Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Douglas Machado dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259380
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos.
id UFRGS-2_fc47cc1f8370bb5e3906d4eec212f6be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259380
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Douglas Machado dosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2023-06-24T03:37:02Z2023http://hdl.handle.net/10183/259380001171430O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos.The present work aims to study how the use of electronic spreadsheets can contribute to the learning of initial algebra concepts for students in basic education at a public school in Eldorado do Sul. The computational resource used was Google Sheets. The research data consisted of observations made by the teacher-researcher, digital files produced by the students, and a questionnaire. Studies by Sessa and Canavarro on basic algebra learning and the Theory of Conceptual Fields by Vergnaud provided support for the development of didactic material and the analysis of the collected data. The results showed that the use of technological resources diversifies the forms of algebraic representation and provides experiences that contribute to student learning.application/pdfporPlanilha eletrônicaÁlgebraTeoria dos campos conceituaisSpreadsheetAlgebraDigital technologyTheory of conceptual fieldsPlanilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171430.pdf.txt001171430.pdf.txtExtracted Texttext/plain90633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/2/001171430.pdf.txt1db35be0b9dd7edada319f50c3161c51MD52ORIGINAL001171430.pdfTexto completoapplication/pdf3363655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/1/001171430.pdfac5780a8faf8710e37e9fa535a9d03d3MD5110183/2593802023-06-25 03:42:59.42723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
title Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
spellingShingle Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
Santos, Douglas Machado dos
Planilha eletrônica
Álgebra
Teoria dos campos conceituais
Spreadsheet
Algebra
Digital technology
Theory of conceptual fields
title_short Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
title_full Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
title_fullStr Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
title_full_unstemmed Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
title_sort Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
author Santos, Douglas Machado dos
author_facet Santos, Douglas Machado dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Douglas Machado dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Planilha eletrônica
Álgebra
Teoria dos campos conceituais
topic Planilha eletrônica
Álgebra
Teoria dos campos conceituais
Spreadsheet
Algebra
Digital technology
Theory of conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Spreadsheet
Algebra
Digital technology
Theory of conceptual fields
description O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:37:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259380
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171430
url http://hdl.handle.net/10183/259380
identifier_str_mv 001171430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/2/001171430.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/1/001171430.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1db35be0b9dd7edada319f50c3161c51
ac5780a8faf8710e37e9fa535a9d03d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447343159312384