“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luana Santos da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcia, Narjara Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691
Resumo: O presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental.
id FURG-9_c9ca7e88ca4dea375d1e45844b4c5bde
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6691
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambientalnaturezasinfânciascrianças indígenas Mbyá-GuaraniO presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental.Lepidus2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/669110.14295/remea.v34i1.6691REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 250-2691517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691/4467Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luana Santos daGarcia, Narjara Mendes2018-03-19T18:21:30Zoai:periodicos.furg.br:article/6691Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-19T18:21:30Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
title “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
spellingShingle “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
Silva, Luana Santos da
naturezas
infâncias
crianças indígenas Mbyá-Guarani
title_short “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
title_full “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
title_fullStr “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
title_full_unstemmed “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
title_sort “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
author Silva, Luana Santos da
author_facet Silva, Luana Santos da
Garcia, Narjara Mendes
author_role author
author2 Garcia, Narjara Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luana Santos da
Garcia, Narjara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv naturezas
infâncias
crianças indígenas Mbyá-Guarani
topic naturezas
infâncias
crianças indígenas Mbyá-Guarani
description O presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691
10.14295/remea.v34i1.6691
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i1.6691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691/4467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 250-269
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785513443328