Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Fernando da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134082
Resumo: Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.
id UFRGS-2_fa49ab6c0928c13d1e5474dfbee51cb2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134082
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Luiz Fernando daRodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez2016-03-24T02:06:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/134082000984432Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometriaTeoria dos grafosIntrodução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984432.pdf000984432.pdfTexto completoapplication/pdf1053772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/1/000984432.pdf41cd3118671ec9284ab5dddb662a0f3eMD51TEXT000984432.pdf.txt000984432.pdf.txtExtracted Texttext/plain46837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/2/000984432.pdf.txta52fdff06f924ce46008c65ba77592fdMD52THUMBNAIL000984432.pdf.jpg000984432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/3/000984432.pdf.jpg3b72232b23978e2e52b27e29fd3948a7MD5310183/1340822021-08-18 04:34:07.89065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134082Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:34:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
title Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
spellingShingle Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
Silva, Luiz Fernando da
GeoGebra : Software
Geometria
Teoria dos grafos
title_short Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
title_full Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
title_fullStr Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
title_sort Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
author Silva, Luiz Fernando da
author_facet Silva, Luiz Fernando da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Fernando da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez
contributor_str_mv Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria
Teoria dos grafos
topic GeoGebra : Software
Geometria
Teoria dos grafos
description Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134082
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984432
url http://hdl.handle.net/10183/134082
identifier_str_mv 000984432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/1/000984432.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/2/000984432.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/3/000984432.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41cd3118671ec9284ab5dddb662a0f3e
a52fdff06f924ce46008c65ba77592fd
3b72232b23978e2e52b27e29fd3948a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501341454336