“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_c9ca7e88ca4dea375d1e45844b4c5bde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6691 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambientalnaturezasinfânciascrianças indígenas Mbyá-GuaraniO presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental.Lepidus2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/669110.14295/remea.v34i1.6691REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 250-2691517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691/4467Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luana Santos daGarcia, Narjara Mendes2018-03-19T18:21:30Zoai:periodicos.furg.br:article/6691Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-19T18:21:30Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
title |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
spellingShingle |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental Silva, Luana Santos da naturezas infâncias crianças indígenas Mbyá-Guarani |
title_short |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
title_full |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
title_fullStr |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
title_sort |
“Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental |
author |
Silva, Luana Santos da |
author_facet |
Silva, Luana Santos da Garcia, Narjara Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Narjara Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luana Santos da Garcia, Narjara Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
naturezas infâncias crianças indígenas Mbyá-Guarani |
topic |
naturezas infâncias crianças indígenas Mbyá-Guarani |
description |
O presente artigo apresenta uma abordagem acerca da infância na contemporaneidade e seus entrecruzamentos com a natureza, na perspectiva da Sociologia da Infância, da Antropologia da criança e das discussões que permeam a Educação Ambiental (EA). Os protagonistas da pesquisa são os pequenos indígenas Mbyá-Guarani da comunidade da Tekoá Pindó Mirim, localizados em Itapuã/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a cartografia como método de pesquisa-intervenção. Foram utilizadas na pesquisa como estratégias metodológicas o Diário de Campo e o registro fotográfico. Os resultados evidenciaram as experiências vivenciadas pelas crianças indígenas no contato com a natureza, as especificidades culturais e as formas variadas de se conceber o papel social dessas crianças dentro da comunidade. O estudo demonstrou que os “pequenos indígenas” se entrecruzam com a natureza, possibilitou perceber outras constituições das infâncias, assim como também trouxe contribuições para o campo da Educação Ambiental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691 10.14295/remea.v34i1.6691 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v34i1.6691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6691/4467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 250-269 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785513443328 |