O Uso de jogos didáticos para o ensino do reino Fungi em escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237766 |
Resumo: | A forma tradicional de ensinar, baseada na transmissão de conteúdo é ainda bastante empregada nas escolas do país, embora já se reconheça que não é tão efetiva. Diante disso, o uso de atividades práticas e lúdicas é importante no processo de ensino - aprendi zagem, pois atuam como ferramentas pedagógicas que despertam a motivação para a aprendizagem. Na capacitação do professor, a busca pela construção do aprendizado através do conhecimento, aprimora a qualidade de ensino. Os conteúdos sobre o Reino Fungi são bastante complexos e ensiná - lo demanda a utilização de ferramentas didáticas inovadoras, para que os estudantes se sintam estimulados a produzir novos conhecimentos, contextualizando e problematizando diante de sua realidade. O emprego de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, como instrumento motivador, é bastante benéfico, pois os jogos possuem características que promovem o aprendizado de maneira divertida, alcançando objetivos importantes como a cognição, a socialização, a afeição, a motivação e a criatividade. O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão de jogos didáticos sobre o Reino Fungi no ensino de Ciências. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa a partir de referenciais teóricos, com os seguintes descritores chave: ensino - aprendizagem, ensino em ciências; jogos didáticos; ferramentas didáticas e Reino Fungi. O levantamento foi realizado no período de 2013 a 2020 e 11 publicações foram revisadas para compor os resultados. A análise mostrou que os jogos di dáticos desenvolvem uma postura mais pró - ativa do aluno, contribuindo em aspectos cognitivos e sociais, favorecendo a aprendizagem. Os jogos didáticos são uma boa estratégia didática para ser usada no ensino de Ciências, atuando como um promotor e facilita dor no processo de ensino - aprendizagem e deve estar vinculado a um método de ensino bastante consolidado, capaz de oferecer ao aluno uma boa base teórica dos conteúdos. |
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