Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Stela Maris da Rosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133873
Resumo: O uso dos dispositivos móveis e fotografias como recurso de autoria, obtidas pelos alunos, investigados como possibilidade de participação no planejamento pedagógico do professor, foi a questão que orientou esse trabalho. Para concretização do presente, a pesquisa foi realizada com os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, numa das escolas da rede municipal de Arroio do Sal, município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através da perspectiva qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a exploração do problema por meio de entrevistas com alunos e professores, e também o uso de questionários específicos. O trabalho apresenta um estudo sobre planejamento didático pedagógico, entrelaçando as tecnologias à disposição da escola e o uso dos dispositivos móveis e fotografias. Para que pudéssemos tratar o assunto, buscamos um retrato do planejamento dos professores em sala de aula, e também entrevistamos os alunos. Nossa pesquisa mostrou que existe o uso das fotografias capturadas pelos alunos somente para trabalhos específicos de identidade e desenvolvimento físico, mas não encontramos vestígio de uso dos dispositivos móveis e as imagens captadas pelos próprios alunos para o planejamento pedagógico do professor, em projetos específicos. Também não vislumbramos a interdisciplinaridade que seria possível com uso de tais recursos, conforme os entrevistados. Concluiu-se que é preciso ainda a escola adaptar-se aos novos meios e instrumentos de produção de objetos de aprendizagem, que podem sim ter a participação efetiva dos alunos nesse processo, utilizando os mais variados dispositivos móveis pessoais que beiram as portas da escola, para o planejamento intencional dos professores.
id UFRGS-2_fa9e0375fe9b574f4dc8cc8a6ad0db61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133873
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Stela Maris da RosaRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-16T02:06:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/133873000982358O uso dos dispositivos móveis e fotografias como recurso de autoria, obtidas pelos alunos, investigados como possibilidade de participação no planejamento pedagógico do professor, foi a questão que orientou esse trabalho. Para concretização do presente, a pesquisa foi realizada com os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, numa das escolas da rede municipal de Arroio do Sal, município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através da perspectiva qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a exploração do problema por meio de entrevistas com alunos e professores, e também o uso de questionários específicos. O trabalho apresenta um estudo sobre planejamento didático pedagógico, entrelaçando as tecnologias à disposição da escola e o uso dos dispositivos móveis e fotografias. Para que pudéssemos tratar o assunto, buscamos um retrato do planejamento dos professores em sala de aula, e também entrevistamos os alunos. Nossa pesquisa mostrou que existe o uso das fotografias capturadas pelos alunos somente para trabalhos específicos de identidade e desenvolvimento físico, mas não encontramos vestígio de uso dos dispositivos móveis e as imagens captadas pelos próprios alunos para o planejamento pedagógico do professor, em projetos específicos. Também não vislumbramos a interdisciplinaridade que seria possível com uso de tais recursos, conforme os entrevistados. Concluiu-se que é preciso ainda a escola adaptar-se aos novos meios e instrumentos de produção de objetos de aprendizagem, que podem sim ter a participação efetiva dos alunos nesse processo, utilizando os mais variados dispositivos móveis pessoais que beiram as portas da escola, para o planejamento intencional dos professores.The use of mobile devices and photographs as authoring feature, obtained by the students investigated as a possible participation in educational planning teacher, was the question that guided this work. To achieve this, the survey was conducted with students and teachers from the final years of elementary school, one of the municipal schools of Arroio do Sal, the north coast city of Rio Grande do Sul. Through qualitative perspective, the research was to approach the exploration of the problem through interviews with students and teachers, and also the use of specific questionnaires. The paper presents a study on pedagogical educational planning, linking the technologies available to the school and the use of mobile devices and photographs. So we could deal with the matter, we seek a picture of teachers' planning in the classroom, and also interviewed the students. Our research has shown that there is the use of photographs taken by students only for specific jobs identity and physical development but did not find traces of the use of mobile devices and the images captured by the students for educational planning teacher in specific projects. Also we do not see interdisciplinarity that would be possible with use of such features according to the interviewed. It was concluded that it is necessary to further the school adapt to the new ways and means of production of learning objects, which can instead have the effective participation of students in this process, using a wide variety of personal mobile devices that border the school doors, for intentional planning of the teachers.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Dispositivos móveisSala de aulaFotografiaPlanejamentoMobile devicesPhotographyMediaPlanningTecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografiaTechnologies to school layout : mobile devices and photographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982358.pdf000982358.pdfTexto completoapplication/pdf545095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/1/000982358.pdf82c62f30db41f31290efb4adc4ec7784MD51TEXT000982358.pdf.txt000982358.pdf.txtExtracted Texttext/plain124108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/2/000982358.pdf.txt490dc9bc990a156196928fa6234315b9MD52THUMBNAIL000982358.pdf.jpg000982358.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/3/000982358.pdf.jpg64b8b228064147403c41eab6f69df187MD5310183/1338732018-10-26 10:21:31.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133873Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Technologies to school layout : mobile devices and photography
title Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
spellingShingle Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
Dias, Stela Maris da Rosa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Dispositivos móveis
Sala de aula
Fotografia
Planejamento
Mobile devices
Photography
Media
Planning
title_short Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
title_full Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
title_fullStr Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
title_full_unstemmed Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
title_sort Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
author Dias, Stela Maris da Rosa
author_facet Dias, Stela Maris da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Stela Maris da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
contributor_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Dispositivos móveis
Sala de aula
Fotografia
Planejamento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Dispositivos móveis
Sala de aula
Fotografia
Planejamento
Mobile devices
Photography
Media
Planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile devices
Photography
Media
Planning
description O uso dos dispositivos móveis e fotografias como recurso de autoria, obtidas pelos alunos, investigados como possibilidade de participação no planejamento pedagógico do professor, foi a questão que orientou esse trabalho. Para concretização do presente, a pesquisa foi realizada com os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, numa das escolas da rede municipal de Arroio do Sal, município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através da perspectiva qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a exploração do problema por meio de entrevistas com alunos e professores, e também o uso de questionários específicos. O trabalho apresenta um estudo sobre planejamento didático pedagógico, entrelaçando as tecnologias à disposição da escola e o uso dos dispositivos móveis e fotografias. Para que pudéssemos tratar o assunto, buscamos um retrato do planejamento dos professores em sala de aula, e também entrevistamos os alunos. Nossa pesquisa mostrou que existe o uso das fotografias capturadas pelos alunos somente para trabalhos específicos de identidade e desenvolvimento físico, mas não encontramos vestígio de uso dos dispositivos móveis e as imagens captadas pelos próprios alunos para o planejamento pedagógico do professor, em projetos específicos. Também não vislumbramos a interdisciplinaridade que seria possível com uso de tais recursos, conforme os entrevistados. Concluiu-se que é preciso ainda a escola adaptar-se aos novos meios e instrumentos de produção de objetos de aprendizagem, que podem sim ter a participação efetiva dos alunos nesse processo, utilizando os mais variados dispositivos móveis pessoais que beiram as portas da escola, para o planejamento intencional dos professores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133873
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982358
url http://hdl.handle.net/10183/133873
identifier_str_mv 000982358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/1/000982358.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/2/000982358.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/3/000982358.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82c62f30db41f31290efb4adc4ec7784
490dc9bc990a156196928fa6234315b9
64b8b228064147403c41eab6f69df187
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500609548288