Gênero gramatical : análise de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96323 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar alguns livros didáticos usualmente adotados pelos professores de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esses livros descrevem as propriedades do gênero gramatical do ponto de vista da morfossintaxe. O referencial teórico centra-se em várias publicações de Camara Jr. Os resultados da análise evidenciam que os livros didáticos examinados deixam a desejar em relação à sistematização das informações necessárias ao entendimento da expressão do gênero gramatical. Além disso, também foi constatado que nesses livros didáticos não é feita distinção entre gênero gramatical e biológico, podendo causar confusão no ensino do conteúdo abordado. |
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Silva, Geraldine Thomas daAbreu, Sabrina Pereira de2014-06-10T02:05:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/96323000918687Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar alguns livros didáticos usualmente adotados pelos professores de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esses livros descrevem as propriedades do gênero gramatical do ponto de vista da morfossintaxe. O referencial teórico centra-se em várias publicações de Camara Jr. Os resultados da análise evidenciam que os livros didáticos examinados deixam a desejar em relação à sistematização das informações necessárias ao entendimento da expressão do gênero gramatical. Além disso, também foi constatado que nesses livros didáticos não é feita distinção entre gênero gramatical e biológico, podendo causar confusão no ensino do conteúdo abordado.application/pdfporGênero gramaticalMorfossintaxeLivro didáticoGênero gramatical : análise de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918687.pdf000918687.pdfTexto completoapplication/pdf6123561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/1/000918687.pdf58ce476002c1c55373375a51ce64687cMD51TEXT000918687.pdf.txt000918687.pdf.txtExtracted Texttext/plain27816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/2/000918687.pdf.txtc658bcd6739a985c38f5d9fa34021065MD52THUMBNAIL000918687.pdf.jpg000918687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96323/3/000918687.pdf.jpgebc8f157dd7268549c66286103d4f15cMD5310183/963232022-08-06 04:44:45.236884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96323Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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