Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199938
Resumo: Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino.
id UFRGS-2_f9dbcbd1eab1b30414f8e4ff9633216c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199938
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zambrzycki, Solange do Rosário PedrosoHusemann, Ronaldo2019-10-03T03:45:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/199938001102833Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino.This work refers to a reflexive analysis of a bibliographic and documental and investigative research of Distance Education with all its own, inherent and characteristic. After observing the history built by Distance Education, it will stop in the contemporary context where the modality gains strenght and attractiveness due to the information and communication technologies provided by the internet, which allows the pedagogical doing and learning independent of time and time fixed physical spaces opening a range of negotiations with the daily activities of any professional. It is intended a demonstration and analysis of the positive and negative points, the teaching strategies used in distance education, within the contemporary construction, which constitute the process of teaching and learning in this way of promoting education. To conclude, a more detailed verification of the competences of the tutorial, function, is fundamental for an effective construction of learning with autonomy, cooperation and collaboration. The conclusion is that some changes are needed around teaching methodologies that promote significance for autonomous, cooperative learning, thus raising the quality of the educational process in this type of teaching.application/pdfporTecnologiaEnsino a distânciaCompetênciasTechnologiesDistance EducationStrategiesSkills of TutoringEducação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102833.pdf.txt001102833.pdf.txtExtracted Texttext/plain79533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/2/001102833.pdf.txt0eeefe069dd3393859603110269c1bd5MD52ORIGINAL001102833.pdfTexto completoapplication/pdf290888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/1/001102833.pdffa38099673c4f484ff3a05699a266b4bMD5110183/1999382021-12-06 05:36:28.587796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199938Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
title Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
spellingShingle Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso
Tecnologia
Ensino a distância
Competências
Technologies
Distance Education
Strategies
Skills of Tutoring
title_short Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
title_full Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
title_fullStr Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
title_full_unstemmed Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
title_sort Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
author Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso
author_facet Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Husemann, Ronaldo
contributor_str_mv Husemann, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Ensino a distância
Competências
topic Tecnologia
Ensino a distância
Competências
Technologies
Distance Education
Strategies
Skills of Tutoring
dc.subject.eng.fl_str_mv Technologies
Distance Education
Strategies
Skills of Tutoring
description Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199938
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102833
url http://hdl.handle.net/10183/199938
identifier_str_mv 001102833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/2/001102833.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/1/001102833.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0eeefe069dd3393859603110269c1bd5
fa38099673c4f484ff3a05699a266b4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447251314540544