Os idosos aposentados e o Banco do Brasil : estudo sobre bancarização e marketing de relacionamento no sistema financeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Henrique de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14010
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar a bancarização do idoso aposentado pelo sistema financeiro. No caso em questão o estudo refere-se ao papel do Banco do Brasil neste processo. A fundamentação teórica esta centrada nas questões relacionadas ao marketing de relacionamento, bancarização, democratização do crédito e em particular ao Estatuto do Idoso e seu papel de proteção aos direitos dos idosos, frente a este mercado. A pesquisa foi realizada em cinco agencias localizadas na cidade de Londrina – Paraná, onde os idosos foram abordados para a entrevista pessoal nas salas de auto-atendimento nos dias úteis de pagamento de benefícios. Foram entrevistados 92 clientes. Questões como satisfação, segurança, prospecção de negócios, atendimento, acessibilidade e comportamento do consumidor idoso foram contempladas na pesquisa. Dos resultados mais relevantes, 98% dos clientes entrevistados estão satisfeitos com o atendimento do Banco do Brasil, 55% recebem os benefícios e movimentam seus recursos com o Banco, assim como 67% declararam nunca terem recebido propostas para adquirir qualquer produto do Banco. Questões como estas permitem rever algumas ações com intenção de melhorar a satisfação do cliente idoso quanto aos serviços e produtos oferecidos pelo Banco do Brasil após o advento da bancarização.
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