Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181989 |
Resumo: | A pesquisa aborda o panorama da biblioterapia no Brasil através dos cursos e oficinas oferecidos entre janeiro de 2017 até abril de 2018. A biblioterapia baseia-se em conceitos psicanalíticos e utiliza as narrativas literárias na mediação de leitura como fonte terapêutica. A mediação de leitura perpassa todos os processos biblioterapêuticos, visto que o texto literário é o seu suporte. Deste modo, o problema desta pesquisa consiste em verificar: qual o panorama atual dos cursos e oficinas de biblioterapia oferecidos no Brasil e como os processos de mediação da leitura estão inseridos neste contexto? O objetivo geral consiste em verificar o panorama atual dos cursos e oficinas de biblioterapia oferecidos no Brasil entre janeiro de 2017 até abril de 2018. Os objetivos específicos buscam: mapear as oficinas de biblioterapia oferecidas no Brasil no período de janeiro de 2017 até abril de 2018 para verificar o perfil dos ministrantes, o público alvo, os métodos utilizados nestes encontros; elencar as estratégias utilizadas nos processos de mediação de leitura e; apresentar as obras utilizadas nos processos de mediação de leitura. A metodologia de abordagem qualitativa, de acordo com os procedimentos técnicos, classifica-se em estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental, a pesquisa na internet e o questionário. O procedimento escolhido para interpretar os dados é a análise de conteúdo, tanto no aspecto da pesquisa documental quanto no questionário. Conclui-se que: dentre o período pesquisado encontrou-se nove cursos e oficinas de biblioterapia no Brasil direcionados a bibliotecários, educadores e profissionais da área da saúde e interessados em geral. O panorama dos cursos e oficinas é bastante rico e variado, devido ao perfil das ministrantes, originárias de várias áreas do saber e das técnicas por elas aplicadas. As estratégias encontradas na mediação da leituraforam: leitura em voz alta, a leitura em grupo, a contação de histórias, dentre outros. As obras literárias, de literatura infantil, literatura infantojuvenil, poesias, contos e obras clássicas, são as mais utilizadas. As experiências narradas pelas ministrantes comprovam a relevância do uso da biblioterapia em diferentes contextos. |
id |
UFRGS-2_fa118b6035a0d30eceeb106259821705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181989 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattos, Amanda MaiaMoro, Eliane Lourdes da SilvaStueber, Ketlen2018-09-15T02:56:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/181989001073733A pesquisa aborda o panorama da biblioterapia no Brasil através dos cursos e oficinas oferecidos entre janeiro de 2017 até abril de 2018. A biblioterapia baseia-se em conceitos psicanalíticos e utiliza as narrativas literárias na mediação de leitura como fonte terapêutica. A mediação de leitura perpassa todos os processos biblioterapêuticos, visto que o texto literário é o seu suporte. Deste modo, o problema desta pesquisa consiste em verificar: qual o panorama atual dos cursos e oficinas de biblioterapia oferecidos no Brasil e como os processos de mediação da leitura estão inseridos neste contexto? O objetivo geral consiste em verificar o panorama atual dos cursos e oficinas de biblioterapia oferecidos no Brasil entre janeiro de 2017 até abril de 2018. Os objetivos específicos buscam: mapear as oficinas de biblioterapia oferecidas no Brasil no período de janeiro de 2017 até abril de 2018 para verificar o perfil dos ministrantes, o público alvo, os métodos utilizados nestes encontros; elencar as estratégias utilizadas nos processos de mediação de leitura e; apresentar as obras utilizadas nos processos de mediação de leitura. A metodologia de abordagem qualitativa, de acordo com os procedimentos técnicos, classifica-se em estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental, a pesquisa na internet e o questionário. O procedimento escolhido para interpretar os dados é a análise de conteúdo, tanto no aspecto da pesquisa documental quanto no questionário. Conclui-se que: dentre o período pesquisado encontrou-se nove cursos e oficinas de biblioterapia no Brasil direcionados a bibliotecários, educadores e profissionais da área da saúde e interessados em geral. O panorama dos cursos e oficinas é bastante rico e variado, devido ao perfil das ministrantes, originárias de várias áreas do saber e das técnicas por elas aplicadas. As estratégias encontradas na mediação da leituraforam: leitura em voz alta, a leitura em grupo, a contação de histórias, dentre outros. As obras literárias, de literatura infantil, literatura infantojuvenil, poesias, contos e obras clássicas, são as mais utilizadas. As experiências narradas pelas ministrantes comprovam a relevância do uso da biblioterapia em diferentes contextos.The research approaches the panorama of bibliotherapy in Brazil through courses and workshops offered between January 2017 and April 2018. Bibliotherapy is based on psychoanalytic concepts and uses literary narratives in reading mediation as a therapeutic source. The reading mediation permeates all the bibliotherapeutic processes, since the literary textis its support. Thus, the problem of this research is to verify: what the current panorama of the courses and workshops of bibliotherapy offered in Brazil and how the processes of reading mediation are inserted in this context? The general objective is to verify the current panorama of the courses and workshops of bibliotherapy offered in Brazil between January 2017 and April 2018. The specific objectives are: to map the bibliotherapy workshops offered in Brazil from January 2017 and April 2018 to verify the profile of the ministrants, the target public, the methods used in these meetings; to list the strategies used in the processes of reading mediation and; to present the works used in the processes of reading mediation. The methodology of qualitative approach, according to the technical procedures, is classified in a case study. The instruments of data collect used were documentary research, internet research and the questionnaire. The chosen procedure to inter prêt the data is content analysis, both in the aspect of documentary research and in the questionnaire. It is concluded that: among the studied period were nine courses and workshops of bibliotherapy in Brazil directed to librarians, educators and professionals in the health area and interested in general. The panorama of the courses and workshops is quite rich and varied, due to the profile of the ministrants, originating in various areas of knowledge and techniques applied by them. The strategies found in there adding mediation were: reading aloud, reading in groups, telling stories, among others. Literary works, children's literature, juvenile literature, poetry, short stories and classical works, are the most used. The experiences narrated by the ministrants prove the relevance of the use of bibliotherapy in different contexts.application/pdfporBiblioterapiaBibliotherapyLiteraryreadingReadingMediationBiblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073733.pdfTexto completoapplication/pdf846588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181989/1/001073733.pdf7a883ae983d20867b76a9739277a4182MD51TEXT001073733.pdf.txt001073733.pdf.txtExtracted Texttext/plain103866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181989/2/001073733.pdf.txtba85864aa5b13188f2bf8b4105c0d65bMD52THUMBNAIL001073733.pdf.jpg001073733.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181989/3/001073733.pdf.jpg47052dbed18bbe26e1b73127ca586c23MD5310183/1819892018-10-05 07:50:41.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181989Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
title |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
spellingShingle |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) Mattos, Amanda Maia Biblioterapia Bibliotherapy Literaryreading ReadingMediation |
title_short |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
title_full |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
title_fullStr |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
title_full_unstemmed |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
title_sort |
Biblioterapia : a mediação da leitura através dos cursos e oficinas oferecidos no Brasil (2017-2018/1) |
author |
Mattos, Amanda Maia |
author_facet |
Mattos, Amanda Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Amanda Maia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Stueber, Ketlen |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Stueber, Ketlen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioterapia |
topic |
Biblioterapia Bibliotherapy Literaryreading ReadingMediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bibliotherapy Literaryreading ReadingMediation |
description |
A pesquisa aborda o panorama da biblioterapia no Brasil através dos cursos e oficinas oferecidos entre janeiro de 2017 até abril de 2018. A biblioterapia baseia-se em conceitos psicanalíticos e utiliza as narrativas literárias na mediação de leitura como fonte terapêutica. A mediação de leitura perpassa todos os processos biblioterapêuticos, visto que o texto literário é o seu suporte. Deste modo, o problema desta pesquisa consiste em verificar: qual o panorama atual dos cursos e oficinas de biblioterapia oferecidos no Brasil e como os processos de mediação da leitura estão inseridos neste contexto? O objetivo geral consiste em verificar o panorama atual dos cursos e oficinas de biblioterapia oferecidos no Brasil entre janeiro de 2017 até abril de 2018. Os objetivos específicos buscam: mapear as oficinas de biblioterapia oferecidas no Brasil no período de janeiro de 2017 até abril de 2018 para verificar o perfil dos ministrantes, o público alvo, os métodos utilizados nestes encontros; elencar as estratégias utilizadas nos processos de mediação de leitura e; apresentar as obras utilizadas nos processos de mediação de leitura. A metodologia de abordagem qualitativa, de acordo com os procedimentos técnicos, classifica-se em estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental, a pesquisa na internet e o questionário. O procedimento escolhido para interpretar os dados é a análise de conteúdo, tanto no aspecto da pesquisa documental quanto no questionário. Conclui-se que: dentre o período pesquisado encontrou-se nove cursos e oficinas de biblioterapia no Brasil direcionados a bibliotecários, educadores e profissionais da área da saúde e interessados em geral. O panorama dos cursos e oficinas é bastante rico e variado, devido ao perfil das ministrantes, originárias de várias áreas do saber e das técnicas por elas aplicadas. As estratégias encontradas na mediação da leituraforam: leitura em voz alta, a leitura em grupo, a contação de histórias, dentre outros. As obras literárias, de literatura infantil, literatura infantojuvenil, poesias, contos e obras clássicas, são as mais utilizadas. As experiências narradas pelas ministrantes comprovam a relevância do uso da biblioterapia em diferentes contextos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-15T02:56:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181989 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073733 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181989 |
identifier_str_mv |
001073733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181989/1/001073733.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181989/2/001073733.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181989/3/001073733.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a883ae983d20867b76a9739277a4182 ba85864aa5b13188f2bf8b4105c0d65b 47052dbed18bbe26e1b73127ca586c23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447224056807424 |