Reviewing teaching strategies in a learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stacciarini, Jeanne Marie R.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Esperidião, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1408
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que procurou obter opiniões acerca do processo de aprendizagem a que foram submetidos os participantes de uma oficina de vivência "Conhecendo o SER Enfermeiro", oferecida no 47° Congresso Brasileiro de Enfermagem, na cidade de Goiânia, em 1995. Constituímos como objetivo: analisar as estratégias de ensino implementadas durante as vivências propostas na oficina. A coleta de dados foi realizada através de uma ficha de avaliação, respondida pelos sujeitos deste estudo, todos integrantes da oficina. Submetemos as respostas descritas a uma análise de conteúdo, utilizando a categorização temática, que permitiu identificar categorias que salientam e/ou ressaltam as estratégias recorridas.
id USP-38_6f6004554e712a25d2b8f7b3ff70a00d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1408
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Reviewing teaching strategies in a learning processRepensando estratégias de ensino no processo de aprendizagemRepensando estrategias de enseñanza en el proceso de aprendizajeaprendizagemenfermagemaprendizajeenfermeríalearningnursingTrata-se de uma pesquisa qualitativa que procurou obter opiniões acerca do processo de aprendizagem a que foram submetidos os participantes de uma oficina de vivência "Conhecendo o SER Enfermeiro", oferecida no 47° Congresso Brasileiro de Enfermagem, na cidade de Goiânia, em 1995. Constituímos como objetivo: analisar as estratégias de ensino implementadas durante as vivências propostas na oficina. A coleta de dados foi realizada através de uma ficha de avaliação, respondida pelos sujeitos deste estudo, todos integrantes da oficina. Submetemos as respostas descritas a uma análise de conteúdo, utilizando a categorização temática, que permitiu identificar categorias que salientam e/ou ressaltam as estratégias recorridas.This is a qualitative research that aimed at finding out opinions on the learning process that was used with the participants of the workshop "Learning what is to be a nurse", presented at the 47º Brazilian Nursing Congress, in Goiânia, in 1995, in order to analize the teaching strategies introduced during the workshop. Data were collected from an evaluation questionnaire that was answered by the participants who were the subjects of this research. We submitted the answers to a content analysis using a thematic categoryzation and identified classes which distinguish or sometimes emphasize the searched strategies.Se trata de un estudio cualitativo, realizado en un taller cuyo nombre es "Conociendo el SER Enfermero", ofrecido en el 47º Congreso Brasileño de Enfermería, en la ciudad de Goiânia en 1995, cuyo objetivo fue el de analizar las estrategias de enseñanza implementadas durante el taller, según los registros de los participantes. La recolección de datos se realizó a través de una ficha de evaluación, que fue respondida por los participantes del taller que fueron sometidos a los estudios. Fue hecho un análisis del contenido de las respuestas, utilizándose una categorizacíon temática, donde identificamos las categorías que destacan las estrategias utilizadasUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/140810.1590/S0104-11691999000500008Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 5 (1999); 59-66Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 5 (1999); 59-66Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 5 (1999); 59-661518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1408/1440Stacciarini, Jeanne Marie R.Esperidião, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:14:00Zoai:revistas.usp.br:article/1408Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reviewing teaching strategies in a learning process
Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem
Repensando estrategias de enseñanza en el proceso de aprendizaje
title Reviewing teaching strategies in a learning process
spellingShingle Reviewing teaching strategies in a learning process
Stacciarini, Jeanne Marie R.
aprendizagem
enfermagem
aprendizaje
enfermería
learning
nursing
title_short Reviewing teaching strategies in a learning process
title_full Reviewing teaching strategies in a learning process
title_fullStr Reviewing teaching strategies in a learning process
title_full_unstemmed Reviewing teaching strategies in a learning process
title_sort Reviewing teaching strategies in a learning process
author Stacciarini, Jeanne Marie R.
author_facet Stacciarini, Jeanne Marie R.
Esperidião, Elizabeth
author_role author
author2 Esperidião, Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stacciarini, Jeanne Marie R.
Esperidião, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
enfermagem
aprendizaje
enfermería
learning
nursing
topic aprendizagem
enfermagem
aprendizaje
enfermería
learning
nursing
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa que procurou obter opiniões acerca do processo de aprendizagem a que foram submetidos os participantes de uma oficina de vivência "Conhecendo o SER Enfermeiro", oferecida no 47° Congresso Brasileiro de Enfermagem, na cidade de Goiânia, em 1995. Constituímos como objetivo: analisar as estratégias de ensino implementadas durante as vivências propostas na oficina. A coleta de dados foi realizada através de uma ficha de avaliação, respondida pelos sujeitos deste estudo, todos integrantes da oficina. Submetemos as respostas descritas a uma análise de conteúdo, utilizando a categorização temática, que permitiu identificar categorias que salientam e/ou ressaltam as estratégias recorridas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1408
10.1590/S0104-11691999000500008
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1408
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691999000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1408/1440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 5 (1999); 59-66
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 5 (1999); 59-66
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 5 (1999); 59-66
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836856455168