Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alexander Montero
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider, Pastorio, Dioni Paulo, Roso, Caetano Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270816
Resumo: Neste artigo analisamos as contribuições e os limites de uma atividade experimental para a compreensão dos conceitos de trajetória, distância percorrida e deslocamento. A atividade experimental foi desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica por um estudante de licenciatura em Física em uma escola estadual localizada na cidade de Porto Alegre. Como fundamentação, dialogamos com as perspectivas teóricas de Perfil Epistemológico, Perfil Conceitual e a Abordagem Semiológica a fim de destacar variadas dimensões presentes no ensino dos referidos conceitos. A inserção de uma atividade prática pode ser uma estratégia de mobilização dos estudantes e de concretude para a aprendizagem de determinados conceitos científicos. Observamos, entretanto, que é preciso considerar as variadas dimensões conceituais envolvidas a fim de contribuir com uma compreensão mais ampla dos conceitos científicos, mesmo no ensino de trajetória, distância percorrida e deslocamento, que podem ser considerados conceitos simples ou básicos.
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spelling Cunha, Alexander MonteroSiebeneichler, Álisson Francisco SchneiderPastorio, Dioni PauloRoso, Caetano Castro2024-01-11T03:24:52Z20232595-7376http://hdl.handle.net/10183/270816001193200Neste artigo analisamos as contribuições e os limites de uma atividade experimental para a compreensão dos conceitos de trajetória, distância percorrida e deslocamento. A atividade experimental foi desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica por um estudante de licenciatura em Física em uma escola estadual localizada na cidade de Porto Alegre. Como fundamentação, dialogamos com as perspectivas teóricas de Perfil Epistemológico, Perfil Conceitual e a Abordagem Semiológica a fim de destacar variadas dimensões presentes no ensino dos referidos conceitos. A inserção de uma atividade prática pode ser uma estratégia de mobilização dos estudantes e de concretude para a aprendizagem de determinados conceitos científicos. Observamos, entretanto, que é preciso considerar as variadas dimensões conceituais envolvidas a fim de contribuir com uma compreensão mais ampla dos conceitos científicos, mesmo no ensino de trajetória, distância percorrida e deslocamento, que podem ser considerados conceitos simples ou básicos.In this paper we analyze the contributions and limits of an experimental activity for understanding the concepts of trajectory, distance traveled and displacement. The experimental activity was developed within the scope of the Residência Pedagógica Program by a pre-service teacher of Physics at a state school located in the city of Porto Alegre. As a basis, we dialogue with the theoretical perspectives of Epistemological Profile, Conceptual Profile and Semiological Approach in order to highlight various dimensions present in the teaching of these concepts. The insertion of a practical activity can be a strategy to mobilize students and make them concrete for the learning of certain scientific concepts. We observe, however, that it is necessary to consider the various conceptual dimensions involved in order to contribute to a broader understanding of the scientific concepts, even in the teaching of trajectory, distance traveled and displacement, which can be considered simple or basic concepts.En este artículo analizamos los aportes y límites de una actividad experimental para la comprensión de los conceptos de trayectoria, distancia recorrida y desplazamiento. La actividad experimental fue desarrollada en el ámbito del Programa de Residencia Pedagógica por un estudiante de licenciatura en Física de una escuela estatal ubicada en la ciudad de Porto Alegre. Como base, dialogamos con las perspectivas teóricas del Perfil Epistemológico, Perfil Conceptual y Enfoque Semiológico con el fin de resaltar diversas dimensiones presentes en la enseñanza de estos conceptos. La inserción de una actividad práctica puede ser una estrategia para movilizar a los estudiantes y concretarlos para el aprendizaje de ciertos conceptos científicos. Notamos, sin embargo, que es necesario considerar las diversas dimensiones conceptuales involucradas para contribuir a una comprensión más amplia de los conceptos científicos, incluso en la enseñanza de la trayectoria, la distancia recorrida y el desplazamiento, que pueden considerarse conceptos simples o básicos.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 14, n. 2 (Abr./Jun. 2023), p. 1-23Conceito científicoDeslocamentoTrajetóriaScientific conceptExperimental activityDistance traveledConcepto científicoActividad experimentalDistancia recorridaDesplazamientoTrajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar cordainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193200.pdf.txt001193200.pdf.txtExtracted Texttext/plain56280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270816/2/001193200.pdf.txtc2d57a6c18f03bcd21a412382b709446MD52ORIGINAL001193200.pdfTexto completoapplication/pdf865891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270816/1/001193200.pdffd249d8e9766afa8fd15228584a34a9cMD5110183/2708162024-01-12 04:27:55.718645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-12T06:27:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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