Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259380 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos. |
id |
UFRGS-2_fc47cc1f8370bb5e3906d4eec212f6be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259380 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Douglas Machado dosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2023-06-24T03:37:02Z2023http://hdl.handle.net/10183/259380001171430O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos.The present work aims to study how the use of electronic spreadsheets can contribute to the learning of initial algebra concepts for students in basic education at a public school in Eldorado do Sul. The computational resource used was Google Sheets. The research data consisted of observations made by the teacher-researcher, digital files produced by the students, and a questionnaire. Studies by Sessa and Canavarro on basic algebra learning and the Theory of Conceptual Fields by Vergnaud provided support for the development of didactic material and the analysis of the collected data. The results showed that the use of technological resources diversifies the forms of algebraic representation and provides experiences that contribute to student learning.application/pdfporPlanilha eletrônicaÁlgebraTeoria dos campos conceituaisSpreadsheetAlgebraDigital technologyTheory of conceptual fieldsPlanilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171430.pdf.txt001171430.pdf.txtExtracted Texttext/plain90633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/2/001171430.pdf.txt1db35be0b9dd7edada319f50c3161c51MD52ORIGINAL001171430.pdfTexto completoapplication/pdf3363655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/1/001171430.pdfac5780a8faf8710e37e9fa535a9d03d3MD5110183/2593802023-06-25 03:42:59.42723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
title |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
spellingShingle |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra Santos, Douglas Machado dos Planilha eletrônica Álgebra Teoria dos campos conceituais Spreadsheet Algebra Digital technology Theory of conceptual fields |
title_short |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
title_full |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
title_fullStr |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
title_full_unstemmed |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
title_sort |
Planilhas eletrônicas em sala de aula : refletindo sobre noções iniciais de álgebra |
author |
Santos, Douglas Machado dos |
author_facet |
Santos, Douglas Machado dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Douglas Machado dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planilha eletrônica Álgebra Teoria dos campos conceituais |
topic |
Planilha eletrônica Álgebra Teoria dos campos conceituais Spreadsheet Algebra Digital technology Theory of conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spreadsheet Algebra Digital technology Theory of conceptual fields |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar como o uso de planilhas eletrônicas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos iniciais de álgebra para alunos do ensino básico de uma escola pública, em Eldorado do Sul. O recurso computacional utilizado foi o Google Planilhas. Os dados da pesquisa constituíram-se das observações do professor-pesquisador, arquivos digitais produzidos pelos estudantes e questionário. Estudos de Sessa e Canavarro sobre aprendizagem de álgebra básica e a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud, deram suporte para a construção do material didático e para a análise do material coletado. Os resultados mostraram que o uso do recurso tecnológico diversifica as formas de representação da álgebra e proporciona experiências que contribuem para a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-24T03:37:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259380 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171430 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259380 |
identifier_str_mv |
001171430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/2/001171430.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259380/1/001171430.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1db35be0b9dd7edada319f50c3161c51 ac5780a8faf8710e37e9fa535a9d03d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447343159312384 |