior que versa sobre a formação de pós-graduação de enfermeiros na Austrália na saúde do idoso. Objetivo: Examinar a literatura relevante e atual sobre a contribuição de programas de pós-graduação na formação do enfermeiro para o trabalho e na atenção à saúde da pessoa idosa no contexto australiano e mundial. Métodos: Estudo do tipo Revisão Integrativa (RI) da literatura. A formulação do problema deu-se por intermédio da seguinte questão norteadora: Como programas de graduação e de pós-graduação podem contribuir para a preparação do enfermeiro na atenção à saúde da pessoa idosa?. A pesquisa foi realizada no CINAHL e no PubMed. Foram incluídos 23 artigos e dois livros, todos no idioma inglês. Os resultados dos artigos selecionados foram analisados tendo por base algumas características da publicação e a questão norteadora do estudo. Resultados: Foram identificados 23 artigos e, destes, 61% publicados em revistas americanas. Verifica-se que há um leque de especializações disponíveis em programas de pós-graduação na Austrália e em outros países, com características comuns e outras diversas. Foram identificados como pontos-chave para preparar o enfermeiro para atuar em serviços voltados à população idosa: aquisição de conhecimentos sobre cronicidade das doenças, perfil sociodemográfico, entre outros; desenvolvimento de habilidades específicas (liderança, confiança e compaixão), alcance de competências específicas e contar com apoio da equipe na transição do papel de recém-graduado para o de profissional especializado. Ainda há necessidade de desenvolver estudos de avaliação de programas de pós-graduação para que os currículos, competências e recursos necessários sejam divulgados e discutidos. Considerações finais: Esta revisão integrativa demonstra que o programa de pós-graduação é de fundamental importância para a criação de profissionais de enfermagem competentes. No entanto, não se sabe muito sobre os programas de pós-graduação no cuidado ao idoso.
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