Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21031 |
Resumo: | Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual. |
id |
UFRGS-2_fb28f5ffdc8908b3bfd48a6e3cc48587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21031 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cogo, Ana Luisa Petersen2010-04-20T04:15:24Z20060034-7167http://hdl.handle.net/10183/21031000598895Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual.This paper presents the concepts of cooperation and collaboration in the light of Jean Piaget’s theory. The importance of his theory resides in the increasing use of virtual learning environments for nursing teaching; these virtual environments enable group work and the development of projects under a constructivist-interactionist perspective. Social exchange relations take place between learning subjects; there is cooperation when there is construction of knowledge and collaboration when there are exchanges of thoughts, just as it happens in verbal communication. Understanding these concepts enables one to understand the dimension developed in pedagogical activities in nursing education proposed in a virtual environment.Este artículo de revisión objetiva presentar los conceptos de cooperación y colaboración bajo la perspectiva de la teoría de Jean Piaget. Su importancia reside en el hecho de la creciente utilización de ambientes virtuales de aprendizaje en el enseño de enfermería, los cuales posibilitan el trabajo en grupo y el desarrollo de proyectos desde una propuesta constructivista-interaccionista. Las relaciones de intercambios sociales ocurren entre los sujetos del aprendizaje: la cooperación se da cuando hay construcción del conocimiento; ya la colaboración, cuando hay intercambios de pensamientos, como en una comunicación verbal. La comprensión de esos conceptos posibilita entenderse cuál es la dimensión desarrollada en las actividades pedagógicas de enfermería propuestas en ambiente virtual.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 5 (set./out. 2006), p. 680-683Educação em enfermagemAprendizagemInternetEducationNursingLearningEducación en enfermeríaAprendizajeCooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtualCooperation versus collaboration: concepts for nursing teaching in virtual environment Cooperación versus colaboración: conceptos para la enseñanza de enfermería en ambiente virtual info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000598895.pdf.txt000598895.pdf.txtExtracted Texttext/plain22051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/2/000598895.pdf.txtf8b914e41cb97937760f8e0f77b093d1MD52ORIGINAL000598895.pdf000598895.pdfTexto completoapplication/pdf99165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/1/000598895.pdf5b414506dcfbbcd10f0d92d4f120b6a3MD51THUMBNAIL000598895.pdf.jpg000598895.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/3/000598895.pdf.jpg2e47ba0790c3b0583342751f59755249MD5310183/210312018-10-17 08:34:40.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:34:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cooperation versus collaboration: concepts for nursing teaching in virtual environment |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Cooperación versus colaboración: conceptos para la enseñanza de enfermería en ambiente virtual |
title |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
spellingShingle |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual Cogo, Ana Luisa Petersen Educação em enfermagem Aprendizagem Internet Education Nursing Learning Educación en enfermería Aprendizaje |
title_short |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
title_full |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
title_fullStr |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
title_full_unstemmed |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
title_sort |
Cooperação versus colaboração : conceitos para o ensino de enfermageme em ambiente virtual |
author |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Aprendizagem Internet |
topic |
Educação em enfermagem Aprendizagem Internet Education Nursing Learning Educación en enfermería Aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Nursing Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Aprendizaje |
description |
Este artigo de revisão objetiva apresentar os conceitos de cooperação e colaboração na perspectiva da teoria de Jean Piaget. Sua importância reside no fato da crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, os quais possibilitam o trabalho em grupo e o desenvolvimento de projetos em uma proposta construtivista-interacionista. As relações de trocas sociais ocorrem entre os sujeitos da aprendizagem: a cooperação dá-se quando há construção do conhecimento; e a colaboração; quando existem trocas de pensamentos, como numa comunicação verbal. A compreensão desses conceitos possibilita entender-se qual a dimensão desenvolvida nas atividades pedagógicas de enfermagem propostas em ambiente virtual. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21031 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000598895 |
identifier_str_mv |
0034-7167 000598895 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 5 (set./out. 2006), p. 680-683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/2/000598895.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/1/000598895.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21031/3/000598895.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8b914e41cb97937760f8e0f77b093d1 5b414506dcfbbcd10f0d92d4f120b6a3 2e47ba0790c3b0583342751f59755249 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447406063386624 |