Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107980 |
Resumo: | Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto. |
id |
UFRGS-2_f9bf8e2b56f8a6d56289ce3e5d564fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107980 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcias, Laiana OrozcoCamini, Patrícia2014-12-10T02:19:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/107980000945826Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto.application/pdfporAlfabetizaçãoTextoEnsino fundamentalPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945826.pdf000945826.pdfTexto completoapplication/pdf270768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/1/000945826.pdfa4325a77865012185fcc8027eb1ba705MD51TEXT000945826.pdf.txt000945826.pdf.txtExtracted Texttext/plain43306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/2/000945826.pdf.txtaaf18370fe9da53399703eb2963aff29MD52THUMBNAIL000945826.pdf.jpg000945826.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/3/000945826.pdf.jpgce91b3422609fd63de1a240f3d0692bbMD5310183/1079802018-10-22 08:38:17.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
title |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental Garcias, Laiana Orozco Alfabetização Texto Ensino fundamental Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
title_short |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental |
author |
Garcias, Laiana Orozco |
author_facet |
Garcias, Laiana Orozco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcias, Laiana Orozco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camini, Patrícia |
contributor_str_mv |
Camini, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Texto Ensino fundamental Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
topic |
Alfabetização Texto Ensino fundamental Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
description |
Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-10T02:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107980 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945826 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107980 |
identifier_str_mv |
000945826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/1/000945826.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/2/000945826.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/3/000945826.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4325a77865012185fcc8027eb1ba705 aaf18370fe9da53399703eb2963aff29 ce91b3422609fd63de1a240f3d0692bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137851277312 |