Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alexander Montero
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider, Pastorio, Dioni Paulo, Roso, Caetano Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270816
Resumo: Neste artigo analisamos as contribuições e os limites de uma atividade experimental para a compreensão dos conceitos de trajetória, distância percorrida e deslocamento. A atividade experimental foi desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica por um estudante de licenciatura em Física em uma escola estadual localizada na cidade de Porto Alegre. Como fundamentação, dialogamos com as perspectivas teóricas de Perfil Epistemológico, Perfil Conceitual e a Abordagem Semiológica a fim de destacar variadas dimensões presentes no ensino dos referidos conceitos. A inserção de uma atividade prática pode ser uma estratégia de mobilização dos estudantes e de concretude para a aprendizagem de determinados conceitos científicos. Observamos, entretanto, que é preciso considerar as variadas dimensões conceituais envolvidas a fim de contribuir com uma compreensão mais ampla dos conceitos científicos, mesmo no ensino de trajetória, distância percorrida e deslocamento, que podem ser considerados conceitos simples ou básicos.
id UFRGS-2_fbe9eaee72a60e2db255a1cbe9bd45d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Alexander MonteroSiebeneichler, Álisson Francisco SchneiderPastorio, Dioni PauloRoso, Caetano Castro2024-01-11T03:24:52Z20232595-7376http://hdl.handle.net/10183/270816001193200Neste artigo analisamos as contribuições e os limites de uma atividade experimental para a compreensão dos conceitos de trajetória, distância percorrida e deslocamento. A atividade experimental foi desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica por um estudante de licenciatura em Física em uma escola estadual localizada na cidade de Porto Alegre. Como fundamentação, dialogamos com as perspectivas teóricas de Perfil Epistemológico, Perfil Conceitual e a Abordagem Semiológica a fim de destacar variadas dimensões presentes no ensino dos referidos conceitos. A inserção de uma atividade prática pode ser uma estratégia de mobilização dos estudantes e de concretude para a aprendizagem de determinados conceitos científicos. Observamos, entretanto, que é preciso considerar as variadas dimensões conceituais envolvidas a fim de contribuir com uma compreensão mais ampla dos conceitos científicos, mesmo no ensino de trajetória, distância percorrida e deslocamento, que podem ser considerados conceitos simples ou básicos.In this paper we analyze the contributions and limits of an experimental activity for understanding the concepts of trajectory, distance traveled and displacement. The experimental activity was developed within the scope of the Residência Pedagógica Program by a pre-service teacher of Physics at a state school located in the city of Porto Alegre. As a basis, we dialogue with the theoretical perspectives of Epistemological Profile, Conceptual Profile and Semiological Approach in order to highlight various dimensions present in the teaching of these concepts. The insertion of a practical activity can be a strategy to mobilize students and make them concrete for the learning of certain scientific concepts. We observe, however, that it is necessary to consider the various conceptual dimensions involved in order to contribute to a broader understanding of the scientific concepts, even in the teaching of trajectory, distance traveled and displacement, which can be considered simple or basic concepts.En este artículo analizamos los aportes y límites de una actividad experimental para la comprensión de los conceptos de trayectoria, distancia recorrida y desplazamiento. La actividad experimental fue desarrollada en el ámbito del Programa de Residencia Pedagógica por un estudiante de licenciatura en Física de una escuela estatal ubicada en la ciudad de Porto Alegre. Como base, dialogamos con las perspectivas teóricas del Perfil Epistemológico, Perfil Conceptual y Enfoque Semiológico con el fin de resaltar diversas dimensiones presentes en la enseñanza de estos conceptos. La inserción de una actividad práctica puede ser una estrategia para movilizar a los estudiantes y concretarlos para el aprendizaje de ciertos conceptos científicos. Notamos, sin embargo, que es necesario considerar las diversas dimensiones conceptuales involucradas para contribuir a una comprensión más amplia de los conceptos científicos, incluso en la enseñanza de la trayectoria, la distancia recorrida y el desplazamiento, que pueden considerarse conceptos simples o básicos.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 14, n. 2 (Abr./Jun. 2023), p. 1-23Conceito científicoDeslocamentoTrajetóriaScientific conceptExperimental activityDistance traveledConcepto científicoActividad experimentalDistancia recorridaDesplazamientoTrajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar cordainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193200.pdf.txt001193200.pdf.txtExtracted Texttext/plain56280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270816/2/001193200.pdf.txtc2d57a6c18f03bcd21a412382b709446MD52ORIGINAL001193200.pdfTexto completoapplication/pdf865891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270816/1/001193200.pdffd249d8e9766afa8fd15228584a34a9cMD5110183/2708162024-09-04 06:27:55.329898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:27:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
title Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
spellingShingle Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
Cunha, Alexander Montero
Conceito científico
Deslocamento
Trajetória
Scientific concept
Experimental activity
Distance traveled
Concepto científico
Actividad experimental
Distancia recorrida
Desplazamiento
title_short Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
title_full Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
title_fullStr Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
title_full_unstemmed Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
title_sort Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
author Cunha, Alexander Montero
author_facet Cunha, Alexander Montero
Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider
Pastorio, Dioni Paulo
Roso, Caetano Castro
author_role author
author2 Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider
Pastorio, Dioni Paulo
Roso, Caetano Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Alexander Montero
Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider
Pastorio, Dioni Paulo
Roso, Caetano Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito científico
Deslocamento
Trajetória
topic Conceito científico
Deslocamento
Trajetória
Scientific concept
Experimental activity
Distance traveled
Concepto científico
Actividad experimental
Distancia recorrida
Desplazamiento
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific concept
Experimental activity
Distance traveled
dc.subject.spa.fl_str_mv Concepto científico
Actividad experimental
Distancia recorrida
Desplazamiento
description Neste artigo analisamos as contribuições e os limites de uma atividade experimental para a compreensão dos conceitos de trajetória, distância percorrida e deslocamento. A atividade experimental foi desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica por um estudante de licenciatura em Física em uma escola estadual localizada na cidade de Porto Alegre. Como fundamentação, dialogamos com as perspectivas teóricas de Perfil Epistemológico, Perfil Conceitual e a Abordagem Semiológica a fim de destacar variadas dimensões presentes no ensino dos referidos conceitos. A inserção de uma atividade prática pode ser uma estratégia de mobilização dos estudantes e de concretude para a aprendizagem de determinados conceitos científicos. Observamos, entretanto, que é preciso considerar as variadas dimensões conceituais envolvidas a fim de contribuir com uma compreensão mais ampla dos conceitos científicos, mesmo no ensino de trajetória, distância percorrida e deslocamento, que podem ser considerados conceitos simples ou básicos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-11T03:24:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270816
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-7376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193200
identifier_str_mv 2595-7376
001193200
url http://hdl.handle.net/10183/270816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 14, n. 2 (Abr./Jun. 2023), p. 1-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270816/2/001193200.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270816/1/001193200.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2d57a6c18f03bcd21a412382b709446
fd249d8e9766afa8fd15228584a34a9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447849963356160