O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Andréia Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221156
Resumo: O presente artigo tem como proposta a cartografia de brincadeiras e de jogos nas vivências das crianças, jovens e adultos que vivem na Aldeia Guarani Tekoá Pindó Mirim (Palmeira Pequena), na Colônia de Itapuã na cidade de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de entender o que é o brincar para os indígenas e como integrar as brincadeiras às práticas educativas, e relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza junto com a Educação do Campo. Um dos fatores que fez a escolha deste tema é que a criança na brincadeira aprende com o adulto e o adulto ensina brincando. A cultura indígena é encantadora e inspiradora e ali aprendemos que a pessoa mais velha é a mais importante na aldeia devido a bagagem de experiências que carrega consigo, entende-se que a criança é o futuro e os indígenas passam muito dos seus valores no brincar.
id UFRGS-2_f9b5d92144d2c1737a69f7cc96b68c3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221156
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santana, Andréia NunesLabrea, Valéria da Cruz Viana2021-05-14T04:30:28Z2020http://hdl.handle.net/10183/221156001125576O presente artigo tem como proposta a cartografia de brincadeiras e de jogos nas vivências das crianças, jovens e adultos que vivem na Aldeia Guarani Tekoá Pindó Mirim (Palmeira Pequena), na Colônia de Itapuã na cidade de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de entender o que é o brincar para os indígenas e como integrar as brincadeiras às práticas educativas, e relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza junto com a Educação do Campo. Um dos fatores que fez a escolha deste tema é que a criança na brincadeira aprende com o adulto e o adulto ensina brincando. A cultura indígena é encantadora e inspiradora e ali aprendemos que a pessoa mais velha é a mais importante na aldeia devido a bagagem de experiências que carrega consigo, entende-se que a criança é o futuro e os indígenas passam muito dos seus valores no brincar.application/pdfporEducação do campoCiências da naturezaEducação indígenaJogosLudicidadeGuaraniO lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125576.pdf.txt001125576.pdf.txtExtracted Texttext/plain79292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221156/2/001125576.pdf.txt978a69f669c050cb95ac2cd233adc1f1MD52ORIGINAL001125576.pdfTexto completoapplication/pdf980076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221156/1/001125576.pdf946786293bf18d0e2b45dba5a55fca84MD5110183/2211562021-05-26 04:47:16.659973oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:47:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
title O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
spellingShingle O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
Santana, Andréia Nunes
Educação do campo
Ciências da natureza
Educação indígena
Jogos
Ludicidade
Guarani
title_short O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
title_full O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
title_fullStr O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
title_full_unstemmed O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
title_sort O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
author Santana, Andréia Nunes
author_facet Santana, Andréia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Andréia Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Labrea, Valéria da Cruz Viana
contributor_str_mv Labrea, Valéria da Cruz Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Ciências da natureza
Educação indígena
Jogos
Ludicidade
Guarani
topic Educação do campo
Ciências da natureza
Educação indígena
Jogos
Ludicidade
Guarani
description O presente artigo tem como proposta a cartografia de brincadeiras e de jogos nas vivências das crianças, jovens e adultos que vivem na Aldeia Guarani Tekoá Pindó Mirim (Palmeira Pequena), na Colônia de Itapuã na cidade de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de entender o que é o brincar para os indígenas e como integrar as brincadeiras às práticas educativas, e relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza junto com a Educação do Campo. Um dos fatores que fez a escolha deste tema é que a criança na brincadeira aprende com o adulto e o adulto ensina brincando. A cultura indígena é encantadora e inspiradora e ali aprendemos que a pessoa mais velha é a mais importante na aldeia devido a bagagem de experiências que carrega consigo, entende-se que a criança é o futuro e os indígenas passam muito dos seus valores no brincar.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221156
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125576
url http://hdl.handle.net/10183/221156
identifier_str_mv 001125576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221156/2/001125576.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221156/1/001125576.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 978a69f669c050cb95ac2cd233adc1f1
946786293bf18d0e2b45dba5a55fca84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224605705175040