Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199938 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino. |
id |
UFRGS-2_f9dbcbd1eab1b30414f8e4ff9633216c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199938 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zambrzycki, Solange do Rosário PedrosoHusemann, Ronaldo2019-10-03T03:45:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/199938001102833Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino.This work refers to a reflexive analysis of a bibliographic and documental and investigative research of Distance Education with all its own, inherent and characteristic. After observing the history built by Distance Education, it will stop in the contemporary context where the modality gains strenght and attractiveness due to the information and communication technologies provided by the internet, which allows the pedagogical doing and learning independent of time and time fixed physical spaces opening a range of negotiations with the daily activities of any professional. It is intended a demonstration and analysis of the positive and negative points, the teaching strategies used in distance education, within the contemporary construction, which constitute the process of teaching and learning in this way of promoting education. To conclude, a more detailed verification of the competences of the tutorial, function, is fundamental for an effective construction of learning with autonomy, cooperation and collaboration. The conclusion is that some changes are needed around teaching methodologies that promote significance for autonomous, cooperative learning, thus raising the quality of the educational process in this type of teaching.application/pdfporTecnologiaEnsino a distânciaCompetênciasTechnologiesDistance EducationStrategiesSkills of TutoringEducação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102833.pdf.txt001102833.pdf.txtExtracted Texttext/plain79533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/2/001102833.pdf.txt0eeefe069dd3393859603110269c1bd5MD52ORIGINAL001102833.pdfTexto completoapplication/pdf290888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/1/001102833.pdffa38099673c4f484ff3a05699a266b4bMD5110183/1999382021-12-06 05:36:28.587796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199938Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
title |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
spellingShingle |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso Tecnologia Ensino a distância Competências Technologies Distance Education Strategies Skills of Tutoring |
title_short |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
title_full |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
title_fullStr |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
title_full_unstemmed |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
title_sort |
Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria |
author |
Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso |
author_facet |
Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Husemann, Ronaldo |
contributor_str_mv |
Husemann, Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Ensino a distância Competências |
topic |
Tecnologia Ensino a distância Competências Technologies Distance Education Strategies Skills of Tutoring |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technologies Distance Education Strategies Skills of Tutoring |
description |
Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da história construída pela Educação à Distância, deter-se-á no contexto contemporâneo onde a modalidade ganha força e atratividade devido às tecnologias da informação e da comunicação, proporcionadas pela internet, que permite o fazer e o aprender pedagógico independente de tempo e espaços físicos fixos abrindo um leque de negociações com as atividades cotidianas de qualquer profissional. Pretende-se uma demonstração e análise dos pontos positivos e negativos, das estratégias de ensino utilizadas na educação à distância, dentro da construção contemporânea, que constituem o processo de ensino e aprendizagem nesta forma de promover educação. Para finalizar, uma verificação mais minuciosa das competências da tutoria, função, esta, fundamental para uma efetiva construção de aprendizagem com autonomia, cooperação e colaboração. Chega-se ao cômputo de que são necessárias algumas transformações em torno das metodologias de ensino que promovam significatividade para uma aprendizagem autônoma, cooperativa e colaborativa, elevando-se assim a qualidade do processo educativo nesta modalidade de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-03T03:45:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199938 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102833 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199938 |
identifier_str_mv |
001102833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/2/001102833.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199938/1/001102833.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0eeefe069dd3393859603110269c1bd5 fa38099673c4f484ff3a05699a266b4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447251314540544 |