Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21031
Resumo: Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual.
id UFRGS-2_fb28f5ffdc8908b3bfd48a6e3cc48587
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21031
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa Petersen2010-04-20T04:15:24Z20060034-7167http://hdl.handle.net/10183/21031000598895Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual.This paper presents the concepts of cooperation and collaboration in the light of Jean Piaget’s theory. The importance of his theory resides in the increasing use of virtual learning environments for nursing teaching; these virtual environments enable group work and the development of projects under a constructivist-interactionist perspective. Social exchange relations take place between learning subjects; there is cooperation when there is construction of knowledge and collaboration when there are exchanges of thoughts, just as it happens in verbal communication. Understanding these concepts enables one to understand the dimension developed in pedagogical activities in nursing education proposed in a virtual environment.Este artículo de revisión objetiva presentar los conceptos de cooperación y colaboración bajo la perspectiva de la teoría de Jean Piaget. Su importancia reside en el hecho de la creciente utilización de ambientes virtuales de aprendizaje en el enseño de enfermería, los cuales posibilitan el trabajo en grupo y el desarrollo de proyectos desde una propuesta constructivista-interaccionista. Las relaciones de intercambios sociales ocurren entre los sujetos del aprendizaje: la cooperación se da cuando hay construcción del conocimiento; ya la colaboración, cuando hay intercambios de pensamientos, como en una comunicación verbal. La comprensión de esos conceptos posibilita entenderse cuál es la dimensión desarrollada en las actividades pedagógicas de enfermería propuestas en ambiente virtual.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 5 (set./out. 2006), p. 680-683Educação em enfermagemAprendizagemInternetEducationNursingLearningEducación en enfermeríaAprendizajeCooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtualCooperation versus collaboration: concepts for nursing teaching in virtual environment Cooperación versus colaboración: conceptos para la enseñanza de enfermería en ambiente virtual info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000598895.pdf.txt000598895.pdf.txtExtracted Texttext/plain22051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/2/000598895.pdf.txtf8b914e41cb97937760f8e0f77b093d1MD52ORIGINAL000598895.pdf000598895.pdfTexto completoapplication/pdf99165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/1/000598895.pdf5b414506dcfbbcd10f0d92d4f120b6a3MD51THUMBNAIL000598895.pdf.jpg000598895.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/3/000598895.pdf.jpg2e47ba0790c3b0583342751f59755249MD5310183/210312018-10-17 08:34:40.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:34:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cooperation versus collaboration: concepts for nursing teaching in virtual environment
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cooperación versus colaboración: conceptos para la enseñanza de enfermería en ambiente virtual
title Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
spellingShingle Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Internet
Education
Nursing
Learning
Educación en enfermería
Aprendizaje
title_short Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
title_full Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
title_fullStr Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
title_full_unstemmed Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
title_sort Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Aprendizagem
Internet
topic Educação em enfermagem
Aprendizagem
Internet
Education
Nursing
Learning
Educación en enfermería
Aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Nursing
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Aprendizaje
description Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21031
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000598895
identifier_str_mv 0034-7167
000598895
url http://hdl.handle.net/10183/21031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 5 (set./out. 2006), p. 680-683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/2/000598895.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/1/000598895.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/3/000598895.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8b914e41cb97937760f8e0f77b093d1
5b414506dcfbbcd10f0d92d4f120b6a3
2e47ba0790c3b0583342751f59755249
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447406063386624