Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134082 |
Resumo: | Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. |
id |
UFRGS-2_fa49ab6c0928c13d1e5474dfbee51cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134082 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Luiz Fernando daRodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez2016-03-24T02:06:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/134082000984432Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometriaTeoria dos grafosIntrodução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984432.pdf000984432.pdfTexto completoapplication/pdf1053772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/1/000984432.pdf41cd3118671ec9284ab5dddb662a0f3eMD51TEXT000984432.pdf.txt000984432.pdf.txtExtracted Texttext/plain46837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/2/000984432.pdf.txta52fdff06f924ce46008c65ba77592fdMD52THUMBNAIL000984432.pdf.jpg000984432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/3/000984432.pdf.jpg3b72232b23978e2e52b27e29fd3948a7MD5310183/1340822021-08-18 04:34:07.89065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134082Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:34:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
title |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio Silva, Luiz Fernando da GeoGebra : Software Geometria Teoria dos grafos |
title_short |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
title_full |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
title_sort |
Introdução ao estudo da teoria dos grafos : uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio |
author |
Silva, Luiz Fernando da |
author_facet |
Silva, Luiz Fernando da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiz Fernando da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Geometria Teoria dos grafos |
topic |
GeoGebra : Software Geometria Teoria dos grafos |
description |
Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale dos Sinos, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134082 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984432 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134082 |
identifier_str_mv |
000984432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/1/000984432.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/2/000984432.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134082/3/000984432.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41cd3118671ec9284ab5dddb662a0f3e a52fdff06f924ce46008c65ba77592fd 3b72232b23978e2e52b27e29fd3948a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501341454336 |