A pós-graduação stricto sensu brasileira em gerontologia: aproximações à concepção ideopolítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Fernanda Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014zvj
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33738
Resumo: Compreender a concepção ideopolítica subjacente à pós-graduação brasileira stricto sensu em Gerontologia é o objetivo deste estudo. Para tanto, foi necessário: a) contextualizar a política de pós-graduação stricto sensu no Brasil; b) explorar os programas de mestrado e doutorado em Gerontologia; e c) analisar os documentos que normatizam os Programas, no que diz respeito aos conteúdos ideopolíticos dos mesmos. Para apreender se os programas reforçam a tendência ideologizante hegemônica, a qual funda a Gerontologia tradicional e nela se estabelece ou, se resistindo a isso, esses programas oferecem elementos capazes de avançar criticamente, favorecendo a apreensão da desnaturalização das desigualdades sociais e diferenciações existentes na velhice e no envelhecimento. Foram elaborados seis parâmetros de análise, embasados na teoria social crítica: 1. Associação do envelhecimento humano com o processo de trabalho 2. Favorecimento da análise do envelhecimento humano para além de um dado natural. 3. Resgate à história da Gerontologia associada a processos sociais mais amplos 4. Ultrapassagem do âmbito de responsabilização individual e familiar, referenciando as Políticas Públicas afirmativas de direito. 5. Presença de referências críticas da Gerontologia nas ementas das disciplinas. 6. Posicionamento ideopolítico expresso. É iluminado pela concepção teórico-metodológica dialética de análise da realidade social, sendo, portanto, de natureza qualitativa. O desenho do estudo é descritivo e explicativo, constituído por pesquisa teórica, com o suporte de pesquisa documental e de referências bibliográficas. Os documentos analisados demonstraram que prevalece a configuração da Gerontologia tradicional, porém, com a presença de alguns pontos críticos, requerendo a necessidade de fortalece-los para avançar muito mais criticamente.
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Para apreender se os programas reforçam a tendência ideologizante hegemônica, a qual funda a Gerontologia tradicional e nela se estabelece ou, se resistindo a isso, esses programas oferecem elementos capazes de avançar criticamente, favorecendo a apreensão da desnaturalização das desigualdades sociais e diferenciações existentes na velhice e no envelhecimento. Foram elaborados seis parâmetros de análise, embasados na teoria social crítica: 1. Associação do envelhecimento humano com o processo de trabalho 2. Favorecimento da análise do envelhecimento humano para além de um dado natural. 3. Resgate à história da Gerontologia associada a processos sociais mais amplos 4. Ultrapassagem do âmbito de responsabilização individual e familiar, referenciando as Políticas Públicas afirmativas de direito. 5. Presença de referências críticas da Gerontologia nas ementas das disciplinas. 6. Posicionamento ideopolítico expresso. É iluminado pela concepção teórico-metodológica dialética de análise da realidade social, sendo, portanto, de natureza qualitativa. O desenho do estudo é descritivo e explicativo, constituído por pesquisa teórica, com o suporte de pesquisa documental e de referências bibliográficas. Os documentos analisados demonstraram que prevalece a configuração da Gerontologia tradicional, porém, com a presença de alguns pontos críticos, requerendo a necessidade de fortalece-los para avançar muito mais criticamente.The aim of this study is to understand ideopolitical conception underlying to stricto sensu Brazilian post-graduation in gerontology. To do so, it was necessary to: (i) contextualize stricto sensu postgraduate policy in Brazil; (ii) identify master and doctoral programs in gerontology; and (iii) analyze documents that regulate the programs, with respect to their ideopolitical contents. In order to aprehend if the programs reinforce hegemonic ideological tendency, which founds traditional Gerontology and establishes itself in it, or, resisting to that, these programs offer elements capable of advancing critically, favoring denaturalization apprehension of social inequalities and existing differentiations in old age and aging, six parameters of analysis were elaborated, based on critical social theory: 1.Gerontology history account, associated to broader social processes; 2. Association of human aging with work process; 3. Favoring the analysis of human aging beyond a natural datum; 4. Exceeding the scope of individual and family accountability, referencing law affirmative Public Policies; 5. Presence of gerontology critical references in the syllabus of disciplines; and 6. Expressed ideopolitical positioning. It is illuminated by dialectical theoretical-methodological conception of social reality analysis, being therefore of qualitative nature. Study design is descriptive and explanatory, consisting of theoretical research, with documentary research support and bibliographical references. The documents analyzed showed that traditional gerontology configuration prevails; however, with the presence of some critical points. If strengthened, they can advance much more critically.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GerontologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de pós-graduaçãoGerontologiaTendênciasA pós-graduação stricto sensu brasileira em gerontologia: aproximações à concepção ideopolíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Fernanda Tavares Arruda.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Fernanda Tavares Arruda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33738/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Tavares%20Arruda.pdf.jpgca370cbbe368a548cdcc30f0fe0db462MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Fernanda Tavares Arruda.pdfDISSERTAÇÃO Fernanda Tavares Arruda.pdfapplication/pdf835083https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33738/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Tavares%20Arruda.pdf96b0e5038796e496cfcbe59e44d07be5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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