Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159300 |
Resumo: | Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis. |
id |
UFRGS-2_fc6f9cac39d55470b61272a93d78c060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159300 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Caroline Bohrer doSonego, Anna Helena SilveiraBehar, Patrícia AlejandraBecker, Maria Luiza RheingantzFonseca, Ana Luísa CardosoSlodkowski, Bruna KinJustin, Larissa CamargoRosa, Lucas Souza da2017-06-07T02:41:31Z20161679-1916http://hdl.handle.net/10183/159300001015624Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.This article deals of a virtual learning enviroment (VLE), ROODA Planet, in order to schooling. The objective is to investigate how elementary school teachers elaborate proposals to the VLE considering the interactionist theoretical principles as socials exchanges, the interest and the student activity. An analysis of articles on the subject demonstrate a small number of scientific productions involving the study of VLE in elementary schools. The research methodology is a case study. The datas made up of interviews with teachers and activity logs an extension course with the VLE. As a result, as seen during the extension course, the features of ROODA Planet can increase the construction of interactionist pedagogical proposals. As example, considering sharing of ideias, sharing posts like written texts, drawings, videos and projects. The interviews show that the technological structure of public schools is poor, especially the availability of the internet. On the other hand, the smartphones are widely present in the daily lives of students and teachers, who use in their activities. This fact corroborated for the development of the third version of ROODA Planet, which will feature a mobile version.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (jul. 2016), 10 f.Ensino fundamentalTecnologia educacionalAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemPedagogic proposalsVirtual learning environmentElementary schoolPlaneta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamentalPlanet ROODA: innovations in the VLE from pedagogical proposals for elementary education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015624.pdf001015624.pdfTexto completoapplication/pdf538200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/1/001015624.pdfc347914108328edb0af0ed25d446201eMD51TEXT001015624.pdf.txt001015624.pdf.txtExtracted Texttext/plain37209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/2/001015624.pdf.txt3bf671cbc8d7ae4629ab1373b90639eaMD52THUMBNAIL001015624.pdf.jpg001015624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/3/001015624.pdf.jpg7d34bb5bd6c500990d836b20d1657cf7MD5310183/1593002018-10-22 08:20:01.829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159300Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:20:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Planet ROODA: innovations in the VLE from pedagogical proposals for elementary education |
title |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental Amaral, Caroline Bohrer do Ensino fundamental Tecnologia educacional Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Pedagogic proposals Virtual learning environment Elementary school |
title_short |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
title_full |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
title_sort |
Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental |
author |
Amaral, Caroline Bohrer do |
author_facet |
Amaral, Caroline Bohrer do Sonego, Anna Helena Silveira Behar, Patrícia Alejandra Becker, Maria Luiza Rheingantz Fonseca, Ana Luísa Cardoso Slodkowski, Bruna Kin Justin, Larissa Camargo Rosa, Lucas Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Sonego, Anna Helena Silveira Behar, Patrícia Alejandra Becker, Maria Luiza Rheingantz Fonseca, Ana Luísa Cardoso Slodkowski, Bruna Kin Justin, Larissa Camargo Rosa, Lucas Souza da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do Sonego, Anna Helena Silveira Behar, Patrícia Alejandra Becker, Maria Luiza Rheingantz Fonseca, Ana Luísa Cardoso Slodkowski, Bruna Kin Justin, Larissa Camargo Rosa, Lucas Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Tecnologia educacional Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem |
topic |
Ensino fundamental Tecnologia educacional Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Pedagogic proposals Virtual learning environment Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogic proposals Virtual learning environment Elementary school |
description |
Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-07T02:41:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159300 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015624 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001015624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (jul. 2016), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/1/001015624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/2/001015624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159300/3/001015624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c347914108328edb0af0ed25d446201e 3bf671cbc8d7ae4629ab1373b90639ea 7d34bb5bd6c500990d836b20d1657cf7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447632325115904 |