Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Juliano Todeschini de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60664
Resumo: A análise de falha é uma ferramenta empregada para determinação das causas de fratura em serviço dos diversos componentes mecânicos. O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores que iniciaram e propagaram uma trinca presente em um trilho ferroviário perlítico, de modo a determinar o mecanismo de fratura do mesmo, correlacionando-o com as propriedades mecânicas e metalúrgicas obtidas de amostras do material no qual o trilho foi confeccionado. Para tanto, se fez necessária a realização de uma série de testes de modo a dispor do maior número de informações que viessem a enriquecer esta análise e caracterização da falha nos trilhos. Ao final do estudo, foi verificada uma alteração microestrutural resultante do processo de soldagem em estaleiro, responsável por uma fragilização localizada no trilho. Foram também observadas profundas fissuras partindo da superfície de contato com a roda, que assinalam um desgaste excessivo do componente. No núcleo do material foi constatada uma microestrutura uniforme, composição química adequada e propriedades mecânicas conforme a exigência da norma AREMA, não permitindo, desse modo, atribuir a falha à heterogeneidades internas do componente.
id UFRGS-2_fb9fd85e971c09c37c7c33191d6db790
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Juliano Todeschini deReguly, Afonso2012-11-08T01:37:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/60664000825612A análise de falha é uma ferramenta empregada para determinação das causas de fratura em serviço dos diversos componentes mecânicos. O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores que iniciaram e propagaram uma trinca presente em um trilho ferroviário perlítico, de modo a determinar o mecanismo de fratura do mesmo, correlacionando-o com as propriedades mecânicas e metalúrgicas obtidas de amostras do material no qual o trilho foi confeccionado. Para tanto, se fez necessária a realização de uma série de testes de modo a dispor do maior número de informações que viessem a enriquecer esta análise e caracterização da falha nos trilhos. Ao final do estudo, foi verificada uma alteração microestrutural resultante do processo de soldagem em estaleiro, responsável por uma fragilização localizada no trilho. Foram também observadas profundas fissuras partindo da superfície de contato com a roda, que assinalam um desgaste excessivo do componente. No núcleo do material foi constatada uma microestrutura uniforme, composição química adequada e propriedades mecânicas conforme a exigência da norma AREMA, não permitindo, desse modo, atribuir a falha à heterogeneidades internas do componente.Failure analysis is a tool used to determine the causes of fracture in the various mechanic components at its work system. The aim of this work was to study the reasons that started a crack found in rail in order to determine the fracture mechanism of it, correlating with the metallurgical and mechanic properties obtained from samples in which material was the rail manufactured. Thus, was necessary making many tests due to increase informations about this failure analysis and characterization of steel rails. At the end of study, was checked a microstructural transition resulting from welding process, responsible for local brittleness in the rail. It was also observed deep head checks from the outside wheel surface, assigning high wear of component. In the core of material was checked out an uniform microstructure, appropriate chemical composition and mechanic properties according to AREMA Standard. Thereby, it is not possible to fault the failure to internal heterogeneities of railroad components.application/pdfporEngenharia metalúrgicaRailFractureBrittlenessMicrostructural transitionFailure analysisHead checksWearAnalise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2009Engenharia Metalúrgicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825612.pdf000825612.pdfTexto completoapplication/pdf5252941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60664/1/000825612.pdfd4c4f80cbf880e7a1a44053da7395765MD51TEXT000825612.pdf.txt000825612.pdf.txtExtracted Texttext/plain50867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60664/2/000825612.pdf.txt7e3bc4a11efa60042923ed8408a7c5d5MD52THUMBNAIL000825612.pdf.jpg000825612.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60664/3/000825612.pdf.jpg173de88fd273512cf36cd72a28809e9eMD5310183/606642018-10-15 09:05:16.819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:05:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
title Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
spellingShingle Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
Quadros, Juliano Todeschini de
Engenharia metalúrgica
Rail
Fracture
Brittleness
Microstructural transition
Failure analysis
Head checks
Wear
title_short Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
title_full Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
title_fullStr Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
title_full_unstemmed Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
title_sort Analise de falha e caracterização metalúrgica de trilhos perlíticos
author Quadros, Juliano Todeschini de
author_facet Quadros, Juliano Todeschini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Juliano Todeschini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reguly, Afonso
contributor_str_mv Reguly, Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia metalúrgica
topic Engenharia metalúrgica
Rail
Fracture
Brittleness
Microstructural transition
Failure analysis
Head checks
Wear
dc.subject.eng.fl_str_mv Rail
Fracture
Brittleness
Microstructural transition
Failure analysis
Head checks
Wear
description A análise de falha é uma ferramenta empregada para determinação das causas de fratura em serviço dos diversos componentes mecânicos. O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores que iniciaram e propagaram uma trinca presente em um trilho ferroviário perlítico, de modo a determinar o mecanismo de fratura do mesmo, correlacionando-o com as propriedades mecânicas e metalúrgicas obtidas de amostras do material no qual o trilho foi confeccionado. Para tanto, se fez necessária a realização de uma série de testes de modo a dispor do maior número de informações que viessem a enriquecer esta análise e caracterização da falha nos trilhos. Ao final do estudo, foi verificada uma alteração microestrutural resultante do processo de soldagem em estaleiro, responsável por uma fragilização localizada no trilho. Foram também observadas profundas fissuras partindo da superfície de contato com a roda, que assinalam um desgaste excessivo do componente. No núcleo do material foi constatada uma microestrutura uniforme, composição química adequada e propriedades mecânicas conforme a exigência da norma AREMA, não permitindo, desse modo, atribuir a falha à heterogeneidades internas do componente.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-08T01:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825612
url http://hdl.handle.net/10183/60664
identifier_str_mv 000825612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60664/1/000825612.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60664/2/000825612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60664/3/000825612.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4c4f80cbf880e7a1a44053da7395765
7e3bc4a11efa60042923ed8408a7c5d5
173de88fd273512cf36cd72a28809e9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224434692915200