Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133873 |
Resumo: | O uso dos dispositivos móveis e fotografias como recurso de autoria, obtidas pelos alunos, investigados como possibilidade de participação no planejamento pedagógico do professor, foi a questão que orientou esse trabalho. Para concretização do presente, a pesquisa foi realizada com os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, numa das escolas da rede municipal de Arroio do Sal, município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através da perspectiva qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a exploração do problema por meio de entrevistas com alunos e professores, e também o uso de questionários específicos. O trabalho apresenta um estudo sobre planejamento didático pedagógico, entrelaçando as tecnologias à disposição da escola e o uso dos dispositivos móveis e fotografias. Para que pudéssemos tratar o assunto, buscamos um retrato do planejamento dos professores em sala de aula, e também entrevistamos os alunos. Nossa pesquisa mostrou que existe o uso das fotografias capturadas pelos alunos somente para trabalhos específicos de identidade e desenvolvimento físico, mas não encontramos vestígio de uso dos dispositivos móveis e as imagens captadas pelos próprios alunos para o planejamento pedagógico do professor, em projetos específicos. Também não vislumbramos a interdisciplinaridade que seria possível com uso de tais recursos, conforme os entrevistados. Concluiu-se que é preciso ainda a escola adaptar-se aos novos meios e instrumentos de produção de objetos de aprendizagem, que podem sim ter a participação efetiva dos alunos nesse processo, utilizando os mais variados dispositivos móveis pessoais que beiram as portas da escola, para o planejamento intencional dos professores. |
id |
UFRGS-2_fa9e0375fe9b574f4dc8cc8a6ad0db61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133873 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Stela Maris da RosaRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-16T02:06:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/133873000982358O uso dos dispositivos móveis e fotografias como recurso de autoria, obtidas pelos alunos, investigados como possibilidade de participação no planejamento pedagógico do professor, foi a questão que orientou esse trabalho. Para concretização do presente, a pesquisa foi realizada com os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, numa das escolas da rede municipal de Arroio do Sal, município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através da perspectiva qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a exploração do problema por meio de entrevistas com alunos e professores, e também o uso de questionários específicos. O trabalho apresenta um estudo sobre planejamento didático pedagógico, entrelaçando as tecnologias à disposição da escola e o uso dos dispositivos móveis e fotografias. Para que pudéssemos tratar o assunto, buscamos um retrato do planejamento dos professores em sala de aula, e também entrevistamos os alunos. Nossa pesquisa mostrou que existe o uso das fotografias capturadas pelos alunos somente para trabalhos específicos de identidade e desenvolvimento físico, mas não encontramos vestígio de uso dos dispositivos móveis e as imagens captadas pelos próprios alunos para o planejamento pedagógico do professor, em projetos específicos. Também não vislumbramos a interdisciplinaridade que seria possível com uso de tais recursos, conforme os entrevistados. Concluiu-se que é preciso ainda a escola adaptar-se aos novos meios e instrumentos de produção de objetos de aprendizagem, que podem sim ter a participação efetiva dos alunos nesse processo, utilizando os mais variados dispositivos móveis pessoais que beiram as portas da escola, para o planejamento intencional dos professores.The use of mobile devices and photographs as authoring feature, obtained by the students investigated as a possible participation in educational planning teacher, was the question that guided this work. To achieve this, the survey was conducted with students and teachers from the final years of elementary school, one of the municipal schools of Arroio do Sal, the north coast city of Rio Grande do Sul. Through qualitative perspective, the research was to approach the exploration of the problem through interviews with students and teachers, and also the use of specific questionnaires. The paper presents a study on pedagogical educational planning, linking the technologies available to the school and the use of mobile devices and photographs. So we could deal with the matter, we seek a picture of teachers' planning in the classroom, and also interviewed the students. Our research has shown that there is the use of photographs taken by students only for specific jobs identity and physical development but did not find traces of the use of mobile devices and the images captured by the students for educational planning teacher in specific projects. Also we do not see interdisciplinarity that would be possible with use of such features according to the interviewed. It was concluded that it is necessary to further the school adapt to the new ways and means of production of learning objects, which can instead have the effective participation of students in this process, using a wide variety of personal mobile devices that border the school doors, for intentional planning of the teachers.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Dispositivos móveisSala de aulaFotografiaPlanejamentoMobile devicesPhotographyMediaPlanningTecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografiaTechnologies to school layout : mobile devices and photographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982358.pdf000982358.pdfTexto completoapplication/pdf545095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/1/000982358.pdf82c62f30db41f31290efb4adc4ec7784MD51TEXT000982358.pdf.txt000982358.pdf.txtExtracted Texttext/plain124108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/2/000982358.pdf.txt490dc9bc990a156196928fa6234315b9MD52THUMBNAIL000982358.pdf.jpg000982358.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/3/000982358.pdf.jpg64b8b228064147403c41eab6f69df187MD5310183/1338732018-10-26 10:21:31.81oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133873Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Technologies to school layout : mobile devices and photography |
title |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
spellingShingle |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia Dias, Stela Maris da Rosa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Dispositivos móveis Sala de aula Fotografia Planejamento Mobile devices Photography Media Planning |
title_short |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
title_full |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
title_fullStr |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
title_full_unstemmed |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
title_sort |
Tecnologias à disposição da escola : dispositivos móveis e fotografia |
author |
Dias, Stela Maris da Rosa |
author_facet |
Dias, Stela Maris da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Stela Maris da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Dispositivos móveis Sala de aula Fotografia Planejamento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Dispositivos móveis Sala de aula Fotografia Planejamento Mobile devices Photography Media Planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mobile devices Photography Media Planning |
description |
O uso dos dispositivos móveis e fotografias como recurso de autoria, obtidas pelos alunos, investigados como possibilidade de participação no planejamento pedagógico do professor, foi a questão que orientou esse trabalho. Para concretização do presente, a pesquisa foi realizada com os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, numa das escolas da rede municipal de Arroio do Sal, município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através da perspectiva qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a exploração do problema por meio de entrevistas com alunos e professores, e também o uso de questionários específicos. O trabalho apresenta um estudo sobre planejamento didático pedagógico, entrelaçando as tecnologias à disposição da escola e o uso dos dispositivos móveis e fotografias. Para que pudéssemos tratar o assunto, buscamos um retrato do planejamento dos professores em sala de aula, e também entrevistamos os alunos. Nossa pesquisa mostrou que existe o uso das fotografias capturadas pelos alunos somente para trabalhos específicos de identidade e desenvolvimento físico, mas não encontramos vestígio de uso dos dispositivos móveis e as imagens captadas pelos próprios alunos para o planejamento pedagógico do professor, em projetos específicos. Também não vislumbramos a interdisciplinaridade que seria possível com uso de tais recursos, conforme os entrevistados. Concluiu-se que é preciso ainda a escola adaptar-se aos novos meios e instrumentos de produção de objetos de aprendizagem, que podem sim ter a participação efetiva dos alunos nesse processo, utilizando os mais variados dispositivos móveis pessoais que beiram as portas da escola, para o planejamento intencional dos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133873 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982358 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133873 |
identifier_str_mv |
000982358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/1/000982358.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/2/000982358.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133873/3/000982358.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82c62f30db41f31290efb4adc4ec7784 490dc9bc990a156196928fa6234315b9 64b8b228064147403c41eab6f69df187 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500609548288 |