Gênero gramatical : análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geraldine Thomas da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96323
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar alguns livros didáticos usualmente adotados pelos professores de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esses livros descrevem as propriedades do gênero gramatical do ponto de vista da morfossintaxe. O referencial teórico centra-se em várias publicações de Camara Jr. Os resultados da análise evidenciam que os livros didáticos examinados deixam a desejar em relação à sistematização das informações necessárias ao entendimento da expressão do gênero gramatical. Além disso, também foi constatado que nesses livros didáticos não é feita distinção entre gênero gramatical e biológico, podendo causar confusão no ensino do conteúdo abordado.
id UFRGS-2_fbfb503b435778130e998032ce001297
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96323
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Geraldine Thomas daAbreu, Sabrina Pereira de2014-06-10T02:05:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/96323000918687Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar alguns livros didáticos usualmente adotados pelos professores de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esses livros descrevem as propriedades do gênero gramatical do ponto de vista da morfossintaxe. O referencial teórico centra-se em várias publicações de Camara Jr. Os resultados da análise evidenciam que os livros didáticos examinados deixam a desejar em relação à sistematização das informações necessárias ao entendimento da expressão do gênero gramatical. Além disso, também foi constatado que nesses livros didáticos não é feita distinção entre gênero gramatical e biológico, podendo causar confusão no ensino do conteúdo abordado.application/pdfporGênero gramaticalMorfossintaxeLivro didáticoGênero gramatical : análise de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918687.pdf000918687.pdfTexto completoapplication/pdf6123561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/1/000918687.pdf58ce476002c1c55373375a51ce64687cMD51TEXT000918687.pdf.txt000918687.pdf.txtExtracted Texttext/plain27816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/2/000918687.pdf.txtc658bcd6739a985c38f5d9fa34021065MD52THUMBNAIL000918687.pdf.jpg000918687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/3/000918687.pdf.jpgebc8f157dd7268549c66286103d4f15cMD5310183/963232022-08-06 04:44:45.236884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96323Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero gramatical : análise de livros didáticos
title Gênero gramatical : análise de livros didáticos
spellingShingle Gênero gramatical : análise de livros didáticos
Silva, Geraldine Thomas da
Gênero gramatical
Morfossintaxe
Livro didático
title_short Gênero gramatical : análise de livros didáticos
title_full Gênero gramatical : análise de livros didáticos
title_fullStr Gênero gramatical : análise de livros didáticos
title_full_unstemmed Gênero gramatical : análise de livros didáticos
title_sort Gênero gramatical : análise de livros didáticos
author Silva, Geraldine Thomas da
author_facet Silva, Geraldine Thomas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geraldine Thomas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
contributor_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero gramatical
Morfossintaxe
Livro didático
topic Gênero gramatical
Morfossintaxe
Livro didático
description Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar alguns livros didáticos usualmente adotados pelos professores de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esses livros descrevem as propriedades do gênero gramatical do ponto de vista da morfossintaxe. O referencial teórico centra-se em várias publicações de Camara Jr. Os resultados da análise evidenciam que os livros didáticos examinados deixam a desejar em relação à sistematização das informações necessárias ao entendimento da expressão do gênero gramatical. Além disso, também foi constatado que nesses livros didáticos não é feita distinção entre gênero gramatical e biológico, podendo causar confusão no ensino do conteúdo abordado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-10T02:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918687
url http://hdl.handle.net/10183/96323
identifier_str_mv 000918687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/1/000918687.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/2/000918687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/3/000918687.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58ce476002c1c55373375a51ce64687c
c658bcd6739a985c38f5d9fa34021065
ebc8f157dd7268549c66286103d4f15c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467158925312