Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menti, Giovana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178753
Resumo: Os serviços de saúde utilizam as pesquisas de satisfação para conhecer a qualidade do serviço prestado, podendo, assim, realizar aprimoramentos conforme as demandas dos usuários. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação do usuário pediátrico atendido em unidade de internação em um hospital público. Estudo transversal, do tipo survey, de caráter quantitativo com abordagem retrospectiva realizado com dados secundários referentes as Unidades de Internação Pediátrica 10ºN e 10ºS e Unidade Oncológica 3ºL no período de agosto de 2013 a julho de 2016. A população foi composta de usuários menores de 18 anos cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar; os respondentes foram os pais e/ou responsáveis que acompanharam a internação, totalizando 404 sujeitos na amostra. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Nos seis semestres analisados, as médias de satisfação geral (5,61 a 6,00) e com o serviço de enfermagem (10ºN = 5,47 a 5,91; 10ºS = 5,55 a 5,94; 3ºL = 5,44 a 5,92) permaneceram elevadas, estando os resultados de satisfação próximos ao grau máximo. Aspectos destacados nos elogios, críticas e sugestões referem-se a estrutura física e acomodações, equipes médica, de enfermagem e de nutrição, alimentação, admissão, limpeza, comunicação entre equipes e usuários, entre outros. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o atendimento, estando os resultados encontrados nesse hospital público próximos aos resultados encontrados em hospitais particulares.
id UFRGS-2_f9e99d7f676c3241c72e29006956471b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178753
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menti, GiovanaMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2018-05-25T11:11:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/178753001063016Os serviços de saúde utilizam as pesquisas de satisfação para conhecer a qualidade do serviço prestado, podendo, assim, realizar aprimoramentos conforme as demandas dos usuários. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação do usuário pediátrico atendido em unidade de internação em um hospital público. Estudo transversal, do tipo survey, de caráter quantitativo com abordagem retrospectiva realizado com dados secundários referentes as Unidades de Internação Pediátrica 10ºN e 10ºS e Unidade Oncológica 3ºL no período de agosto de 2013 a julho de 2016. A população foi composta de usuários menores de 18 anos cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar; os respondentes foram os pais e/ou responsáveis que acompanharam a internação, totalizando 404 sujeitos na amostra. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Nos seis semestres analisados, as médias de satisfação geral (5,61 a 6,00) e com o serviço de enfermagem (10ºN = 5,47 a 5,91; 10ºS = 5,55 a 5,94; 3ºL = 5,44 a 5,92) permaneceram elevadas, estando os resultados de satisfação próximos ao grau máximo. Aspectos destacados nos elogios, críticas e sugestões referem-se a estrutura física e acomodações, equipes médica, de enfermagem e de nutrição, alimentação, admissão, limpeza, comunicação entre equipes e usuários, entre outros. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o atendimento, estando os resultados encontrados nesse hospital público próximos aos resultados encontrados em hospitais particulares.application/pdfporSatisfação do pacienteCriança hospitalizadaQualidade da assistência à saúdeAdministração de serviços de saúdeSatisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2017Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001063016.pdf.txt001063016.pdf.txtExtracted Texttext/plain96940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178753/2/001063016.pdf.txt5a7d773ee1123e9783bf69b805b42c80MD52ORIGINAL001063016.pdfTexto completoapplication/pdf1226331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178753/1/001063016.pdf871e4c858d1275508eb182940fcbe213MD5110183/1787532021-11-20 06:02:11.333765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:02:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
title Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
spellingShingle Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
Menti, Giovana
Satisfação do paciente
Criança hospitalizada
Qualidade da assistência à saúde
Administração de serviços de saúde
title_short Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
title_full Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
title_fullStr Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
title_full_unstemmed Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
title_sort Satisfação do usuário pediátrico com o atendimento em hospital público
author Menti, Giovana
author_facet Menti, Giovana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menti, Giovana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
contributor_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Criança hospitalizada
Qualidade da assistência à saúde
Administração de serviços de saúde
topic Satisfação do paciente
Criança hospitalizada
Qualidade da assistência à saúde
Administração de serviços de saúde
description Os serviços de saúde utilizam as pesquisas de satisfação para conhecer a qualidade do serviço prestado, podendo, assim, realizar aprimoramentos conforme as demandas dos usuários. O objetivo geral desse estudo foi analisar a satisfação do usuário pediátrico atendido em unidade de internação em um hospital público. Estudo transversal, do tipo survey, de caráter quantitativo com abordagem retrospectiva realizado com dados secundários referentes as Unidades de Internação Pediátrica 10ºN e 10ºS e Unidade Oncológica 3ºL no período de agosto de 2013 a julho de 2016. A população foi composta de usuários menores de 18 anos cujo desfecho tenha sido a alta hospitalar; os respondentes foram os pais e/ou responsáveis que acompanharam a internação, totalizando 404 sujeitos na amostra. Os aspectos éticos atenderam a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Nos seis semestres analisados, as médias de satisfação geral (5,61 a 6,00) e com o serviço de enfermagem (10ºN = 5,47 a 5,91; 10ºS = 5,55 a 5,94; 3ºL = 5,44 a 5,92) permaneceram elevadas, estando os resultados de satisfação próximos ao grau máximo. Aspectos destacados nos elogios, críticas e sugestões referem-se a estrutura física e acomodações, equipes médica, de enfermagem e de nutrição, alimentação, admissão, limpeza, comunicação entre equipes e usuários, entre outros. Os resultados permitiram concluir que os usuários estão satisfeitos com o atendimento, estando os resultados encontrados nesse hospital público próximos aos resultados encontrados em hospitais particulares.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-25T11:11:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178753
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063016
url http://hdl.handle.net/10183/178753
identifier_str_mv 001063016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178753/2/001063016.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178753/1/001063016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a7d773ee1123e9783bf69b805b42c80
871e4c858d1275508eb182940fcbe213
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224551377403904