Aplicação de método de custeio variável como ferramenta de auxílio na gestão de um salão de beleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172744 |
Resumo: | O mercado da beleza no Brasil vem crescendo a cada ano. De acordo com estudos da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) (2015), o ramo tem uma importante contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo, em 2014, de 1,8% do PIB nacional (ABIHPEC, 2015). Porém, a pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, SEBRAE (2013), aponta que a taxa de mortalidade das empresas com até dois anos de vida ainda é 24,4%. Para empresas do setor de serviços, essa taxa é ainda maior, ficando em 27,8%, sendo a falta de gestão a principal causa desse índice. (SEBRAE, 2013). Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um estudo de caso em um salão de beleza a fim de determinar quais os custos dos serviços prestados pelo método de custeio variável, para, assim, indica-lo como uma ferramenta simples de gestão do negócio e de informações tempestivas para a tomada de decisão, evitando a sua mortalidade e, oposto a isso, crescer com resultados concretos e sustentáveis. Após a análise dos dados e dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho cumpriu com o seu objetivo, visto que forneceu uma série de informações sobre os custos e resultados da empresa de acordo com a variação da sua demanda. Ressalta-se que nesse estudo de caso não foram consideradas depreciações na apuração dos custos. |
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Almeida, Cesar Felipe Guedes deVelho, Cassiane Oliveira2018-02-21T02:31:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/172744001057993O mercado da beleza no Brasil vem crescendo a cada ano. De acordo com estudos da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) (2015), o ramo tem uma importante contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo, em 2014, de 1,8% do PIB nacional (ABIHPEC, 2015). Porém, a pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, SEBRAE (2013), aponta que a taxa de mortalidade das empresas com até dois anos de vida ainda é 24,4%. Para empresas do setor de serviços, essa taxa é ainda maior, ficando em 27,8%, sendo a falta de gestão a principal causa desse índice. (SEBRAE, 2013). Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um estudo de caso em um salão de beleza a fim de determinar quais os custos dos serviços prestados pelo método de custeio variável, para, assim, indica-lo como uma ferramenta simples de gestão do negócio e de informações tempestivas para a tomada de decisão, evitando a sua mortalidade e, oposto a isso, crescer com resultados concretos e sustentáveis. Após a análise dos dados e dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho cumpriu com o seu objetivo, visto que forneceu uma série de informações sobre os custos e resultados da empresa de acordo com a variação da sua demanda. Ressalta-se que nesse estudo de caso não foram consideradas depreciações na apuração dos custos.The beauty market in Brazil has been growing every year. According to studies developed by the Brazilian Association of the Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics Industry (ABIHPEC, 2015), the sector has an important contribution in the country's Gross Domestic Product (GDP), representing in 2014 1.8% of the national GDP (ABIHPEC, 2015). However, the “Survival of Businesses in Brazil”, SEBRAE (2013) survey shows that the mortality rate of companies with less than two years is still 24.4%. For companies in the service sector, this rate is even higher, standing at 27.8%, and the lack of management is the index main cause. (SEBRAE, 2013). For service sector companies, this rate is even higher, tanding at 27.8%, in which management failure is the index main cause. (SEBRAE, 2013). Therefore, the objective of this study was to develop a case study in a beauty salon focused on determine the costs of services provided by the variable costing method, in order to propose this as a tool of business management and timely information for the decision-making loop, avoiding their mortality and, on the contrary, helping the companies grow with concrete and sustainable results. Subsequently to the analysis of the data and the results obtained, it was concluded that this article fulfilled its objective, since it provided a series of information about the costs and results of the company, according to the variation of its demand. Additionally, it is noteworthy that in this case study were not considered in calculating depreciation costs.application/pdfporContabilidade de custosVariable costingBeauty salonCost accountingAplicação de método de custeio variável como ferramenta de auxílio na gestão de um salão de belezaApplication of variable costing a tool of management info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057993.pdf001057993.pdfTexto completoapplication/pdf211697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172744/1/001057993.pdfef1008372a0a85ecba506c10299a0c0aMD51TEXT001057993.pdf.txt001057993.pdf.txtExtracted Texttext/plain64668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172744/2/001057993.pdf.txtd777982470926c8eab3f353af7f63ec0MD52THUMBNAIL001057993.pdf.jpg001057993.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172744/3/001057993.pdf.jpgd40485cc3af34cc4553c3a36e2c75a1eMD5310183/1727442018-10-29 08:06:43.858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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