Alternativas de precificação e comercialização de títulos de carbono para corporações : à vista de definição de mercado mandatório no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239876 |
Resumo: | O presente trabalho visa a estudar sobre as alternativas de precificação e comercialização de carbono que as empresas brasileiras podem utilizar, como forma de se preparar à possível implantação de um mercado mandatório de carbono no Brasil dentro dos próximos anos. Os principais objetivos desta pesquisa englobam avaliar quais as alternativas que estão sendo desenvolvidas no país para preparar as empresas para definições mandatórias de mercados e preços de carbono, abordar sobre os principais mercados globais em vigor como forma de utilizá-los como base e verificar se há alguma atribuição de risco climático dos mercados financeiros, pois entende-se que este possui potencial para direcionar ações corporativas em direção a uma economia mais sustentável. Para tal, faz-se uma revisão bibliográfica acerca dos temas que envolvem mudanças climáticas, precificação de gases do efeito estufa, comercialização de carbono e onde os mercados financeiros estão inseridos nesta discussão para engajar as empresas. A fim de que se alcance os objetivos deste trabalho, analisa-se os mercados de carbono e as alternativas de precificação mundial e de que forma o Brasil tem avançado neste sentido, desta maneira é possível compreender o que as empresas nacionais têm feito para se preparar e adquirir conhecimento caso seja definido mercado mandatório de carbono. Concluise que o Brasil precisa de interesse governamental em estabelecer um comércio mandatório de carbono para compor uma agenda sustentável que alcance as metas climáticas estabelecidas. Entende-se também que apenas estas definições de comércio e precificação não são suficientes para que se alcance as metas climáticas, mas são de grande valia para incentivar ações empresariais. Conclui-se, por fim, que a iniciativa privada tem trazido contribuições positivas no que concerne a preparar as empresas a esta possível definição mecanismo obrigatório de comercializar carbono, mas que precisa ser mais abrangente e contar com a participação de mais empresas de maneira contínua e consistente para que esteja preparada. |
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Havemann, Helen CardosoSilva, Leonardo Xavier da2022-06-07T04:40:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/239876001142076O presente trabalho visa a estudar sobre as alternativas de precificação e comercialização de carbono que as empresas brasileiras podem utilizar, como forma de se preparar à possível implantação de um mercado mandatório de carbono no Brasil dentro dos próximos anos. Os principais objetivos desta pesquisa englobam avaliar quais as alternativas que estão sendo desenvolvidas no país para preparar as empresas para definições mandatórias de mercados e preços de carbono, abordar sobre os principais mercados globais em vigor como forma de utilizá-los como base e verificar se há alguma atribuição de risco climático dos mercados financeiros, pois entende-se que este possui potencial para direcionar ações corporativas em direção a uma economia mais sustentável. Para tal, faz-se uma revisão bibliográfica acerca dos temas que envolvem mudanças climáticas, precificação de gases do efeito estufa, comercialização de carbono e onde os mercados financeiros estão inseridos nesta discussão para engajar as empresas. A fim de que se alcance os objetivos deste trabalho, analisa-se os mercados de carbono e as alternativas de precificação mundial e de que forma o Brasil tem avançado neste sentido, desta maneira é possível compreender o que as empresas nacionais têm feito para se preparar e adquirir conhecimento caso seja definido mercado mandatório de carbono. Concluise que o Brasil precisa de interesse governamental em estabelecer um comércio mandatório de carbono para compor uma agenda sustentável que alcance as metas climáticas estabelecidas. Entende-se também que apenas estas definições de comércio e precificação não são suficientes para que se alcance as metas climáticas, mas são de grande valia para incentivar ações empresariais. Conclui-se, por fim, que a iniciativa privada tem trazido contribuições positivas no que concerne a preparar as empresas a esta possível definição mecanismo obrigatório de comercializar carbono, mas que precisa ser mais abrangente e contar com a participação de mais empresas de maneira contínua e consistente para que esteja preparada.The present paper aims to study the carbon pricing and trading alternatives for the Brazilian companies, as a way of preparing for the possible implementation of a mandatory carbon market in Brazil within the next few years. The main objectives of this research include evaluating the alternatives that are being developed nationally to prepare companies for mandatory definitions of markets and carbon prices, analyzing the main global markets in force as a way of using them as a basis, and verifying if there is any attribution of climate risk from financial markets, as it is understood that this has the potential to direct corporate actions toward a more sustainable economy. For this purpose, a bibliographic review has been carried out on topics involving climate change, greenhouse gas pricing, carbon trading, and where financial markets are inserted in this discussion to engage companies. In order to achieve the paper’s objectives, global carbon markets and pricing alternatives were analyzed and how Brazil has advanced in this direction, thus it is possible to understand what national companies have been doing to prepare and acquire knowledge if a mandatory carbon market is defined. It is concluded that Brazil needs urgently government’s interest in establishing mandatory carbon trading market to compose a sustainable agenda that achieves the established climate goals. It is also understood that these definitions of trading and pricing alone are not enough to achieve climate goals, but are of great value to encourage business actions. Finally, it is concluded that the private sector has brought positive contributions in terms of preparing companies for this possible definition of a mandatory mechanism to trade carbon, but that it needs to be more widespread and count on the participation of more companies in a continuous and consistent so that is prepared.application/pdfporPrecificaçãoCarbonoComercializaçãoEmissions trading systemCarbon pricingClimate changesLow carbon economyAlternativas de precificação e comercialização de títulos de carbono para corporações : à vista de definição de mercado mandatório no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142076.pdf.txt001142076.pdf.txtExtracted Texttext/plain185848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239876/2/001142076.pdf.txt8596cd36397c7411084e57258451e324MD52ORIGINAL001142076.pdfTexto completoapplication/pdf677545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239876/1/001142076.pdfaf364dfcf65e5acf81e253238248b46aMD5110183/2398762022-06-08 04:40:38.302827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-08T07:40:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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