O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200665 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma análise de conteúdo de vídeos de BBC Minute, G1 em 1 Minuto, PlayGroundBR e AssistaEm1Minuto; (3) estabelecer princípios norteadores para a utilização do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Como resultado da primeira etapa, são apresentadas diversas possibilidades do uso do vídeo-minuto na escola. Após, os resultados da análise de conteúdo evidenciam como o vídeo-minuto é utilizado na imprensa. E, por fim, são propostos cinco princípios para nortear o uso do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. |
id |
UFRGS-2_fbe8ab5750f686d882f783d49b7ff750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200665 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jonathan Zotti daFoohs, Marcelo Magalhães2019-10-12T03:54:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/200665001103863Este trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma análise de conteúdo de vídeos de BBC Minute, G1 em 1 Minuto, PlayGroundBR e AssistaEm1Minuto; (3) estabelecer princípios norteadores para a utilização do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Como resultado da primeira etapa, são apresentadas diversas possibilidades do uso do vídeo-minuto na escola. Após, os resultados da análise de conteúdo evidenciam como o vídeo-minuto é utilizado na imprensa. E, por fim, são propostos cinco princípios para nortear o uso do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar.This paper aims to understand how to use one-minute video as school press practice. In this sense, it recovers the discussions about school press, about digital videos and about media literacy. To reach this objective, a qualitative research was conducted, being divided in three stage: (1) to justify the pedagogical use of the one-minute video through the analysis of the National Curricular Common Base; (2) to analyze how media vehicles use one-minute video through a content analysis of videos from BBC Minute, G1 in 1 Minuto, PlayGroundBR and AssistaEm1Minuto; (3) to establish guiding principles for the use of one-minute video as school press practice. As a result of the first stage, it is presented several possibilities of using one-minute video at school. Then, content analysis results show how one-minute video is used in the press. Finally, it is proposed five principles to guide the use of one-minute video as school press practice.application/pdfporImprensa escolarLetramento tecnológicoOne-minute videoSchool pressMedia literacyO vídeo-minuto como prática de imprensa escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103863.pdf.txt001103863.pdf.txtExtracted Texttext/plain104947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200665/2/001103863.pdf.txtc8d262c4d2e0ff0bb2b5e91cb0abf569MD52ORIGINAL001103863.pdfTexto completoapplication/pdf743922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200665/1/001103863.pdfec7917f27b26e81993fbe2a867b8d3c9MD5110183/2006652019-10-13 03:50:53.888952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200665Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
title |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
spellingShingle |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar Silva, Jonathan Zotti da Imprensa escolar Letramento tecnológico One-minute video School press Media literacy |
title_short |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
title_full |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
title_fullStr |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
title_full_unstemmed |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
title_sort |
O vídeo-minuto como prática de imprensa escolar |
author |
Silva, Jonathan Zotti da |
author_facet |
Silva, Jonathan Zotti da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonathan Zotti da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imprensa escolar Letramento tecnológico |
topic |
Imprensa escolar Letramento tecnológico One-minute video School press Media literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
One-minute video School press Media literacy |
description |
Este trabalho busca compreender como utilizar o vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Nesse sentido, recupera as discussões sobre imprensa escolar, sobre vídeos digitais e sobre letramento midiático. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) justificar o uso pedagógico do vídeo-minuto através da análise da Base Nacional Comum Curricular; (2) analisar como os veículos de comunicação utilizam o vídeo-minuto através de uma análise de conteúdo de vídeos de BBC Minute, G1 em 1 Minuto, PlayGroundBR e AssistaEm1Minuto; (3) estabelecer princípios norteadores para a utilização do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. Como resultado da primeira etapa, são apresentadas diversas possibilidades do uso do vídeo-minuto na escola. Após, os resultados da análise de conteúdo evidenciam como o vídeo-minuto é utilizado na imprensa. E, por fim, são propostos cinco princípios para nortear o uso do vídeo-minuto como prática de imprensa escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:54:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200665 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103863 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200665 |
identifier_str_mv |
001103863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200665/2/001103863.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200665/1/001103863.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8d262c4d2e0ff0bb2b5e91cb0abf569 ec7917f27b26e81993fbe2a867b8d3c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447254112141312 |