Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236292 |
Resumo: | O exercício sistemático do desenho – enquanto debuxo – expande a criatividade e a consciência crítica dos indivíduos, caracterizando-se como um conhecimento basilar para o campo do design. No entanto, durante o processo de ensino-aprendizagem do desenho em cursos de design, nem sempre as atividades refletem uma experiência positiva, ou os objetivos pedagógicos são considerados relevantes para a formação em design. Ademais, visto que a mera figuração tem sido enfatizada há décadas, tornam-se insuficientes os esforços em relação ao projeto de novas formas de ensinar desenho. Dessa forma, norteado pela questão de pesquisa referente a como oportunizar um processo de ensino-aprendizagem no qual alunos de cursos de design aprendam desenho de forma agradável e estimulante, o presente estudo, de natureza aplicada e qualitativa, teve como objetivo propor um projeto pedagógico apropriado que conduza a uma experiência de aprendizagem positiva, permitindo, ademais, um processo de avaliação conveniente. Para isso, fundamentou-se em contribuições de diferentes campos do conhecimento, abrangendo perspectivas da psicopedagogia e design centrado no ser humano. A metodologia delineada envolveu o desenvolvimento de um projeto pedagógico, e a sua avaliação através da interpretação e análise de especialistas de diferentes áreas (psicologia, educação e design). Os procedimentos abarcam a coleta e análise de dados mediante entrevistas de grupo focal. Enquanto resultado, foi constatado que o projeto pedagógico é capaz de ser implementado, e os métodos e procedimentos sugeridos podem influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem do desenho, conforme intencionado. Contudo, não houve validação do projeto desenvolvido. Sugere-se que novas pesquisas, sobretudo envolvendo alunos, sejam realizadas para que novas possibilidades e/ou correções possam ser identificadas. O presente estudo destina-se, principalmente, a educadores e pesquisadores das áreas que envolvem a prática do desenho. Entretanto, parte do conhecimento explanado também pode favorecer outros contextos, contribuindo para que soluções educacionais promissoras sejam desenvolvidas. |
id |
URGS_ba7604892f88e49ee93978d4057f36f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236292 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Vinícius Nunes Rocha eBruscato, Léia Miotto2022-03-26T05:13:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/236292001138717O exercício sistemático do desenho – enquanto debuxo – expande a criatividade e a consciência crítica dos indivíduos, caracterizando-se como um conhecimento basilar para o campo do design. No entanto, durante o processo de ensino-aprendizagem do desenho em cursos de design, nem sempre as atividades refletem uma experiência positiva, ou os objetivos pedagógicos são considerados relevantes para a formação em design. Ademais, visto que a mera figuração tem sido enfatizada há décadas, tornam-se insuficientes os esforços em relação ao projeto de novas formas de ensinar desenho. Dessa forma, norteado pela questão de pesquisa referente a como oportunizar um processo de ensino-aprendizagem no qual alunos de cursos de design aprendam desenho de forma agradável e estimulante, o presente estudo, de natureza aplicada e qualitativa, teve como objetivo propor um projeto pedagógico apropriado que conduza a uma experiência de aprendizagem positiva, permitindo, ademais, um processo de avaliação conveniente. Para isso, fundamentou-se em contribuições de diferentes campos do conhecimento, abrangendo perspectivas da psicopedagogia e design centrado no ser humano. A metodologia delineada envolveu o desenvolvimento de um projeto pedagógico, e a sua avaliação através da interpretação e análise de especialistas de diferentes áreas (psicologia, educação e design). Os procedimentos abarcam a coleta e análise de dados mediante entrevistas de grupo focal. Enquanto resultado, foi constatado que o projeto pedagógico é capaz de ser implementado, e os métodos e procedimentos sugeridos podem influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem do desenho, conforme intencionado. Contudo, não houve validação do projeto desenvolvido. Sugere-se que novas pesquisas, sobretudo envolvendo alunos, sejam realizadas para que novas possibilidades e/ou correções possam ser identificadas. O presente estudo destina-se, principalmente, a educadores e pesquisadores das áreas que envolvem a prática do desenho. Entretanto, parte do conhecimento explanado também pode favorecer outros contextos, contribuindo para que soluções educacionais promissoras sejam desenvolvidas.The systematic exercise of drawing expands the creativity and critical awareness of individuals, characterizing itself as a fundamental knowledge for the field of design. However, during the teaching and learning processes of drawing in design courses, the activities do not always reflect a positive experience, or the pedagogical objectives are considered relevant for the design graduation. Furthermore, as mere figuration has been emphasized for decades, efforts on the development new effective ways of teaching drawing are insufficient. Thus, guided by the research question regarding how to provide opportunities for a teaching and learning processes in which students of design courses learn drawing in a pleasant and stimulating way, this study, of an applied and qualitative nature, aimed to propose a pedagogical project conducive to a positive learning experience, also allowing a convenient assessment process. For this, it was based on contributions from different fields of knowledge, covering perspectives of educational psychology and human-centered design. The outlined methodology involved the development of a pedagogical project, and its evaluation through the interpretation and analysis of experts from different areas (psychology, education and design). The procedures include data collection and analysis through focus group interviews. As a result, it was found that the pedagogical project is capable of being implemented, and the methods and procedures suggested can influence the teaching and learning processes of drawing positively, as intended. However, there was no validation of the developed project. it is suggested that further research, especially involving students, be carried out so that new possibilities and/or corrections can be identified. This study is mainly aimed at educators and researchers in areas involving the practice of drawing. However, part of the explained knowledge can also favor other contexts, contributing to the development of promising educational solutions.application/pdfporDesenhoDesign instrucionalLearning of drawingDrawing in designInstructional designDesign for experienceProposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de designPedagogical project proposal for teaching drawing in design courses info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138717.pdf.txt001138717.pdf.txtExtracted Texttext/plain1503321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236292/2/001138717.pdf.txtff4d4284d0df7916d9bac2dd4d948b72MD52ORIGINAL001138717.pdfTexto completoapplication/pdf31739181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236292/1/001138717.pdfee3953ef11fe452ea6686cd52f2ba680MD5110183/2362922023-06-03 03:38:11.958127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-03T06:38:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical project proposal for teaching drawing in design courses |
title |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
spellingShingle |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design Souza, Vinícius Nunes Rocha e Desenho Design instrucional Learning of drawing Drawing in design Instructional design Design for experience |
title_short |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
title_full |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
title_fullStr |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
title_full_unstemmed |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
title_sort |
Proposição de projeto pedagógico para ensino de desenho em cursos de design |
author |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e |
author_facet |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bruscato, Léia Miotto |
contributor_str_mv |
Bruscato, Léia Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Design instrucional |
topic |
Desenho Design instrucional Learning of drawing Drawing in design Instructional design Design for experience |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning of drawing Drawing in design Instructional design Design for experience |
description |
O exercício sistemático do desenho – enquanto debuxo – expande a criatividade e a consciência crítica dos indivíduos, caracterizando-se como um conhecimento basilar para o campo do design. No entanto, durante o processo de ensino-aprendizagem do desenho em cursos de design, nem sempre as atividades refletem uma experiência positiva, ou os objetivos pedagógicos são considerados relevantes para a formação em design. Ademais, visto que a mera figuração tem sido enfatizada há décadas, tornam-se insuficientes os esforços em relação ao projeto de novas formas de ensinar desenho. Dessa forma, norteado pela questão de pesquisa referente a como oportunizar um processo de ensino-aprendizagem no qual alunos de cursos de design aprendam desenho de forma agradável e estimulante, o presente estudo, de natureza aplicada e qualitativa, teve como objetivo propor um projeto pedagógico apropriado que conduza a uma experiência de aprendizagem positiva, permitindo, ademais, um processo de avaliação conveniente. Para isso, fundamentou-se em contribuições de diferentes campos do conhecimento, abrangendo perspectivas da psicopedagogia e design centrado no ser humano. A metodologia delineada envolveu o desenvolvimento de um projeto pedagógico, e a sua avaliação através da interpretação e análise de especialistas de diferentes áreas (psicologia, educação e design). Os procedimentos abarcam a coleta e análise de dados mediante entrevistas de grupo focal. Enquanto resultado, foi constatado que o projeto pedagógico é capaz de ser implementado, e os métodos e procedimentos sugeridos podem influenciar positivamente o processo de ensino-aprendizagem do desenho, conforme intencionado. Contudo, não houve validação do projeto desenvolvido. Sugere-se que novas pesquisas, sobretudo envolvendo alunos, sejam realizadas para que novas possibilidades e/ou correções possam ser identificadas. O presente estudo destina-se, principalmente, a educadores e pesquisadores das áreas que envolvem a prática do desenho. Entretanto, parte do conhecimento explanado também pode favorecer outros contextos, contribuindo para que soluções educacionais promissoras sejam desenvolvidas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-26T05:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236292 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236292 |
identifier_str_mv |
001138717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236292/2/001138717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236292/1/001138717.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff4d4284d0df7916d9bac2dd4d948b72 ee3953ef11fe452ea6686cd52f2ba680 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737048698028032 |