Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232540 |
Resumo: | Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação. |
id |
UFRGS-2_f996adf6c0efba485c129cfa840e1d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232540 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Welter, Larissa MarxSouza, Ângela Rozane Leal deTrajano, Brenda de BorbaBehr, Ariel2021-12-03T04:42:35Z20211678-2089http://hdl.handle.net/10183/232540001130275Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.This study aims to analyze the configuration of the social network of co-authorship of Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Accounting, in the 2013-2016 quadrennium, based on the production of paperspublished in journals of their permanent teachers. A documentary study was performedusing sociometric tools to analyze 21 programs and 291 curricula, with master's and doctorate. The main results of the research show a low density of social networks of document co-authorships. However, there is an increase in this density, when compared with previous similar studies, indicating a historical increase in co-authorship. It was found that individual characteristics of teachers influence their potential to contribute to fostering partnerships, between authors and between postgraduate programs.Este estudio tuvo como objetivo analizar la configuración de la red social de coautoría de los programas de posgrado stricto sensu en Contabilidad en Brasil, en el cuatrienio 2013-2016, a partir de la producción docente de artículos publicados en revistas científicas. Se realizó unestudio documental, analizandocon herramientas sociométricas, 291 lattes curriculares de todos los profesores permanentes de 21 posgrados en contabilidade, con maestría y doctorado. Los principales hallazgos indican una baja densidad de redes sociales en coautoría de profesores. Sin embargo, hay un aumento en esta densidadcuando se compara con estudios similares anteriores, indicandoun aumento histórico en la coautoría. Las características individuales de los docentes influyen en su potencial contributivoa fomentar las asociaciones, tanto entre autores como entre programas.application/pdfporContextus : revista contemporânea de economia e gestão. Ceará. Vol. 19, n. 10 (jan./dez. 2021), p. 146-159Produção intelectualContabilidadeRedes sociaisSocial networks analysisCo-authorshipnetworksPostgraduate programs in AccountingScientific production of teachersFostering partneshipsAnálisis de redes socialesRedes de coautoríaProgramas de posgrado en ContabilidadProducción científica de professoresFomentando asociacionesRedes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em ContabilidadeCo-authorship networks of Brazilian postgraduate programs in Accounting Redes de coautoría de los programas de posgrado en Contabilidad brasileños info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130275.pdf.txt001130275.pdf.txtExtracted Texttext/plain58976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/3/001130275.pdf.txt33043cbb361291d97416f39aa32cd432MD53001130275-02.pdf.txt001130275-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain58104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/4/001130275-02.pdf.txt6af5c294092ecd66ff663431ecc4c35eMD54ORIGINAL001130275.pdfTexto completoapplication/pdf4471423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/1/001130275.pdf63269b499027f63cc3e0073da111c1c4MD51001130275-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf4345144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/2/001130275-02.pdf9649d7f4cbbca17d267fc624557b982dMD5210183/2325402021-12-06 05:38:19.205613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Co-authorship networks of Brazilian postgraduate programs in Accounting |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Redes de coautoría de los programas de posgrado en Contabilidad brasileños |
title |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
spellingShingle |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade Welter, Larissa Marx Produção intelectual Contabilidade Redes sociais Social networks analysis Co-authorshipnetworks Postgraduate programs in Accounting Scientific production of teachers Fostering partneships Análisis de redes sociales Redes de coautoría Programas de posgrado en Contabilidad Producción científica de professores Fomentando asociaciones |
title_short |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
title_full |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
title_fullStr |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
title_full_unstemmed |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
title_sort |
Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade |
author |
Welter, Larissa Marx |
author_facet |
Welter, Larissa Marx Souza, Ângela Rozane Leal de Trajano, Brenda de Borba Behr, Ariel |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ângela Rozane Leal de Trajano, Brenda de Borba Behr, Ariel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welter, Larissa Marx Souza, Ângela Rozane Leal de Trajano, Brenda de Borba Behr, Ariel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção intelectual Contabilidade Redes sociais |
topic |
Produção intelectual Contabilidade Redes sociais Social networks analysis Co-authorshipnetworks Postgraduate programs in Accounting Scientific production of teachers Fostering partneships Análisis de redes sociales Redes de coautoría Programas de posgrado en Contabilidad Producción científica de professores Fomentando asociaciones |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social networks analysis Co-authorshipnetworks Postgraduate programs in Accounting Scientific production of teachers Fostering partneships |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Análisis de redes sociales Redes de coautoría Programas de posgrado en Contabilidad Producción científica de professores Fomentando asociaciones |
description |
Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-03T04:42:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232540 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-2089 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130275 |
identifier_str_mv |
1678-2089 001130275 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Contextus : revista contemporânea de economia e gestão. Ceará. Vol. 19, n. 10 (jan./dez. 2021), p. 146-159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/3/001130275.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/4/001130275-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/1/001130275.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/2/001130275-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33043cbb361291d97416f39aa32cd432 6af5c294092ecd66ff663431ecc4c35e 63269b499027f63cc3e0073da111c1c4 9649d7f4cbbca17d267fc624557b982d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447776343883776 |