Os discursos de profissionais da saúde acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brand, Évelin Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Graziela Barbosa, Calvo, Karen da Silva, Silva, Maiko Sarmento da, Pavim, Bibianna de Oliveira, Teixeira, Luciana Barcellos, Pascoal, Paulo Henrique Almeida, Lima, Maria Lúcia Chaves, Cruz, Bruna de Almeida, Silva, Jéssica Modinne de Souza e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175276
Resumo: O presente artigo visa apresentar o discurso de profissionais da saúde acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para isto, realizou-se uma roda de conversa com profissionais de um projeto de atenção à saúde da criança e do adolescente de um hospital universitário de Belém-PA. A escolha pela roda de conversa se deu pela oportunidade de produzir um diálogo aberto, extraindo mais informações dos participantes, colocando os mesmos na posição de protagonista na troca de conhecimentos. Os resultados obtidos apontam para uma medicalização dos problemas de aprendizagem, uma vez que os critérios de avaliação dentro do referido serviço, ainda baseados no DSM IV, são vistos como principal meio para a produção do diagnóstico de TDAH. O TDAH é visto pelas profissionais participantes como sendo uma patologia de ordem neurológica, mas divergem quanto ao uso do metilfenidato para o tratamento dessa patologia. Dessa forma, conhecer os discursos de profissionais da saúde em relação ao TDAH é relevante para identificar a medicalização da educação em curso e, assim, construir estratégias de resistências frente a esse processo.
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