Os idosos aposentados e o Banco do Brasil : estudo sobre bancarização e marketing de relacionamento no sistema financeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14010 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade analisar a bancarização do idoso aposentado pelo sistema financeiro. No caso em questão o estudo refere-se ao papel do Banco do Brasil neste processo. A fundamentação teórica esta centrada nas questões relacionadas ao marketing de relacionamento, bancarização, democratização do crédito e em particular ao Estatuto do Idoso e seu papel de proteção aos direitos dos idosos, frente a este mercado. A pesquisa foi realizada em cinco agencias localizadas na cidade de Londrina – Paraná, onde os idosos foram abordados para a entrevista pessoal nas salas de auto-atendimento nos dias úteis de pagamento de benefícios. Foram entrevistados 92 clientes. Questões como satisfação, segurança, prospecção de negócios, atendimento, acessibilidade e comportamento do consumidor idoso foram contempladas na pesquisa. Dos resultados mais relevantes, 98% dos clientes entrevistados estão satisfeitos com o atendimento do Banco do Brasil, 55% recebem os benefícios e movimentam seus recursos com o Banco, assim como 67% declararam nunca terem recebido propostas para adquirir qualquer produto do Banco. Questões como estas permitem rever algumas ações com intenção de melhorar a satisfação do cliente idoso quanto aos serviços e produtos oferecidos pelo Banco do Brasil após o advento da bancarização. |
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Oliveira, João Henrique deNique, Walter Meucci2008-09-25T04:13:13Z2007http://hdl.handle.net/10183/14010000649420Este trabalho tem por finalidade analisar a bancarização do idoso aposentado pelo sistema financeiro. No caso em questão o estudo refere-se ao papel do Banco do Brasil neste processo. A fundamentação teórica esta centrada nas questões relacionadas ao marketing de relacionamento, bancarização, democratização do crédito e em particular ao Estatuto do Idoso e seu papel de proteção aos direitos dos idosos, frente a este mercado. A pesquisa foi realizada em cinco agencias localizadas na cidade de Londrina – Paraná, onde os idosos foram abordados para a entrevista pessoal nas salas de auto-atendimento nos dias úteis de pagamento de benefícios. Foram entrevistados 92 clientes. Questões como satisfação, segurança, prospecção de negócios, atendimento, acessibilidade e comportamento do consumidor idoso foram contempladas na pesquisa. Dos resultados mais relevantes, 98% dos clientes entrevistados estão satisfeitos com o atendimento do Banco do Brasil, 55% recebem os benefícios e movimentam seus recursos com o Banco, assim como 67% declararam nunca terem recebido propostas para adquirir qualquer produto do Banco. Questões como estas permitem rever algumas ações com intenção de melhorar a satisfação do cliente idoso quanto aos serviços e produtos oferecidos pelo Banco do Brasil após o advento da bancarização.This paper has for purpose to analyze the banking of the aged retired for the financial system. In this case, the study is about the paper of the Bank of Brazil in this process. The theoretical recital is centered in questions related to the marketing of relationship, banking, credit's democratization and in particular to the Statute Aged and its paper of protection to the rights of the aged ones, front to this market. The research was carried through in five agencies located in the city of Londrina - Paraná, where the aged ones had been boarded for personal interview in the rooms of autoattendance on working days of benefits’ payment. Questions as satisfaction, security, prospection of the business, attendance, accessibility and behavior of the aged consumer had been contemplated in the research and the results allow to review some actions with intention to improve the satisfaction of the aged customer concerning the services and products offered for the Bank of Brazil after the banking’s advent.application/pdfporMarketing bancarioMarketing de relacionamentoCliente : SatisfaçãoAuto-atendimentoBanco do Brasil.BankingAged pensionerMarketing of relationshipBanking autoattendanceOs idosos aposentados e o Banco do Brasil : estudo sobre bancarização e marketing de relacionamento no sistema financeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649420.pdf.txt000649420.pdf.txtExtracted Texttext/plain93993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14010/2/000649420.pdf.txte74f17bc90243993876c934e0c8e7b48MD52ORIGINAL000649420.pdf000649420.pdfTexto completoapplication/pdf319161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14010/1/000649420.pdf8bf7593cb99370f7a6f7adf6d4814c38MD51THUMBNAIL000649420.pdf.jpg000649420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14010/3/000649420.pdf.jpgebed8c554d072b4f620663ddc5483180MD5310183/140102018-10-05 09:01:00.689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14010Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T12:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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