Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcias, Laiana Orozco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107980
Resumo: Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto.
id UFRGS-2_f9bf8e2b56f8a6d56289ce3e5d564fa4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107980
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcias, Laiana OrozcoCamini, Patrícia2014-12-10T02:19:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/107980000945826Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto.application/pdfporAlfabetizaçãoTextoEnsino fundamentalPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945826.pdf000945826.pdfTexto completoapplication/pdf270768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/1/000945826.pdfa4325a77865012185fcc8027eb1ba705MD51TEXT000945826.pdf.txt000945826.pdf.txtExtracted Texttext/plain43306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/2/000945826.pdf.txtaaf18370fe9da53399703eb2963aff29MD52THUMBNAIL000945826.pdf.jpg000945826.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/3/000945826.pdf.jpgce91b3422609fd63de1a240f3d0692bbMD5310183/1079802018-10-22 08:38:17.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
title Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
Garcias, Laiana Orozco
Alfabetização
Texto
Ensino fundamental
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
title_short Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
title_full Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
title_sort Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
author Garcias, Laiana Orozco
author_facet Garcias, Laiana Orozco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcias, Laiana Orozco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camini, Patrícia
contributor_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Texto
Ensino fundamental
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
topic Alfabetização
Texto
Ensino fundamental
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
description Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-10T02:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107980
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945826
url http://hdl.handle.net/10183/107980
identifier_str_mv 000945826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/1/000945826.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/2/000945826.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107980/3/000945826.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4325a77865012185fcc8027eb1ba705
aaf18370fe9da53399703eb2963aff29
ce91b3422609fd63de1a240f3d0692bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137851277312