Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welter, Larissa Marx
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Ângela Rozane Leal de, Trajano, Brenda de Borba, Behr, Ariel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232540
Resumo: Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.
id UFRGS-2_f996adf6c0efba485c129cfa840e1d43
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Welter, Larissa MarxSouza, Ângela Rozane Leal deTrajano, Brenda de BorbaBehr, Ariel2021-12-03T04:42:35Z20211678-2089http://hdl.handle.net/10183/232540001130275Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.This study aims to analyze the configuration of the social network of co-authorship of Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Accounting, in the 2013-2016 quadrennium, based on the production of paperspublished in journals of their permanent teachers. A documentary study was performedusing sociometric tools to analyze 21 programs and 291 curricula, with master's and doctorate. The main results of the research show a low density of social networks of document co-authorships. However, there is an increase in this density, when compared with previous similar studies, indicating a historical increase in co-authorship. It was found that individual characteristics of teachers influence their potential to contribute to fostering partnerships, between authors and between postgraduate programs.Este estudio tuvo como objetivo analizar la configuración de la red social de coautoría de los programas de posgrado stricto sensu en Contabilidad en Brasil, en el cuatrienio 2013-2016, a partir de la producción docente de artículos publicados en revistas científicas. Se realizó unestudio documental, analizandocon herramientas sociométricas, 291 lattes curriculares de todos los profesores permanentes de 21 posgrados en contabilidade, con maestría y doctorado. Los principales hallazgos indican una baja densidad de redes sociales en coautoría de profesores. Sin embargo, hay un aumento en esta densidadcuando se compara con estudios similares anteriores, indicandoun aumento histórico en la coautoría. Las características individuales de los docentes influyen en su potencial contributivoa fomentar las asociaciones, tanto entre autores como entre programas.application/pdfporContextus : revista contemporânea de economia e gestão. Ceará. Vol. 19, n. 10 (jan./dez. 2021), p. 146-159Produção intelectualContabilidadeRedes sociaisSocial networks analysisCo-authorshipnetworksPostgraduate programs in AccountingScientific production of teachersFostering partneshipsAnálisis de redes socialesRedes de coautoríaProgramas de posgrado en ContabilidadProducción científica de professoresFomentando asociacionesRedes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em ContabilidadeCo-authorship networks of Brazilian postgraduate programs in Accounting Redes de coautoría de los programas de posgrado en Contabilidad brasileños info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130275.pdf.txt001130275.pdf.txtExtracted Texttext/plain58976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/3/001130275.pdf.txt33043cbb361291d97416f39aa32cd432MD53001130275-02.pdf.txt001130275-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain58104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/4/001130275-02.pdf.txt6af5c294092ecd66ff663431ecc4c35eMD54ORIGINAL001130275.pdfTexto completoapplication/pdf4471423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/1/001130275.pdf63269b499027f63cc3e0073da111c1c4MD51001130275-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf4345144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/2/001130275-02.pdf9649d7f4cbbca17d267fc624557b982dMD5210183/2325402021-12-06 05:38:19.205613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Co-authorship networks of Brazilian postgraduate programs in Accounting
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Redes de coautoría de los programas de posgrado en Contabilidad brasileños
title Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
spellingShingle Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
Welter, Larissa Marx
Produção intelectual
Contabilidade
Redes sociais
Social networks analysis
Co-authorshipnetworks
Postgraduate programs in Accounting
Scientific production of teachers
Fostering partneships
Análisis de redes sociales
Redes de coautoría
Programas de posgrado en Contabilidad
Producción científica de professores
Fomentando asociaciones
title_short Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
title_full Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
title_fullStr Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
title_full_unstemmed Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
title_sort Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
author Welter, Larissa Marx
author_facet Welter, Larissa Marx
Souza, Ângela Rozane Leal de
Trajano, Brenda de Borba
Behr, Ariel
author_role author
author2 Souza, Ângela Rozane Leal de
Trajano, Brenda de Borba
Behr, Ariel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welter, Larissa Marx
Souza, Ângela Rozane Leal de
Trajano, Brenda de Borba
Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Produção intelectual
Contabilidade
Redes sociais
topic Produção intelectual
Contabilidade
Redes sociais
Social networks analysis
Co-authorshipnetworks
Postgraduate programs in Accounting
Scientific production of teachers
Fostering partneships
Análisis de redes sociales
Redes de coautoría
Programas de posgrado en Contabilidad
Producción científica de professores
Fomentando asociaciones
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks analysis
Co-authorshipnetworks
Postgraduate programs in Accounting
Scientific production of teachers
Fostering partneships
dc.subject.spa.fl_str_mv Análisis de redes sociales
Redes de coautoría
Programas de posgrado en Contabilidad
Producción científica de professores
Fomentando asociaciones
description Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-03T04:42:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232540
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-2089
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130275
identifier_str_mv 1678-2089
001130275
url http://hdl.handle.net/10183/232540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contextus : revista contemporânea de economia e gestão. Ceará. Vol. 19, n. 10 (jan./dez. 2021), p. 146-159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/3/001130275.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/4/001130275-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/1/001130275.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232540/2/001130275-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 33043cbb361291d97416f39aa32cd432
6af5c294092ecd66ff663431ecc4c35e
63269b499027f63cc3e0073da111c1c4
9649d7f4cbbca17d267fc624557b982d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225044882358272