O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mirian Kelly de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237766
Resumo: A forma tradicional de ensinar, baseada na transmissão de conteúdo é ainda bastante empregada nas escolas do país, embora já se reconheça que não é tão efetiva. Diante disso, o uso de atividades práticas e lúdicas é importante no processo de ensino - aprendi zagem, pois atuam como ferramentas pedagógicas que despertam a motivação para a aprendizagem. Na capacitação do professor, a busca pela construção do aprendizado através do conhecimento, aprimora a qualidade de ensino. Os conteúdos sobre o Reino Fungi são bastante complexos e ensiná - lo demanda a utilização de ferramentas didáticas inovadoras, para que os estudantes se sintam estimulados a produzir novos conhecimentos, contextualizando e problematizando diante de sua realidade. O emprego de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, como instrumento motivador, é bastante benéfico, pois os jogos possuem características que promovem o aprendizado de maneira divertida, alcançando objetivos importantes como a cognição, a socialização, a afeição, a motivação e a criatividade. O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão de jogos didáticos sobre o Reino Fungi no ensino de Ciências. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa a partir de referenciais teóricos, com os seguintes descritores chave: ensino - aprendizagem, ensino em ciências; jogos didáticos; ferramentas didáticas e Reino Fungi. O levantamento foi realizado no período de 2013 a 2020 e 11 publicações foram revisadas para compor os resultados. A análise mostrou que os jogos di dáticos desenvolvem uma postura mais pró - ativa do aluno, contribuindo em aspectos cognitivos e sociais, favorecendo a aprendizagem. Os jogos didáticos são uma boa estratégia didática para ser usada no ensino de Ciências, atuando como um promotor e facilita dor no processo de ensino - aprendizagem e deve estar vinculado a um método de ensino bastante consolidado, capaz de oferecer ao aluno uma boa base teórica dos conteúdos.
id UFRGS-2_fbbb3cc7913b08d13dfe57850d0cb72b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237766
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Mirian Kelly deGuerra, Teresinha2022-04-25T17:48:27Z2021http://hdl.handle.net/10183/237766001140156A forma tradicional de ensinar, baseada na transmissão de conteúdo é ainda bastante empregada nas escolas do país, embora já se reconheça que não é tão efetiva. Diante disso, o uso de atividades práticas e lúdicas é importante no processo de ensino - aprendi zagem, pois atuam como ferramentas pedagógicas que despertam a motivação para a aprendizagem. Na capacitação do professor, a busca pela construção do aprendizado através do conhecimento, aprimora a qualidade de ensino. Os conteúdos sobre o Reino Fungi são bastante complexos e ensiná - lo demanda a utilização de ferramentas didáticas inovadoras, para que os estudantes se sintam estimulados a produzir novos conhecimentos, contextualizando e problematizando diante de sua realidade. O emprego de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, como instrumento motivador, é bastante benéfico, pois os jogos possuem características que promovem o aprendizado de maneira divertida, alcançando objetivos importantes como a cognição, a socialização, a afeição, a motivação e a criatividade. O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão de jogos didáticos sobre o Reino Fungi no ensino de Ciências. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa a partir de referenciais teóricos, com os seguintes descritores chave: ensino - aprendizagem, ensino em ciências; jogos didáticos; ferramentas didáticas e Reino Fungi. O levantamento foi realizado no período de 2013 a 2020 e 11 publicações foram revisadas para compor os resultados. A análise mostrou que os jogos di dáticos desenvolvem uma postura mais pró - ativa do aluno, contribuindo em aspectos cognitivos e sociais, favorecendo a aprendizagem. Os jogos didáticos são uma boa estratégia didática para ser usada no ensino de Ciências, atuando como um promotor e facilita dor no processo de ensino - aprendizagem e deve estar vinculado a um método de ensino bastante consolidado, capaz de oferecer ao aluno uma boa base teórica dos conteúdos.application/pdfporEnsino de ciênciasJogos didáticosFungosO Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasSão Francisco de Paula, BR-RS2021Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140156.pdf.txt001140156.pdf.txtExtracted Texttext/plain53927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237766/2/001140156.pdf.txt64a7f43dbf77e26bea0f3fd14cd9ad84MD52ORIGINAL001140156.pdfTexto completoapplication/pdf387334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237766/1/001140156.pdf470acb8dff51219fa0816c6ff1138c0aMD5110183/2377662022-04-28 04:42:56.045595oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237766Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:42:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
title O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
spellingShingle O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
Oliveira, Mirian Kelly de
Ensino de ciências
Jogos didáticos
Fungos
title_short O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
title_full O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
title_fullStr O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
title_full_unstemmed O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
title_sort O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
author Oliveira, Mirian Kelly de
author_facet Oliveira, Mirian Kelly de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mirian Kelly de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Jogos didáticos
Fungos
topic Ensino de ciências
Jogos didáticos
Fungos
description A forma tradicional de ensinar, baseada na transmissão de conteúdo é ainda bastante empregada nas escolas do país, embora já se reconheça que não é tão efetiva. Diante disso, o uso de atividades práticas e lúdicas é importante no processo de ensino - aprendi zagem, pois atuam como ferramentas pedagógicas que despertam a motivação para a aprendizagem. Na capacitação do professor, a busca pela construção do aprendizado através do conhecimento, aprimora a qualidade de ensino. Os conteúdos sobre o Reino Fungi são bastante complexos e ensiná - lo demanda a utilização de ferramentas didáticas inovadoras, para que os estudantes se sintam estimulados a produzir novos conhecimentos, contextualizando e problematizando diante de sua realidade. O emprego de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, como instrumento motivador, é bastante benéfico, pois os jogos possuem características que promovem o aprendizado de maneira divertida, alcançando objetivos importantes como a cognição, a socialização, a afeição, a motivação e a criatividade. O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão de jogos didáticos sobre o Reino Fungi no ensino de Ciências. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa a partir de referenciais teóricos, com os seguintes descritores chave: ensino - aprendizagem, ensino em ciências; jogos didáticos; ferramentas didáticas e Reino Fungi. O levantamento foi realizado no período de 2013 a 2020 e 11 publicações foram revisadas para compor os resultados. A análise mostrou que os jogos di dáticos desenvolvem uma postura mais pró - ativa do aluno, contribuindo em aspectos cognitivos e sociais, favorecendo a aprendizagem. Os jogos didáticos são uma boa estratégia didática para ser usada no ensino de Ciências, atuando como um promotor e facilita dor no processo de ensino - aprendizagem e deve estar vinculado a um método de ensino bastante consolidado, capaz de oferecer ao aluno uma boa base teórica dos conteúdos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237766
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140156
url http://hdl.handle.net/10183/237766
identifier_str_mv 001140156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237766/2/001140156.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237766/1/001140156.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64a7f43dbf77e26bea0f3fd14cd9ad84
470acb8dff51219fa0816c6ff1138c0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628316667904